Alex Kidd foi o grande símbolo do Master System e mascote da Sega até a chegada de um certo ouriço supersônico em 1991, sendo que seu game mais lembrado é o clássico “Alex Kidd in Miracle World“, que até hoje ocupa um lugar especial em nossos corações.

Mas o carismático garoto orelhudo recebeu outros títulos não tão conhecidos, lançados para o sistema 8 Bits – e quase todos lançados aqui no Brasil pela Tectoy!

Para relembrar dessa saudosa franquia/personagem, o Blog Tectoy reuniu aqui todos os jogos lançados para o Master System, boralá?!

Alex Kidd in Miracle World

Lançado em 1986 no Japão, “Miracle World” marcou a estreia do simpático “garoto-macaco” Alex Kidd nos videogames, com um jogo de plataforma bastante inovador, esbanjando criatividade com mecânicas de jogabilidade diferentes (como o uso do jogo pedra, papel, tesoura), power ups únicos e estilos de fase com qualidades próprias.

A história se passa no planeta Aries, onde vive nosso herói com feições que lembram um macaco. Durante vários anos ele morou no Monte Eterno estudando o Shellcore, uma antiga arte marcial que ensinava um grande poder que permitia às pessoas quebrarem grandes pedras com as próprias mãos.

Certo dia, ao deixar o Monte Eterno para ir à sua terra natal, ele encontrou um moribundo que lhe fez uma revelação: a pacífica cidade de Radactian corria um grande perigo. Antes de exalar o último suspiro, o homem deu a Alex o fragmento de um mapa e um medalhão feito com um pedaço da Pedra do Sol. O que tudo aquilo queria dizer? O único jeito de descobrir é viajar para o Miracle World e lá procurar as respostas.

Sem dúvida o jogo mais famoso da franquia, que posteriormente vinha incluso na memória do Master System II e III.

Alex Kidd: The Lost Stars

Lançado originalmente para arcades também em 1986, “The Lost Stars” foi o segundo jogo estrelando Alex Kidd, junto com a sua namorada Stella, ganhando uma versão para Master System em 1988 (mas sem a Stella).

O jogo é bem colorido, mas com uma mecânica diferente de Miracle, agora com fases mais lineares e sem tanta inspiração. Após salvar o planeta Aries no jogo anterior, Alex resolve explorar os mistérios do reino de Miracle World, quando descobre que o maligno Jigaratt roubou as estrelas da constelação de Aries, e agora o céu da cidade de Radactian está frio e escuro.

Só alguém muito especial para trazê-las de volta… Alex Kidd!

Alex Kidd: High Tech World

Em 1989 o mercado ocidental recebeu “Alex Kidd: High Tech World”, que na verdade é uma versão modificada do game japonês “Anmitsu Hime”, lançado apenas no Japão em 1987.

O título apresenta um estilo bem diferente, misturando elementos de plataforma com adventure, onde Alex deve conversar com vários NPCs dentro do seu castelo e resolver alguns quebra-cabeças, com o objetivo de encontrar oito pedaços de um mapa, que o levará ao mundo dos fliperamas conhecido como High Tech. Um elemento interessante é que o tempo é limitado, então é melhor apressar-se para cumprir o objetivo.

Apesar do nome, o mundo do jogo não possui nada de “high tech“, sendo que sua maior parte se passa dentro do castelo e as duas últimas partes em uma floresta, até Alex chegar a uma casa de arcades, onde poderá se divertir jogando em uma cabine de “OutRun“.

Alex Kidd in Shinobi World

Em 1990 a Sega lançou o que seria o último game protagonizado pelo personagem, e novamente mudando o seu estilo, desta vez introduzindo Alex Kidd no mundo ninja de Shinobi, outra clássica franquia da empresa.

Apesar dessa mistureba totalmente inesperada, o jogo se revelou uma grata surpresa com um ótimo nível de qualidade, tanto no audio-visual como no gameplay.

Alex encarna o próprio Joe Musashi, utilizando espada, shurikens e até magias especiais para acabar com os inimigos. Além disso, tanto as fases como as músicas são homenagens ao clássico Shinobi.

A história conta que depois de 10 anos o Dark Ninja retorna para conquistar o Miracle World, e para isso rapta a namorada do nosso herói, a última esperança de acabar com os planos malignos do vilão.

Transforme-se num poderoso ninja e extermine seus inimigos.

Alex Kidd BMX Trial

Por fim, o único jogo do Alex Kidd no Master System que não foi lançado no Brasil, apenas no Japão em 1987.

O game colocava Alex Kidd em pistas de corrida de bicicletas (bicicross) com visão aérea e trazia um controle especial para movimentar Alex nos cinco tipos diferentes de pistas disponíveis – sem esse controle é praticamente impossível de se jogar.

O objetivo é simplesmente chegar ao fim das cinco pistas disponíveis, desviando (ou empurrando/sendo empurrado) de obstáculos e outros competidores.

BÔNUS

Alex Kidd in the Enchanted Castle

Alex Kidd ganhou um único jogo no Mega Drive, uma sequência do clássico “Miracle World” do Master System, lançado em 1989.

O jogo é uma releitura da primeira aventura de Alex, seguindo o estilo plataforma 2D, com vários inimigos, armadilhas e passagens secretas espalhadas pelas 11 fases – até mesmo o jogo do Pedra, Papel e Tesoura está de volta.

O objetivo de Alex é encontrar o seu pai, que está desaparecido desde “Miracle World”, e para isso deve ir até o Castelo Encantado, no planeta Paperock e vencer o maligno Ashra.

“Alex Kidd in the Enchanted Castle” é um dos 23 jogos que acompanham o novo Mega Drive da Tectoy!