A franquia “Carmen Sandiego” surgiu pela primeira vez em meados dos anos 80 com o jogo para computadores “Where in the World is Carmen Sandiego?“, que também foi lançado para o Master System e Mega Drive pela Tectoy nos anos 90, com textos em português. Desenvolvido originalmente pela Broderbund Software (a mesma dos clássicos Karateka e Prince of Persia), a proposta era criar um jogo educativo e divertido para as crianças aprenderem geografia e as características de vários países.

O título agradou público e crítica e durante os anos 80/90 ganhou várias edições diferentes, livros, histórias em quadrinhos, jogos de tabuleiro e uma série de desenho animado, que foi transmitida no Brasil alcançando grande popularidade entre os brasileiros. Inclusive o nome peculiar da personagem foi inspirado na lendária cantora e atriz Carmen Miranda e o sobrenome sendo uma junção do nome da cidade norte-americana “San Diego”.

where-in-the-world-is-carmen-sandiego where-in-the-world-is-carmen-sandiego-2

Carmen Sandiego no Master System

A história da personagem nos conta que ela ficou órfã cedo e foi adotada pelo chefe da agência de detetives ACME, onde cresceu e se tornou a melhor detetive do mundo. Porém, o tempo foi passando e Carmen foi ficando entediada com os casos simples que surgiam e então em busca de emoção e novos desafios, ela saiu da ACME e fundou uma gangue de ladrões chamada VILE. Sua missão era realizar os roubos mais inacreditáveis que o mundo já viu.

O jogador assume o papel de um detetive novato que precisa juntar pistas em vários países para solucionar os roubos e capturar a maior larápia que já surgiu na história. Ao prender os membros da quadrilha é possível receber promoções, até se tornar um grande detetive capaz de rivalizar com a líder dos bandidos.

carmen1 carmen2

World no Mega Drive, que vinha acompanhado com um super Guia do Detetive com mais de 100 páginas

E a grande sacada do game era justamente nesta “caçada“, onde era preciso interrogar várias pessoas para descobrir pistas dos bandidos e ao mesmo tempo aprender várias curiosidades e testar seus conhecimentos gerais sobre os países que Carmen visitava. Ela inclusive esteve no Brasil e roubou a estátua do Cristo Redentor do Rio de Janeiro – pois é, seus roubos não tinham limites!

Os casos são aleatórios e há um limite de tempo para resolvê-los, sendo que todas as ações feitas durante a aventura gastam algumas horas. É possível visitar algumas localidades em cada cidade/área, um aeroporto para viagens e um computador para armazenar as pistas adquiridas e para emitir mandados de prisão – a única maneira de se prender os suspeitos.

whereintime1 whereintime2

Time no Mega Drive

Durante os anos 90 a Tectoy lançou ainda outro título da série para o Mega Drive, “Where in Time Is Carmen Sandiego?“. Similar ao anterior, mas desta vez os jogadores devem utilizar uma máquina para viajar no tempo em vários períodos da história da humanidade para capturar Carmen e sua gangue, que se transportam para épocas e lugares diferentes para roubar preciosos objetos. Aqui os jogadores aprendem  dados históricos e culturais da humanidade, como acontecimentos importantes, escritores e pintores famosos, assim por diante.

Infelizmente não se fazem mais jogos educativos como os de Carmen Sandiego, a ladra mais famosa dos videogames que está sempre vestida com a sua inconfundível gabardine e chapéu vermelhos. Aprender História/Geografia e Conhecimentos Gerais nunca foi tão divertido, especialmente com os títulos traduzidos e lançados pela Tectoy que marcaram toda uma geração de jogadores! Se você jogou os games no Master System ou Mega Drive compartilhe conosco suas lembranças, aguardamos os seus comentários!

carmensandiego_comics