O Dia do Orgulho Nerd/Geek é comemorado no dia 25 de maio, e obviamente é reservado para promover essa cultura tão especial, que a cada dia possui mais e mais adeptos.

A comemoração nasceu na Espanha em 2006, e essa data foi escolhida por ser o dia de estreia de Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança nos cinemas em 1977, que acabou sendo adotada em todo o mundo. A data também coincide com outro dia especial: o “Dia da Toalha”, em homenagem ao escritor Douglas Adams, autor da série O Guia do Mochileiro das Galáxias. Segundo o guia, a toalha é um item indispesável para os viajantes da galáxia, por isso esse nome.

Os videogames são parte importante dessa cultura e para celebrar este dia, fizemos uma lista com alguns jogos com temas amados por todo nerd/geek de respeito, confira logo abaixo!

Star Wars

Um dos maiores símbolos nerd/geek da cultura pop, a franquia espacial Star Wars está presente em todo tipo de mídia imaginável, que vai muito além dos famosos filmes, e claro que não poderia ficar de fora de uma lista como essa. Infelizmente, o Mega Drive não contou com nenhum jogo oficial da obra de George Lucas, mas recentemente foi encontrada uma demo de Super Star Wars, que se tornou popular no Super Nintendo. Por se tratar de um protótipo, o jogo não está completo e contém vários bugs, mas certamente merece uma conferida com carinho. Além disso, um port do jogo lançado originalmente para NES, baseado no primeiro filme (Episódio IV), também foi lançado no Master System e Game Gear – o portátil também chegou a receber um port de Super Star Wars: Return of Jedi – e o Sega CD recebeu o clássico Star Wars: Rebel Assault.

Star Trek

Grande “rival” de Star Wars, a franquia espacial Star Trek também conta com uma enorme legião de fãs em todo o mundo, além de ser um dos grandes representantes da cultura nerd/geek. Em termos de jogos para os sistemas Sega, um dos mais famosos é Star Trek: The Next Generation: Echoes from the Past para o Mega Drive, baseado na popular série de TV também conhecida por aqui como Jornada nas Estrelas: A Nova Geração, que tinha Patrick Stewart como o capitão Jean-Luc Picard de um novo modelo da icônica nave interestelar Enterprise. Com elementos de estratégia e RPG, o jogador assume o comando da nave e sua tripulação em um típico episódio da série. Pode não ser o game que audaciosamente te levará para aonde nenhum homem jamais esteve, mas ajuda bastante a passar o tempo.

Super-Heróis

Os super-heróis também são um dos grandes destaques do cenário nerd/geek e felizmente os consoles da Sega contam com diversos títulos de vários personagens. Escolhemos para a nossa lista o espetacular Homem-Aranha, o herói que consegue agradar pessoas de todas as idades. Em 1991 o Amigão da Vizinhança ganhou o que é considerado por muitos fãs o seu melhor game na geração 16 Bits: Spider-Man vs The Kingpin. Além de retratar fielmente o espírito do herói no mundo virtual, o jogo fez um enorme sucesso, reforçado pela ótima fase que o personagem passava nos quadrinhos da época, com histórias escritas e desenhadas pelo talentoso Todd McFarlane, o criador do personagem Spawn e que até então era um nome desconhecido. O game ganhou uma versão turbinada no Sega CD, além de ports para o Master System e Game Gear.

Robôs e Ciborgues

RoboCop e o Exterminador do Futuro são dois grandes ícones da cultura pop geek, que surgiram nos anos 80 e até hoje permeiam os sonhos e a curiosidade dos fãs. Mas e se esses dois se enfrentassem em um confronto épico? Bom, esse crossover aconteceu nos quadrinhos em 1992 e também ganhou vida no Mega Drive com o ótimo game de ação e plataforma RoboCop vs The Terminator. A história se passa anos depois da criação do RoboCop, quando a empresa Cyberdyne Systems é contratada para construir a rede de defesa Skynet, que se torna auto-suficiente e declara guerra de máquinas contra a raça humana. Tentando acabar com a resistência humana, a Skynet manda um esquadrão de Exterminadores para o passado. Agora, a última esperança para humanidade é RoboCop lutar contra a infestação de Exterminadores e destruir a Skynet. O Master System e Game Gear também receberam versões para este grande duelo de máquinas.

Quadrinhos

Os quadrinhos são uma grande fonte de conteúdo para os fãs nerd/geek, e melhor do que ter a revista em mãos, é poder jogar com um gibi interativo. E é justamente isso que o clássico Comix Zone oferece aos jogadores, com muita criatividade e um estilo único. Lançado em 1995, Comix Zone mostra o herói, que é um desenhista de quadrinhos, com cenários e movimentação que imitam a diagramação de um gibi, oferecendo ao game uma qualidade totalmente surreal e diferente de qualquer coisa já vista até então – e até hoje em dia! Apesar de sua principal mecânica ser um game de pancadaria 2D ao estilo do clássico Streets of Rage, a jogabilidade de Comix Zone também apresenta vários elementos de plataforma e estratégia com puzzles, onde o jogador deve resolver quebra-cabeças para poder pular para o próximo quadrinho. Simplesmente imperdível para se curtir neste dia!

Produtos Tectoy

E para comemorar esse Dia do Orgulho Nerd, que tal adquirir um produto Tectoy? Confira abaixo algumas sugestões:

Games

Consoles como o Atari, Mega Drive e o Master System Evolution podem garantir muitas horas de diversão! Acesse o site oficial para mais informações.

Vestuário

Que tal escolher entre camisetas, moletons e chinelos exclusivos com estampas de Sonic, Sega, Mega Drive e Master System e passar o Dia do Orgulho Nerd bem descolado? Temos vários tamanhos disponíveis, acesse o site oficial para mais informações.