Lançado no final do mês de março, o Atari Flashback Portátil já está no bolso e nas mãos de vários fãs que desejam curtir os nostálgicos jogos do clássico videogame em qualquer lugar.

Porém, notamos que algumas pessoas têm algumas dúvidas sobre ele, então visando esclarecer qualquer questionamento, vamos falar mais sobre suas características.

DESIGN

O Atari Flashback Portátil possui um design bem parecido com o MD Play da Tectoy, mas os dois pequenos aparelhos possuem algumas diferenças entre eles, especialmente internamente. Entre as principais diferenças temos:

  • Design frontal total
  • Design total da carcaça
  • Design frontal côncavo
  • Botão Pause e em geral
  • Cores
  • Composição do material
  • Formato do vidro de proteção
  • Peso

Além disso, os dois portáteis não são compatíveis entre si, com exceção de acessórios como o carregador MiniUSB e o cabo AV opcional.

BOTÕES

O Atari 2600 original tinha em sua carcaça seis botões: Power, Color, Dificuldade Controle Esquerdo, Dificuldade Controle Direito, Game Select e Game Reset.

A maioria desses botões estão representado no Atari Flashback Portátil, incluindo um botão de Pausa que não existia no aparelho original. Para ficar mais claro confira a ilustração abaixo, que mostra todos os botões e suas funções:

MODO TV

O Atari Flashback Portátil não possui saída HDMI para TV de alta definição, mas possui uma saída A/V (não incluído com o aparelho – imagem abaixo).

Com esse cabo, que custa em média R$ 4,00 ou menos, é possível ligar o seu Atari Flashback Portátil em televisores com entrada de A/V e curtir seus jogos como antigamente.

CARTÃO SD

Além dos 70 jogos inclusos, o Atari Flashback Portátil aceita ainda a maioria dos títulos lançados para o Atari 2600 por meio do cartão SD. Vale lembrar que alguns jogos não serão compatíveis por necessitar de 2 jogadores, outros perdem a graça sem os paddles, alguns necessitam que o jogador use o joystick da direita (que não existe na versão portátil) e outros por causa de peculiaridades técnicas.

Para isso basta colocar os jogos (ROMs) do Atari 2600 numa pasta chamada GAME na raiz do seu cartão SD com capacidade de 8GB ou menos. Os arquivos devem estar sem compressão e no formato .BIN. A primeira letra do arquivo deve ser maiúscula, seguido por letras minúsculas como por exemplo, Spaceinv.BIN. Tanto os arquivos que terminam com .bin e .BIN funcionam.

Com isso esperamos que todas as suas dúvidas sobre o Atari Flashback Portátil estejam respondidas. Agora é só garantir o seu no site da Tectoy e começar curtir toda essa nostalgia!