Lançado em 2001, o site Wikipédia revolucionou o mundo da internet ao oferecer uma enciclopédia online colaborativa, que tem como objetivo coletar e compartilhar informações sobre qualquer assunto e formar uma base de conhecimento acessível a qualquer pessoa com internet.

Em pouco tempo vários outros sites “Wiki” – um termo havaiano que significa “rápido, ligeiro, veloz” – foram aparecendo para assuntos específicos, sendo um deles o Wiki Tectoy Sega Brasil, criado em 2010 pelo Jair, e que hoje conta com a ajuda de Fabio Zamprogna, Alexandre Costa e Alexandre Coelho.

Como o próprio nome já revela, o principal foco do site é coletar informações dos jogos e produtos lançados pela Tectoy no Brasil, oferecendo descrições, imagens das caixas, cartuchos, manuais e até mesmo os anúncios – um trabalho que envolve a colaboração de várias pessoas e fãs.

Conversamos com essa turma, que explicou com mais detalhes como foi criado e como funciona o Wiki Tectoy:

*Todas as imagens da matéria são do Wiki Tectoy

ENTREVISTA

Olá, façam a sua apresentação para nossos leitores.

Fabio – Sou Fabio Zamprogna dos Santos (apelido na comunidade DrasgonDigger). Tenho 40 anos, sou formado em Redes de Computadores (mas não atuo na área) e sou funcionário público da área da saúde. Sou colecionador de games em geral, mas focado em Sega/Tectoy, administro grupos de games e tenho um canal mais focado em Unboxing de Games em geral. Também sou desenhista, mas não atuo na área.

Sou Adm colaborador do Wiki TecToy Sega Brasil, atuo na parte de digitalização de conteúdo para o site e formatação das páginas em geral, para deixar o mais organizado e completo de informações possível.

Alexandre Costa – Olá sou o Alexandre (Arcademode). Tenho 35 anos sou enfermeiro, coleciono videogames desde os anos 90, tenho diversos deles sem distinção de marca ou empresa, meu intuito é diversão e não ser fanboy de uma determinada marca. Sou Adm colaborador do Wiki TecToy Sega Brasil, atuo na parte de digitalização de conteúdo.

Contem como é sua relação com os videogames e produtos da Tectoy, como tudo começou?

Jair – Eu comecei com um telejogo, então Atari, TK90X, MSX. Minha relação com a Sega começou nos arcades e então migrou para dentro de casa, com a Tectoy.

Fabio – Tudo começou quando joguei na casa do meu primo quando tinha uns 10 anos, mas só aos 13 anos ganhei de meu pai (com muita insistência minha) um Master System 3 com Sonic e Gangster Town, games que tenho até hoje. Foi amor à primeira vista. Ainda mais porque meu pai faleceu pouco meses depois, o que tornou minha ligação com a Tectoy ainda mais forte.

Alexandre Coelho –  Em 1990,quando eu tinha 10 anos e com o Master System. Hang-On e Black Belt foram meus primeiros títulos. A Tectoy sempre esteve muito presente no meu crescimento. Hoje eu coleciono as capas dos games.

Alexandre Costa – Meu primeiro contato com a Tectoy foi em 1993 quando ganhei meu primeiro videogame, foi um Master System com Sonic na memória, na verdade queria o Mega Drive, porém meus pais só tiverem a condição de me dar o Master, que por sinal não me arrependo nenhum pouco.

Foi incrível aqueles anos, me lembro de acordar todo sábado de manhã e ir na locadora alugar jogos, eu fazia minha mãe abrir cadastro em diversas locadoras na cidade, só para ter diversidade na hora de alugar. Adorava receber os jornaizinhos do Sega Club, lembro que vinham a cada 2 ou 3 meses, naquela época tinha 10 anos e me sentia super importante recebendo uma correspondência, e quando chegou o cartão do Sega Club, que alegria ver um cartão do Sonic com meu nome, tenho ele até hoje guardado a 7 chaves [obs: imagem abaixo]. Posteriormente adquiri o Mega Drive e todos os outro consoles da Tectoy.

Como surgiu e funciona o Wiki Tectoy Sega Brasil? Quantas pessoas participam desse projeto?

Fabio – Essa é pro Jair responder. Atualmente estamos em 4 participantes, sem contar claro, os colecionadores que nos ajudam enviando conteúdo.

Jair – O wiki existe há uns 10 anos, foi criado entre 2009 e 2010. A ideia original é de antes disso – em torno de 2008, e surgiu no fórum do site onde começamos a fazer listas dos jogos lançados pela Tectoy. As listas foram crescendo e se tornando uma bagunça, então acabei criando o wiki para tentar organizá-las.

Muita gente participou no início, ou escaneando suas próprias coleções, ou procurando imagens em outros sites. Foi algo bem legal e os tópicos originais ainda estão disponíveis no fórum. Com o passar dos anos o movimento no fórum diminuiu e as pessoas entravam em contato pelo próprio wiki, oferecendo imagens. Não tenho nem como listar todo mundo que ajudou, pois a lista é bem grande.

O início deve ter sido difícil, quando perceberam que o site poderia realmente funcionar?

Jair – A receptividade foi bem alta no começo mas após alguns anos fiquei basicamente sozinho, procurando imagens por conta própria. Era um ciclo, passava meses sem atualização para depois receber ajuda de alguém e obter várias novidades.

Fabio – Acho que respondo por todos quando digo que esse tipo de trabalho é algo que surge de dentro do coração, coisa de fã mesmo. Coisas assim começam pequeno e crescem sem que percebamos, e quando a gente vê já está num nível consideravelmente ótimo.

Quais são as maiores dificuldades ao editar no Wiki Tectoy? Como vocês fazem para encontrar respostas/descrições de conteúdos mais obscuros?

Jair – Conseguir imagens em boa qualidade. Curiosamente muita gente tem coleções enormes, fantásticas, mas não possuem uma câmera fotográfica ou celular que possa tirar fotos razoáveis. São coisas do colecionismo 🙂

Fabio – A maior dificuldade está em conseguir jogos específicos, são milhares de itens, manuais, capas, discos, cartuchos, etc. Então apenas a nossa coleção não dá conta e dependemos muito da ajuda de colecionadores. Poucos enviam por conta própria, a maioria a gente corre atrás e na medida do possível eu compro o que posso para adicionar no Wiki.

Seções como a de Sega CD, Saturn e PC são um desafio imenso, pois muita coisa se perdeu e nem uma simples foto existe. Já perdi noites buscando referências, fotos, anúncios e tudo mais de jogos de PC que a Tectoy distribuiu.

A Tectoy ajudou com uma lista contendo todos os itens já lançados e suas datas de lançamento, foi tipo achar um pote de ouro. Mas o site precisa de mais, como quantidade de unidades produzidas e vendidas, é bem interessante esse tipo de informação.

Alexandre Costa – Como o Fabio já mencionou, nossa maior dificuldade está em conseguir a digitalização destes materiais, pois o acervo Tectoy é imenso, fica difícil conseguir todo este material, alguns mais ainda, como por exemplo: manual dos jogos e foto interna do cartucho, nem todos vão ter o trabalho de escanear o manual, e para uma melhor digitalização tiramos os grampos, o resultado fica fantástico, abrir o cartucho para fotografar a parte interna geralmente é feita por pessoas mais confiantes, apesar do processo ser bem simples já que os parafusos são para chave tipo Philips encontrada com muita facilidade na casa da maioria.

Jogos de Sega CD e Sega Saturn ficaram raros acredito por terem saídos em box de papelão, muitos se destruíram aos longo dos anos, já os jogos de Mega, Master, Game Gear, 32X e Dreamcast têm seus estojos de proteção, isso aumentou sua durabilidade sem sombra de dúvidas.

Lembro que muito de meus amigos ao comprar jogos de Saturn guardavam apenas o CD na caixa de acrílico e jogavam a caixa de papelão fora, ninguém ligava para caixa naquela época, o importante era o jogo. Hoje tem aumentado bastante os usuários que colaboram com nosso trabalho, infelizmente nem todos conseguem nos ajudar, alguns por não ter tempo, por não ter escâner ou simplesmente por não querer.

Não posso deixar de citar alguns nomes que contribuíram demais com um acervo gigante para nossa página, Ricardo Wilmers,  André Gomes, Flavio Lima e Josué Morais que têm coleções fantásticas e simplesmente me receberam em sua casa e cederam todo material para ser digitalizados, algo muito difícil de acontecer até porque a maioria dos colecionadores têm muito apego sentimental pela sua coleção, cheguei a trazer diversos deles para casa para digitalização, a confiança deles foi algo sem igual, fez toda diferença no resultado final da digitalização do material.

Além dos jogos e videogames, que outros produtos os fãs podem encontrar no site?

Fabio – No site os fãs encontram também pôsteres, panfletos, jornais Sega Club, anúncios da Tectoy e reproduções de capas de altíssima qualidade e fidelidade.

Falem um pouco sobre esse trabalho de reproduções de capa.

Alexandre Coelho –  Nós pegamos scans e imagens pelo mundo afora para nosso acervo, e minha parte é trabalhar na reprodução e restauração digital das capas. De Sega CD, por exemplo, refizemos do set Tectoy do total de 62 games lançados a restauração de 44 deles. Só não terminamos porque falta material das capas ou registro para completarmos o trabalho.

É feito tratamento nas imagens com Photoshop, os logos e detalhes são vetorizados no Illustrator da Adobe e até mesmo o código de barras é gerado. Elas são fieis às originais para manter a história viva.

São gastos um dia inteiro ou uma semana pra reproduzir uma capa como restauração. É um trabalho árduo, porém fica um espetáculo em alta definição.

O interessante das reproduções é oferecer aos colecionadores e gamers que não têm a capa original, já que muitas delas estragaram com o tempo ou foram jogadas foras na época, e agora podem imprimir uma capa restaurada para a sua coleção.

É claro que esse trabalho de restauração no Wiki não existiria sem a ajuda dos colecionadores, que disponibilizam fotos e scans das suas coleções. Damos créditos a todo material adquirido.

o antes e depois no trabalho de reprodução digital

Dos videogames da Sega, quais os seus preferidos? E quanto aos jogos?

Fabio – Cara, essa pergunta é difícil, porque cada geração teve suas estrelas, adoro os Phantasy Star de Master e Mega, curti muito Saturn, Sega CD e 32X e me diverti absurdamente na era Dreamcast. Mas o que mais marcou foi o Master System mesmo, que coleciono na medida do possível os jogos que fizeram parte da minha infância.

Alexandre Costa – Gosto de todos, porém meus preferidos são Master e Mega, talvez seja porque joguei eles no auge do lançamento.

Quais são os planos futuros para o site?

Fabio – Por enquanto o objetivo é completar o site com informações, scans, fotos, mas futuramente podemos incluir propagandas e comerciais em vídeo da Tectoy e criar uma seção nova para produtos relacionados à Sega/Tectoy que não sejam games, mas está em estudo.

Alguma história curiosa/interessante que gostariam de compartilhar?

Alexandre Costa: Não sabemos o motivo, mas o game Beavis and Butt-Head lançado pela Tectoy teve uma imagem da sua contracapa alterada. Percebemos a diferença quando fomos digitalizar as capas. Há vários outros casos parecidos com esse.

Imagem cedida por André Gomes

Muito obrigado pela entrevista. Gostariam de deixar uma mensagem final para os nossos leitores?

Fabio – Não deixem a história dos games morrer, tudo que é encontrado na net dependeu de esforço, pesquisa, tempo, amor, etc. Fazemos nossa parte e vocês também podem fazer a de vocês enviando conteúdo para o site. As seções Saturn, Sega CD e PC são as mais necessitadas no momento.

Ajudem e assim vamos eternizar a relação de amor entre Tectoy e Sega para que todo o mundo possa usufruir.

Alexandre Costa – Gostaria de agradecer a todos que colaboraram até o momento seja com uma simples foto ou com um vasto acervo, todos têm sua importância e é essencial para nosso trabalho. Como o Fabio mencionou, queremos manter nosso acervo nacional, isso que fazemos é totalmente sem fins lucrativos e queremos preservar a história do videogame nacional e não podemos deixar algo tão incrível morrer.

Agradecimentos Especiais Wiki Tectoy aos colecionadores:

O Blog Tectoy agradece a entrevista com o Wiki Tectoy Sega Brasil e deseja boa sorte com esse incrível trabalho em preservar essa parte da história nacional dos games, feito com muito carinho, qualidade e paixão! E quem quiser ajudar ou conhecer melhor, pode acessar a comunidade no Facebook ou o próprio site.