O clássico arcade Frogger foi criado em 1981 pela Konami e distribuído mundialmente pela Sega, e rapidamente conquistou o mundo, principalmente quando ganhou uma versão para o Atari 2600 da Parker Brothers, tornando-se um dos mais populares do console e lembrado com carinho pelos fãs até os dias de hoje.

Apesar de ser visualmente mais simples que a versão dos arcades, a adaptação para o Atari manteve todos os elementos que faziam da cabine engolidora de fichas uma experiência divertida e viciante – mas dentro de sua casa! Sua mecânica é bem simples: o jogador controla um sapo que deve atravessar, em um determinado tempo, uma estrada super movimentada e um rio cheio de obstáculos até chegar ao seu ninho.

A cada cinco travessias bem sucedidas, o jogo progredia em novos níveis de dificuldade crescente, aumentando a velocidade dos carros, dos troncos nos rios e introduzindo outros obstáculos como cobras e jacarés. Em níveis mais avançados era pura pedreira levar o sapinho até o outro lado da tela, um verdadeiro desafio para as habilidades e reflexos dos jogadores.

De acordo com reportagens da época, a Parker Brothers gastou mais de US$ 10 milhões para promover Frogger e game de “Star Wars: O Império Contra-Ataca” no Atari 2600. Uma quantia absurda para os padrões daquele tempo – para se ter uma ideia, o marketing do próprio filme “O Império Contra-Ataca” foi de US$ 6 milhões, o que já revela o poder da indústria de videogames desde os seus primórdios.

Além disso, é claro que em seus mais de 30 anos de “estrada”, com o perdão do trocadilho, Frogger já se tornou parte da cultura pop/geek  aparecendo em vários sistemas (inclusive no Mega Drive, em uma versão super fiel ao do arcade), filmes, séries, quadrinhos, etc.

Um exemplo clássico, e muito lembrado pelos fãs, foi o destaque que o game recebeu no 18º episódio da nona temporada de Seinfeld, uma das séries mais famosas dos anos 90. No episódio, o personagem George Constanza compra um arcade que ainda possui seu recorde de pontuação (860.630, um recorde para a época, mas hoje em dia a maior pontuação registrada é de 970.440) de anos atrás – clique aqui para ver um trecho do episódio no Youtube. Ele também aparece brevemente na animação “Detona Ralph” e no filme “Pixels”, com Adam Sandler, entre vários outros.

Sem dúvida nenhuma “Frogger” é um dos maiores fenômenos da indústria de videogames e do Atari 2600 e que está presente em nossa lista de 101 jogos do Atari Flashback 7.

E você, é mestre em levar o sapinho até o outro lado?

Abaixo você confere um comercial da Parker Brothers para o Atari 2600: