Apesar do Mega Drive ter capacidades de hardware superiores aos do Master System, o console 8 bits teve muitos jogos legais e viciantes que infelizmente não foram lançados em seu irmão mais novo. Nesta matéria vamos conferir alguns desses títulos interessantes que poderiam ter recebido uma versão no 16 bits.

Battle OutRun

Similar ao clássico OutRun, aqui o jogador corre com a Ferrari com o objetivo de alcançar o adversário e bater no carro dele até quebrar, enfrentando muitos desafios como desviar dos automóveis, óleo na pista e placas de sinalização. O tempo é um fator que pode ser favorável ou não, dependendo da atuação do jogador, deixando as partidas ainda mais desafiantes. Durante a corrida, há um caminhão que aparece e permite dar um upgrade no carro, como colocar nitro, mudar a engrenagem, trocar pneus, etc. Um dos adversários inclusive se parece muito com Mr. T (adversário do Rocky Balboa no filme Rocky III: O Desafio Supremo e protagonista da série dos anos 80, Esquadrão Classe A). O game realmente faz o jogador ficar grudado em frente da TV.

Choplifter

O jogo é na linha shooter e salvamento. O jogador controla um helicóptero e tem que resgatar reféns  presos pelos inimigos e trazê-los à sua base. Porém, para fazer esse resgate é necessário enfrentar caças, tanques de guerra, mísseis e até um jipe equipado com artilharia pesada. Além disso, é preciso tomar cuidado para não atirar nos reféns ou para não pousar o helicóptero em cima deles, já que para passar de fase é preciso ter um número determinado de pessoas salvas.

Kenseiden

O jogador controla um samurai com uma espada Katana chamado de Hayato.  Sua missão é percorrer o Japão do século XVI em busca da espada do Rei Dragão e os cincos pergaminhos, herança de sua família, que foram roubados pelos terríveis Warlocks. A aventura, no estilo plataforma 2D, é recheada de criaturas como esqueletos, espíritos malignos, animais como morcegos, lesmas e armadilhas. O jogo é bem desafiante e apresenta um alto nível de qualidade que conquista os jogadores de primeira. Ao todo são 16 fases, mas nem todas são obrigatórias. Depois do segundo cenário, é possível escolher o caminho a ser seguido, deixando o jogo bem opcional, passando por diversas regiões do Japão feudal. A jogabilidade é excelente, com a possibilidade de se ganhar novas habilidades pelo caminho. Sem dúvida um dos melhores jogos de ação do Master System! Curiosidades: na versão japonesa Hayato é loiro, mas na versão ocidental seu cabelo é escuro; um desenho da cabeça do Alex Kidd aparece escondida nas paredes da terceira fase; “Kenseiden” em japonês significa “espada sagrada lendária”.

Vigilante

Vigilante é um jogo de pancadaria 2D lançado originalmente nos arcades pela Irem (uma sequência espiritual de Kung-Fu Master) e que recebeu uma versão muito boa no Master System, bastante fiel ao original. No game o jogador controla um mestre de artes marciais que quer acabar com as gangues que dominam as ruas de Nova York no final dos anos 80, e salvar sua namorada que foi raptada pelos bandidos. Atravesse ruas, becos, galpões de construção, parques de diversões e outros cenários distribuindo porrada em quem aparecer pela frente. Sua jogabilidade simples, porém viciante, garantindo boas horas de diversão!

Golvellius: Valley of Doom

Desenvolvido originalmente para o sistema MSX em 1987 pela saudosa Compile, “Golvellius” é um RPG de ação que chegou no Master System um ano depois, pelas mãos da Sega, que não apenas adaptou o game para o seu sistema de videogame, mas melhorou e introduziu vários novos elementos. A missão do jogador é controlar o jovem herói Kelesis e explorar o reino de Aleid, derrotar demônios terríveis pelo caminho, salvar a princesa que foi raptada e encarar o monstro chamado Golvellius. Uma aventura épica que se desenvolve com cenários de visão aérea e lateral, e que infelizmente não ganhou uma versão no bom e velho Megão.