Durante a guerra dos 16 Bits, o Mega Drive se destacou ao apresentar games inovadores e diferentões em relação à concorrência. Títulos como “ToeJam & Earl“, “Comix Zone” e “Road Rash” exemplificam bem esse diferencial do console, assim como o jogo que temos em pauta hoje: “Ecco The Dolphin“.

Em 1992 a Sega lançava um dos games mais criativos e inovadores da época, onde o jogador controla um simpático golfinho em uma incrível e épica jornada pelo passado, futuro, mares congelados do Ártico, fabulosos oceanos e até mesmo em outro planeta!

Originalmente desenvolvido pela game designer Ed Annunziata, de outros excelentes jogos como “Spider-Man” e “Chakan: The Forever Man”, em conjunto com a Novotrade International, assim que foi lançado se tornou um bestseller, graças à mistura dos gêneros de estratégia, aventura e um pouco de ação, resultando em um trabalho diferente de tudo já visto até então.

Annunziata se inspirou nos trabalhos do renomado cientista John C. Lilly, que pesquisava o comportamento e a capacidade comunicativa dos golfinhos – ele também foi criador do “tanque de privação sensorial”, que apareceu em destaque na recente série “Stranger Things” da Netflix. Durante a década de 1970, Lilly tornou-se viciado em ketamina e começou a acreditar em um grupo de entidades extraterrestres conhecido como Earth Coincidence Control Office (ECCO). Esses eventos ajudaram Annunziata a construir o mundo de “Ecco the Dolphin”, com uma aventura em que um golfinho inteligente entra em contato com formas de vida extraterrestre. Bem interessante, não é?

Ecco, o Rei dos Mares

Ecco é um jovem golfinho muito forte e inteligente, mesmo para os padrões de um cetáceo. Ele pode nadar, saltar fora da água, pegar alguns peixes para comer, lutar contra criaturas hostis com cabeçadas e usar o seu sonar. Possui em sua cabeça cinco marcas em forma de estrelas, que simbolizam a constelação de Delphinus.

Um belo dia estava ele nadando com a sua família e amigos, aproveitando a vida boa que os golfinhos levam. Conversando com os companheiros marinhos, descobrimos que Ecco foi desafiado para ver o quão alto ele conseguiria pular no ar. Mas no momento em que ele estava dando seu espetacular salto, uma terrível tempestade desaba, e um turbilhão suga toda a vida marinha da região. De repente, Ecco se encontra solitário sem entender o que aconteceu. E é aí que começa a sua jornada. Em busca de informação, ele encontra pelo caminho outros golfinhos que lhe dizem que o mar inteiro está caótico e que muitas criaturas marinhas desapareceram na misteriosa tempestade.

lindos visuais marcam a aventura épica de Ecco

Ecco consegue uma informação valiosa de uma orca (as famosas baleias assassinas), que lhe diz para procurar nas geladas águas do Ártico uma sábia baleia azul (o maior animal que existe na Terra) chamada Big Blue, em busca de mais informações.

Contar mais sobre a história seria estragar as surpresas que aguardam os jogadores que nunca conheceram o game, mas podemos dizer que assim inicia a jornada que levará nosso golfinho aventureiro nas águas mais longínquas possíveis, passando pela lendária cidade de Atlântida, há tempos imemoriáveis perdida em algum lugar nos oceanos, até o confronto final contra a raça alienígena Vortex.

Big Blue, a sábia baleia azul – espécie ameaçada de extinção desde os anos 60

Um mar de belezas e perigos

Os gráficos e visuais de Ecco são maravilhosos, a começar pela sua abertura: raios de sol atravessam perfeitas nuvens brancas em um brilhante céu azul, enquanto uma família de golfinhos pulam freneticamente pelas águas cheias de vida em um show de acrobacias. Este é o mundo de Ecco, que apresenta um design artístico inspiradíssimo, cheio de detalhes e cores, além de diversas formas de vida marinhas, como baleias, tubarões, águas-vivas, corais, plantas, uma infinidade de peixes (todos baseados em peixes reais) e até animais pré-históricos.

A aventura rola tanto na horizontal como na vertical em labirintos oceânicos onde é preciso usar a cabeça para progredir. É fácil deixar-se envolver pelos cenários de fundo, lindamente desenhados que podem ter montanhas, ilhas, as geleiras do Polo Norte, uma Terra Pré-Histórica, ruínas e muito, muito mais. Além de Ecco, todos os animais e criaturas que aparecem estão muito bem desenhados e detalhados.

