Os Flintstones é um jogo desenvolvido pela Santos LTD e publicado pela Taito Corporation feito para promover o desenho homônimo dos anos sessenta. Exclusivo do Mega Drive, você controla o Fred Flintstone e deve atravessar 6 fases divididas em vários atos para resgatar sua filha, Pedrita, e o colar de sua esposa, Wilma.

O game segue o estilo plataforma que caracterizou os jogos dos anos noventa: você anda em visão lateral, deve derrotar inimigos , só que nesse caso usando a marreta do Fred Flintstone, e ir seguindo até passar de fase.  Caso esteja lidando com um inimigo mais forte, você pode “carregar” sua marreta e dar uma pancada mais eficiente.

Ao longo do game você também encontra power-ups e também pode pegar corações para preencher sua vida. Em alguns momentos  há animais que servem como uma espécie de veículo, como um pássaro dinossauro que cospe fogo pela boca que encontramos já na primeira fase.

Chama a atenção que o game procura ser bem variado, não se resumindo a todos os cenários serem apenas correr e pular. Portanto tem o cenário da água (sim, a famosa fase da água dos jogos de plataforma também se faz presente aqui!);  tem a do deserto onde você controla o carro do Fred;  há uma fase que se passe em um trem em movimento e por aí vai. Todos eles são incorporados de maneira orgânica ao game, não soando forçado, e se aproveitam bem do universo do desenho.

O level design é simplório, mas eficiente, com obstáculos que o jogador consegue prever e algumas passagens secretas que estimulam valores de exploração, muitas vezes resultando em fases bônus para coletar pontos.

Os Flintstones para Mega Drive traz chefes criativos e carismáticos (Foto: Reprodução)
Os Flintstones para Mega Drive traz chefes criativos e carismáticos (Foto: Reprodução)

Já os gráficos e a trilha sonora entram no padrão do Mega Drive, não impressionando, mas não “fazendo feio”. No entanto, é perceptível que houve um esforço em deixar os cenários singulares, com cada uma das fases tendo inimigos próprios, além de que os chefes são bem criativos, geralmente sendo algum dinossauro gigante.

Os Flintstones é mais um competente jogo de plataforma para a biblioteca do Mega Drive. Com boa jogabilidade, gráficos e músicas decentes, ele não chega a ser um clássico, mas entrega uma experiência divertida. Para quem busca um game de correr e pular do Mega e quer sair dos mainstreams, o jogo dos Flintstones é uma boa pedida.