Pôneis são animais fofos e que atraem a atenção principalmente das crianças, que se encantam e adoram brincar com eles. E foi pensando nesse público infantil que a desenvolvedora Artech Studios lançou para o Mega Drive em 1994 “Crystal’s Pony Tale“, estrelando os adoráveis bichinhos.

O jogo, recomendando para crianças de 4 a 7 anos, tem como protagonista a pônei rosa (suas cores podem ser alterada a qualquer momento pelo jogador) chamada Crystal, que tem como missão salvar seus amiguinhos que foram aprisionados pela Bruxa Tempestade e que agora controla todo o reino de Poneyland. Agora cabe ao jogador ajudar a nossa brava heroína de quatro patas a desbravar um mundo encantado e enfrentar os mais malvados inimigos e armadilhas para libertar todos das mãos da bruxa malvada.

É claro que, como sendo um jogo indicado para o público infantil, suas mecânicas são bem simples e acessíveis. Inclusive, Crystal não ataca e nem mata adversários, já que eles nem ao mesmo existem no game, ao menos não na forma tradicional.

No entanto, o jogo possui ideias excelentes que farão a criançada raciocinar constantemente. Não há uma divisão de fases, mas sim vários cenários que devem ser explorados, onde podemos ir e vir quando necessário – como em um jogo metroidvania – sendo essencialmente um game de exploração e coleta de itens.

Para progredir na aventura é necessário coletar itens como Chaves e Ferraduras, que servem para abrir baús e portões para outras áreas. Há ainda alguns puzzles espalhados pelo cenário, que são facilmente resolvidos através do botão de interação da pônei – como portas com símbolos iguais que levam a um ponto a outro ou interação com outros animais. Apesar de não haver inimigos, há alguns obstáculos que fazem Crystal perder as importantes Ferraduras, então é necessário ter que desviar de certos elementos.

Para libertar os companheiros presos é preciso achar sete joias com formatos diferentes, cada qual servindo como uma chave para libertá-los, e assim formar um arco-íris que os levará de volta para a casa – um enorme castelo na verdade, pôneis chiques esses! Para completar o pacote fofura, os gráficos e cenários são extremamente coloridos com boas animações e visuais, justamente para atrair a atenção dos pequeninos.

Crystal’s Pony Tale” é um jogo educacional recomendado para as crianças que estão tendo um primeiro contato com videogames, mas que vai exigir delas um certo grau de raciocínio e espírito explorador para progredir na aventura e ajudar Crystal a salvar os seus amiguinhos pôneis!