Front Line” surgiu pela primeira vez nas telas dos arcades no ano de 1982, através da saudosa desenvolvedora japonesa Taito. Como o nome já sugere, ele apresenta uma temática de combates militares, onde o jogador controla um soldado enfrentando inimigos em diferentes cenários – um dos avôs do estilo run & gun (corra e atire), que se tornou bem popular principalmente no Mega Drive.

Em 1984 o Atari 2600 ganhou a sua versão, que seguia os mesmos moldes do original: controle o soldado armado, ande na tela de rolagem vertical e atire nos inimigos que surgirem.

Descrevendo dessa maneira até parece ser um jogo simples, mas pelo contrário, ele apresenta umas sacadas que o tornam bem interessante, como a possibilidade de se proteger dos inimigos em árvores e rochas  e o uso de tanques que aumentam o seu poder de fogo e mobilidade, elementos esses que agregam um bom nível de estratégia para os jogadores.

O visual não é tão requintado como no arcade, mas é possível reconhecer áreas como florestas, montanhas e desertos. Além de tudo isso, ao atravessar um longo caminho é possível enfrentar um chefão (o quartel general inimigo), coisa rara nos jogos do Atari. Depois de derrotá-lo, o game volta ao seu início, mas com um grau de dificuldade maior, fórmula essa que se repete enquanto você sobreviver na aventura.

Front Line” é um jogo histórico que serviu de influência para vários jogos run & gun nos anos 80 e 90 como “Mercs”, “Commando” entre outros, que apresenta uma boa dose de desafio e é um dos 101 jogos que você pode encontrar em nosso Atari Flashback 7!

Solte o Rambo pixelado que existe dentro de você e veja quantas vezes consegue destruir a base inimiga!