Ecco também deve explorar a superfície para encontrar novos caminhos

Outro ponto forte do game são as músicas. A trilha sonora, composta por Spencer Nielsen, é poderosa e uma das melhores para o console, capaz de envolver completamente quem estiver jogando. De acordo com declarações de Annunziata, ele tocava músicas da banda Pink Floyd como inspiração para a composição dos temas musicais do game. O resultado foram temas com fortes influências esotéricas/psicodélicas que se encaixam perfeitamente com a proposta do jogo. Abaixo você pode ouvir o tema de abertura do jogo:

O mar não está pra peixe

A jogabilidade, como todo o resto do pacote, é simplesmente brilhante. São 25 fases, muitas delas bem longas e desafiadoras, onde o jogador além de se preocupar com o nível de oxigênio (já que Ecco precisa respirar de tempos em tempos, assim como golfinhos de verdade) e com a barra de energia (que pode ser recuperada comendo peixes), também terá que resolver alguns puzzles e quebrar a cabeça em certos momentos para achar a saída em labirintos aquáticos. Certamente é um jogo não recomendado para crianças ou iniciantes, podendo se tornar uma experiência bem frustrante.

Felizmente, para ajudar a superar os obstáculos, o jogador pode contar com um eficiente mapa, que irá mostrar suprimentos de ar, passagens livres, trancadas e objetos que podem ser usados por Ecco para abrir caminhos, como rochas, conchas, correntes e outras coisas.

Civilizações antigas estarão no caminho

Além do mapa há os Gliphs, cristais espalhados pela água que contêm o conhecimento dos Atlantes e que irão auxiliá-lo, indicando o que fazer ou para onde se deve ir. Além dos cristais é possível também se comunicar com outros golfinhos e baleias através do sonar e “conversar” com eles (estudos mostram que os golfinhos, e outros animais como as baleias, podem se comunicar entre si através de seus cantos, funcionando como um sonar), para poder continuar em frente.

Por exemplo, em certo momento um golfinho irá pedir a ajuda de Ecco para encontrar a família dele que está perdida. Após vasculhar a fase em busca dos animais perdidos, e ao achá-los, em retribuição Ecco recebe um sonar que pode confundir tubarões ou retardar seus movimentos (no começo do jogo o sonar serve apenas para comunicação).

os cristais podem bloquear passagens ou conter importantes informações ou curiosidades

Além do sonar, Ecco pode usar “cabeçadas” para atacar os inimigos, geralmente famintos tubarões. Ele também pode usar o “rush drive“, uma espécie de turbo, para nadar mais rápido e encarar os peixes mal encarados.

Em alguns cenários o jogo conta com uma ação muito rápida e algumas telas são cheias de inimigos e bichos, elemento esse somente capaz graças ao alto processador do Mega Drive, que possibilita jogos rápidos e vários elementos se movendo na tela ao mesmo tempo.

Os controles são precisos e respondem rápido aos comandos, importante para realizar longos saltos para alcançar novas áreas. Algumas vezes Ecco irá encontrar correntezas em que não poderá nadar. Para isso será necessário o uso de rochas para abrir caminho, ou então passagens fechadas que poderão ser abertas com certos elementos que Ecco poderá mexer empurrando ou usando seu sonar.

o mundo Pré-Histórico não é convidativo para os golfinhos

Como já dito, a dificuldade do jogo é penosa, até jogadores veteranos e mais experientes vão sofrer bastante para passar pelas 25 fases. O maior problema mais óbvio é a falta de oxigênio e a limitada energia. Muitas vezes Ecco está nadando no fundo dos oceanos e não será fácil encontrar câmaras de ar ou peixes para se alimentar e recuperar energia. Apesar de não ter checkpoints, cada fase possui um password, o que facilita um pouco, pois há fases que podem durar uma hora ou mais, não sendo um jogo para sentar e terminar numa única partida (a não ser que você já tenha tudo decorado).

Por fim, o jogo também recebeu versões muito boas no Master System, Game Gear e Sega CD (destaque para a belíssima trilha sonora digital).

cuidado com os tubarões

Uma aventura inesquecível

Ecco The Dolphin” é um dos maiores e mais bem elaborados games já feito, exalando criatividade e inovação por todos os seus poros. Certamente depois de fechar o game, você estará mentalmente esgotado e tudo o que vai querer é deitar e relaxar, até cair em um sono profundo. Em um primeiro momento, este jogo irá controlar sua vida e suas emoções até finalmente chegar ao fim. Depois de terminá-lo, talvez você o odeie por um tempo, mas certamente, algum dia, mais cedo do que possa imaginar, você vai se encontrar jogando-o novamente.

Este não é um game para qualquer um. Longo e altamente desafiador, exige paciência, mas a recompensa é boa: belos gráficos, bela história, estratégia e muita aventura. Explore cavernas, vastos oceanos e mares, nade entre as geleiras e icebergs, passe pelas perigosas águas da terra selvagem pré-histórica, vá até a mitológica cidade de Atlântida, aprecie as belas paisagens e cenários, viaje pelo tempo e finalmente vá até outro planeta derrotar uma ameaça alienígena. Uma verdadeira aula de biologia marinha dentro do seu Mega Drive!

Uma coisa é certa: jogue o game, resolva os mistérios, aprenda os segredos. Você nunca mais vai esquecer como é ser Ecco, o golfinho.