Donald em Maui Mallard é um dos últimos jogos lançados pela Disney para o Mega Drive e o segundo protagonizado exclusivamente pelo personagem, sendo o primeiro o Quackshot.

Chegando em 1995 apenas na Europa e ao Brasil, o game foi lançado também para outros consoles contemporâneos, mas curiosamente, omitindo o “Donald” e sendo chamado apenas de “Maui Mallard”.

DONALD? NÃO! MAUI MALLARD

Maui Mallard é um detetive que está visitando uma ilha tropical quando o misterioso espírito guardião da ilha, Shabuhm Shabuhm, desaparece.

Segundo os nativos, caso ele não seja recuperado e colocado em seu local de origem, toda a ilha vai explodir. Desse modo, Maui começa a investigar o caso e acaba se deparando com uma mansão mal-assombrada.

Essa é a desculpa para aventura de Maui, que vai se aventurar em diversas fases para descobrir quem sequestrou o Shabuhm Shabuhm.

IGUAL, MAS DIFERENTE

O game utiliza o tradicional estilo de plataforma, onde você corre e pula por plataformas e deve derrotar inimigos. No final de cada uma, você terá um chefe para derrotar, sendo todos muito criativos.

No entanto, ele tem duas características que o diferenciam de seus contemporâneos: estilo não linear de gameplay e uma segunda forma do personagem que é liberada a partir da segunda fase, onde o Maui se transforma em Cold Shadow. Isso já existia em outros games, porém aqui a diferença no gameplay é bem significativa.

Ou seja, o jogo não se resume em ir do ponto “A” ao ponto “B” andando apenas para a direita, mas sim que você deve explorar a fase até encontrar a saída.

Também chama a atenção que visualmente o jogo é ótimo, com cenários ricos em detalhes e os sprites do Donald são muito bem animados. Mas não só isso: ele é o Donald Duck fazendo o papel de um personagem (Maui), que tem dentro do game uma segunda identidade (Cold Shadow).

CRIATIVO E BEM “DARK”

Mesmo com o público-alvo sendo as crianças, o nível de dificuldade é alto e o jogo tem umas temáticas sombrias, algo atípico para jogos infantis, em especial os da Disney: há zumbis, fases com olho gigante ao fundo e ossos como plataforma,  uma espécie de “inferno” também e por aí vai. Ou seja, não espere cenários com cores bem saturadas, inimigos “fofos” etc.

Cada fase também tem sessões bem criativas, como na primeira onde o protagonista deve chegar ao topo da fase com o órgão ou na segunda onde você controla uma espécie de robô gigante no melhor estilo “megazord” dos Power Rangers. Também há uma em que o Donald encolhe.

O game foi desenvolvido inicialmente para o Mega Drive pela Disney Interactive, e esta é considerada a melhor versão em termos de jogabilidade, com controles mais fluidos e movimentos não tão bruscos de câmera.

Vale dizer também que a trilha sonora ficou por conta de Michael Giaccchino, o descendente de italiano que ficou famoso anos mais tarde por suas composições para os filmes da Pixar.

MAIS UM CLÁSSICO DA DISNEY

Mesmo que ele não tenha alcançado status de “lenda” como o já citado Quackshot, Donald in Maui Mallard é, sem dúvidas, mais um clássico do console.

Com excelência gráfica, riqueza de animações, fases criativas, temática mais “dark” mesmo sendo infantil e jogabilidade não linear, este é o típico game que “pensa fora da caixinha” e vale a pena dar uma conferida.

Game que não subestima a inteligência das crianças e nem dos adultos.