Lançado em 1977, os principais heróis do Atari 2600 não passavam de alguns poucos pixels na tela, e por isso ao lançar novos jogos no mercado, um dos aspectos mais importantes era a arte que a caixa devia conter para chamar a atenção dos jogadores.

Como eram tempos mais simples, a imaginação era um dos requisitos essenciais para a imersão dos jogadores dentro do universo dos games, este muitas vezes retratado pelas belas capas das caixas/cartuchos.

Para dar vida artística aos seus jogos, a Atari contratou muita gente talentosa com experiência em designs gráficos, livros infantis e até artes-conceito para a NASA na criação de capas, que além de ilustrar, também podiam contar a história por trás daquele jogo.

Ao longo da sua jornada, o Atari 2600 contou com inúmeras lindas capas detalhadas, separamos aqui cinco delas para você conhecer/recordar:

3D Tic Tac Toe

Lançado em 1978 para o Atari 2600, “3D Tic Tac Toe” nada mais é do que o popular “jogo da velha”, mas constituído por quatro tabuleiros 4×4, aumentando assim o número de combinações possíveis para a vitória. A capa do jogo tem um apelo bem scifi, com um robô jogando contra um garoto e seu cachorro em trajes espaciais – quer coisa mais legal do que um cachorro espacial! Aliás, fãs de Star Trek talvez notem algumas semelhanças com o xadrez tridimensional da série.

“3D Tic Tac Toe” é um dos 101 jogos que você pode encontrar em nosso Atari Flashback 7!

Solaris

Lançado em 1986, “Solaris” é uma sequência do jogo espacial “Star Raiders” (1979) que impressiona pelos seus belos gráficos no sistema 2600. O jogador assume o comando de um poderoso caça estelar, com a missão de explorar quadrantes da galáxia em busca do planeta perdido Solaris, a última esperança para destruir a terrível força alienígena dos Zylons. Claro que, com uma temática scifi dessas, a capa do jogo precisaria estar à altura, como podemos ver acima.

“Solaris” é um dos 101 jogos que você pode encontrar em nosso Atari Flashback 7!

Yars’ Revenge

Um mosca gigante disparando raios e armada com uma pistola hitech? Tudo o que é necessário para chamar a atenção da criançada! Lançado em 1981, “Yars’ Revenge” coloca o jogador no comando de um “Yar”, uma criatura que se parece com uma mosca branca, com a missão de destruir a barreira onde se esconde o inimigo. O jogo era um dos mais populares do videogame na época, que vinha acompanhado de uma pequena história em quadrinhos, que explica as origens das criaturas insetos (que são descendentes das moscas da Terra) e sua batalha contra as forças alienígenas hostis.

“Yars’ Revenge” é um dos 101 jogos que você pode encontrar em nosso Atari Flashback 7!

Fatal Run

“Fatal Run” foi lançado para o Atari em 1989, com uma história ambientada no ano de 2089, quando um meteoro colidiu com o planeta Terra causando uma radiação no ambiente. A missão do jogador é dirigir o seu super carro e livrar as cidades da radiação, e no final encontrar um foguete prestes a lançar um satélite que poderá anular os efeitos da radiação, e assim salvar o que resta da humanidade. Mas cuidado com os bandidos em outros carros, que tentarão roubar a vacina de você para poder controlar o mundo. Com um tema desses, a arte da capa só poderia resultar em algo bem intenso, como podemos ver acima.

“Fatal Run” é um dos 101 jogos que você pode encontrar em nosso Atari Flashback 7!

Hanted House

“Haunted House” ou “Casa Mal Assombrada” em tradução livre, é um jogo do tipo labirinto lançado para o Atari 2600 em 1981, onde o jogador deve passar por telas (ou cômodos da casa) até sair da residência, sem encontrar nenhuma assombração, morcegos ou aranhas. Os olhos na imagem não servem apenas para ilustrar o pavor da pessoa, mas também  o personagem dentro do jogo, representado por um par de olhos. Para alguns fãs, este é o primeiro título de survival horror da história dos videogames, e essa imagem é uma das mais emblemáticas da era Atari!

“Hanted House” é um dos 101 jogos que você pode encontrar em nosso Atari Flashback 7!