No dia 13 de julho é comemorado o Dia Mundial do Rock, data escolhida em homenagem ao primeiro Live Aid, megaevento que aconteceu nesse dia em 1985 e quando Phil Collins (então da banda Genesis e participante do evento), disse que gostaria que aquele fosse considerado o “dia mundial do rock”.

Verdade seja dita, a data é mais comemorada aqui no Brasil do que qualquer outro lugar – incluindo os Estados Unidos e Inglaterra, principais mercados com as origens do rock no final dos anos 1940 e início dos anos 1950.

Mas tudo bem, o país do samba e futebol abraçou a homenagem e todo ano a bandeira do rock é levantada por aqui.

E para comemorar esse gênero tão amado, o Blog TecToy escolheu cinco jogos do Mega Drive que apresentam um bom e velho rock & roll!

Confira abaixo:

ROCK N’ ROLL RACING

Desenvolvido pela Silicon & Synapse, hoje mais conhecida como a famosa Blizzard Entertainment (dos jogos de sucesso como World of Warcraft, Starcraft e mais recentemente Overwatch), conquistou o mundo na década de 90 ao apresentar um campeonato de corrida futurista divertidíssimo ao som de Steppenwolf, Henry Mancini, George Thorogood , Deep Purple e Black Sabbath na trilha sonora deste game – a versão do Mega ainda tem a música exclusiva Radar Love do Golden Earring. Certamente muitos rockeiros que estão espalhados por aí hoje em dia, devem ter ouvido os seus primeiros solos de guitarra ao som deste jogo!

ROAD RASH

Outro jogo de corrida, mas desta vez com duas rodas. A série Road Rash nasceu no Mega Drive em 1991 pelas mãos da Eletronic Arts, empresa que sempre utilizou bem os chips sonoros do console em seus jogos. Foram três jogos lançados no Megão, que além dos socos e pontapés, também foram marcados pelas excelentes trilhas sonoras que reproduzem sons de bateria, guitarra e baixo inesquecíveis. O jogo ainda recebeu versões para outros sistemas da Sega como o Game Gear, Master System, Sega CD e Saturn – esses dois últimos com músicas de bandas como Soundgarden (Rusty Cage tocando na abertura, simplesmente perfeito!), Paw, Hammerbox, Therapy, Monster Magnet e Swervedriver.

COMIX ZONE

Além de ser um dos jogos mais criativos da geração 16 bits, Comix Zone também pode se vangloriar dos seus temas musicais compostos por Howard Drossin (que iniciou carreira fazendo as músicas de Sonic Spinball e Sonic & Knuckles, antes de trabalhar em Comix Zone), com grandes influências do grunge, que estava no auge nos anos 90 – algumas músicas poderiam até estar presentes em um álbum do Nirvana. Considerando que que o personagem principal do jogo também é um músico, soa como se ele próprio fosse o compositor.

CRUE BALL: HEAVY METAL PINBALL

Um jogo que tem no nome Heavy Metal e três músicas da banda Mötley Crüe (as clássicas Dr. Feelgood, Live Wire e Home Sweet Home) certamente não poderia faltar nesta lista, não é mesmo? O jogo foi lançado em 1992 e inicialmente tinha os nomes de Twisted Flipper e Headbanger Ball, esse último criando conflito com a MTV que tinha um quadro de mesmo nome em sua programação. Com a aprovação do uso das músicas da banda norte-americana (a figura acima da tela de abertura, lembra o Nikki Sixx, baixista da banda, não?), o game enfim foi batizado de Crüe Ball. Como um jogo de pinball, ele não é tão arrojado quanto Dragon’s Fury (conhecido como Devil Crash e que também possui uma trilha sonora sensacional) ou diferentão como Sonic Spinball, mas certamente pode render muitas horas de diversão embaladas com boas músicas.

THUNDER FORCE IV

A série de navinhas espaciais Thunder Force sempre foi conhecida pela sua trilha sonora heavy metal, e uma das mais marcantes que já tiveram o prazer de tocar nos chips de áudio do Mega Drive é de Thunder Force IV. Os temas possuem sons eletrizantes que emulam bem guitarras poderosas, contrabaixos ao fundo, teclados e uma bateria nervosa que acompanha as belas melodias. Cada chefão de fase tem seu próprio tema musical que dá a atmosfera perfeita para um combate espacial épico. Músicas como Metal Squad, Stand up Against Myself, Lightning Strikes Again, Fighting Back e Sand Hell utilizam com maestria o sintetizador FM do Megão!

O Mega Drive está de volta!

E aí, gostaram da nossa lista? Por sorte o nosso Megão foi agraciado com vários jogos com trilhas sonoras inspiradas no rock. Caso o seu título favorito não esteja por aqui, cite-o nos comentários para nós! E lembrem-se, todos esses games podem ser jogados, e ouvidos, no Mega Drive da TecToy! Um bom Dia do Rock para todos!