O projeto original do Sonic 2 era muito mais ambicioso do que ele acabou vindo a ser em seu lançamento! O objetivo de Yuji Naka, o programador da série e considerado o pai do Sonic, era que o game tivesse 18 fases, com os seis temas vistos no Sonic 1 e doze inéditos e também viagens no tempo!

Devido ao pouco tempo de produção aliada as limitações técnicas do cartucho, as 18 fases viraram 11, sendo que alguns cenários diminuíram do tamanho, além de que as viagens no tempo foram excluídas.  Já imaginou como seria o Sonic 2 se fosse exatamente como os desenvolvedores planejaram? Só nos resta sonhar, não é mesmo?

Leia também: Todos os jogos do Sonic – Era Clássica 

Genocide City Zone – Cyber City

Originalmente o game teria uma fase chamada “Genocide City”, sendo que depois ela foi renomeada para Cyber City quando os desenvolvedores japoneses entenderam o “peso” que essa palavra teria. A ideia era ser um lugar intermediário entre a Metropolis e a Sky Chase.

A equipe de desenvolvimento desenvolveu toda a geometria da fase e só faltaram os gráficos serem finalizados. Achando que seria uma pena desperdiçar o trabalho feito, Yuji Naka decidiu transformá-la no terceiro ato da Metropolis Zone.  Já os poucos gráficos desenvolvidos para ela foram reaproveitados para fase The Machine, de Sonic Spinball.

Hidden Palace

Uma das primeiras imagens divulgadas pelas revistas da época.

A mais famosa de todas, essa fase foi massivamente divulgada durante as prévias do Sonic 2 nas revistas de videogame e a sua música (faixa 10) ficou no Sound Test.  A ideia dela era ser um lugar onde o Sonic conseguiria os poderes do Super Sonic, sendo uma fase especial acessada após a coleta das sete esmeraldas.

Como a fase foi deletada na última semana de produção, os poderes de Super Sonic foram dados diretamente. Já no relançamento do game para iOS e Android, o Christian Whitehead decidiu incluir a fase novamente, sendo um lugar secreto acessado pela Mystic Cave Zone.

Wood Zone

Originalmente, quando o game teria viagens no tempo, a ideia dessa fase era ser o passado da Casino Night Zone, sendo um conceito reutilizado recentemente para o Sonic Forces. De acordo com a desenvolvedora Brenda Ross, cerca de 50% foi finalizado antes de ser removida.

Sand Shower Zone

A fase do deserto foi desenvolvida também por Brenda Ross, e o layout dela já estava pronto, mas eventualmente foi descartado. Curiosamente, uma das primeiras imagens de Sonic 2 distribuídas pelas revistas da época foi dessa fase, apesar de se tratar de uma montagem na época sob o nome de “Dust Hill Zone”. Eventualmente reaproveitaram a ideia da fase do deserto com a Sandopolis de Sonic & Knuckles.

Winter Zone

Reimaginação feita por fãs. Não é uma foto oficial

Sonic 2 também teria uma fase no gelo, que só veio se materializar com a IceCap de Sonic 3. A ideia era reaproveitar os gráficos da Sand Shower e mudar sua paleta de cores para virar uma fase do gelo. Muito pouco foi desenvolvido para essa fase, mas foi divulgado que haveria árvores de natal.

Outros

Conceito imaginado pelo diretor Hirokazu Yasuhara. Perceba que da foto, apenas a Hill Top Zone veio a se “materializar”

Outras ideias que chegaram a “ir para o papel” quando o game teria viagens no tempo incluem nomes como Ocean Wind Zone, Blue Lake Zone, Rock World Zone, Tropical Plant Zone e Olympus. Também há nomes como Emerald Isle, Secret Jungle, Madness Mountain, Tropical Sun e Blue Ocean.

Provável que essa fase seria o passado da Emerald Hill.
Secret Jungle, provavelmente, se transformou na Wood Zone, antes de ser deletada.
Sonic 2
Ocean Wind, pela arte conceitual, lembra a Emerald Coast de Sonic Adventure. Especula-se que seja o futuro da Emerald Hill.
Madness Mountain era uma fase desconhecida até pouco tempo atrás.
Provável que essa fase tenha alguma relação com a Aquatic Ruin, sendo o passado ou o presente dela quando o game tivesse viagens no tempo.
Como a ideia original era ter todos os temas do Sonic 1, a Blue Ocean deveria ser a “fase da água” deste game.

Imagens: Sonic Retro

Curiosidades das FASES de Sonic 2 para Mega Drive