Se a palavra “clássico” algum dia precisar de uma nova definição, então que essa seja “Golden Axe”. O clássico dos clássicos, o preferido de muitos jogadores veteranos e que marcou toda uma geração de gamers mundo afora.

Lançado originalmente para arcades em 1989, foi desenvolvido pela mente do game designer Makoto Uchida, responsável também por outros títulos de sucesso da Sega como “Altered Beast“, “Alien Storm“, “Dynamite Cop“, entre outros. Foi no mesmo ano que o Mega Drive ganhou uma versão quase idêntica a do arcade, o que mostrava o poder do seu 16 Bits.

Com fortes influências das histórias e filmes de “Conan: O Bárbaro”, o jogo apresenta um visual fantástico de fantasia medieval onde o jogador pode escolher entre três poderosos guerreiros para enfrentar os mais variados, e bizarros, tipos de inimigos míticos. Vamos conhecer mais sobre eles e o game?

arcade e mega drive – quase idênticos

A Lei da Espada e da Força

A narrativa do game acontece em um lugar onde a magia e a lei da espada dominam, um mundo selvagem de bárbaros, guerreiros e magos onde apenas os mais fortes sobrevivem. Este lugar é chamado de Yuria, uma estranha terra possuída pela destruição, ganância e barbarismo do terrível opressor Death Adder.

Suas tropas maléficas invadiram inúmeras vilas, destruindo e matando inocentes. O próprio Death Adder já massacrou milhares de pessoas para conquistar Yuria. Não satisfeito, ele raptou o rei e a sua filha, apenas para demonstrar a sua força e poder que ninguém ousa enfrentar.

Ele ainda se apoderou do legendário machado Golden Axe, símbolo de Yuria e que garante incrível poder para o quem possuir. Death Adder é agora praticamente invencível, e somente os mais fortes e corajosos guerreiros podem ao menos tentar em pensar em desafiá-lo. É quando aparecem três destemidos guerreiros dispostos a tal propósito:

goldaxe-15

Ax-Battler o terrível bárbaro, veio das altas montanhas com força e coragem para enfrentar qualquer inimigo. Usando uma pesada espada, ele procura por vingança pela morte de sua mãe. E ele não irá descansar até encontrar o assassino, Death Adder. Além da espada, ele também usa magias baseadas no elemental Terra.

Tyris-Flare a amazona, veio das profundas florestas para encontrar o opressor maligno, é a última sobrevivente da sua tribo nas florestas. Ela viu seus pais serem massacrados por Death Adder e agora ela jurou vingança e só irá descansar depois de matá-lo com as suas próprias mãos. O poder da mágica é forte nela, que possui controle total sobre o elemental Fogo.

Gilius Thunderhead, o anão, vindo das minas de Wolud onde seu irmão foi cruelmente assassinado por Death Adder. Manejando um mortal machado, Gilius é um adversário perigoso em busca de vingança. Ele controla as magias do elemental Trovão.

Estes três guerreiros, assim como muitos outros, perderam seus entes queridos para a tirania e poder maléfico opressor do terrível tirano. E agora eles juraram se vingar, mesmo que custe as suas vidas. E juntos talvez eles tenham uma chance.

ga15

O desafio está apenas começando: para derrotar Death Adder eles terão que atacar todo o seu exército de soldados e feras e viajar por uma perigosa rota até o seu castelo. E a boa notícia (para os jogadores, não para os nossos heróis) é que a versão de Mega Drive possui duas fases a mais do que o arcade, revelando um novo chefão “oculto“, o mestre de Death Adder e o mais mortal de todos os inimigos, chamado Death Bringer.

Visualmente o jogo é uma conversão quase perfeita dos arcades para a tela do Mega Drive. Os gráficos e visuais do game estão muito bons, ainda mais se comparados com outros games da mesma época. Os sprites dos personagens são excelentes, grandes e cheios de detalhes e animação.

O grande destaque é o design artístico inspiradíssimo, não apenas dos inimigos, mas como dos belos cenários que levam o jogador para florestas sombrias, vilas em chamas, penhascos mortais, castelos e calabouços – e mais incrível que isso tudo são os cenários que se passam nas costas de uma tartaruga e águia gigantes. Criatividade rolando solta!

Dê uma espiada no trajeto percorrido pelos destemidos guerreiros:

Nas Florestas – onde começa sua jornada e você fica sabendo da morte de seu amigo “Alex” e as tropas de Death Adder surgem vorazes por sangue.

Alex se foi, mas você continua aqui. Dê umas bicudas nos duendes pra pegar valiosas poções mágicas

Turtle Village – continue seu caminho passando por uma vila, onde tropas sanguinárias o aguardam. Pegue os Bizarrians e vá abrindo caminho metendo fogo em todo mundo que aparecer na frente.

Faça bom uso dos penhascos e dos dragões cuspidores de fogo

Cruzando a Turtle Island – nesta fase em forma de tartaruga tem uma ponte quebrada no caminho. Jogue os inimigos lá e seja feliz. Mais adiante 2 grandalhões e um cavaleiro para enfrentar.

cuidado para não cair no buraco e vá ao encontro do cavaleiro de armadura do outro lado

Na Eagle Island – Você está em uma ilha com forma de águia gigante. Pelo caminho esqueletos irão levantar das suas covas, eles são bem chatos e perigosos, muito cuidado ao enfrentá-los.

Use o terreno como vantagem, disperse os inimigos. Não tenha dó dos esqueletos e bata sem piedade

To the Palace – Você está quase chegando ao castelo de Death Adder, passando por uma longa ponte onde vai enfrentar mais esqueletos, amazonas e criaturas cuspidoras de bolas de fogo.

jogue esses monte de ossos no penhascos, no final dois cavaleiros vermelhos te aguardam

Portões do Castelo – Você finalmente chegou aos portões principais do castelo. Derrote os animais que aparecerem na tua frente, encare Death Adder e salve o rei e a princesa.

o grandão vai vir pra cima, dê umas bicudas nele. Depois Death Adder aparece para brincar

The Dungeon – Depois de salvar o rei e a princesa, eles te dirão que há outro cara mais poderoso no comando das coisas. Passe pelos portões e vá até os calabouços (fase exclusiva do Mega Drive). No final o malvadão em pessoa estará te esperando em seu trono. Depois é só pegar uma taça de hidromel e comemorar a vitória.

duas fases extras que não existem no arcade, prepare-se para enfrentar Death Bringer

As músicas, com temas mitológicos e medievais encaixam-se perfeitamente com a atmosfera da aventura, com temas memoráveis que vão empolgar na hora de descer a espada ou machado contra os inimigos.

Os comandos são simples e eficazes, é possível dar pulos, ataques, correr e magias, além de também poder usar os Bizarrians, as criaturas que podem ser montadas para desferir ataques mortais.

ga14

E o mais importante de tudo: o jogo é compatível para dois jogadores simultâneos, o que vai render muitas horas de diversão e “mortes acidentais” com os amigos.

Golden Axe” é considerado por muitos gamers como um dos maiores clássicos dos videogames, fama essa conquistada não apenas nos arcades da Sega, mas principalmente em sua versão para o Mega Drive. Um jogo que encantou gerações com o seu mundo medieval mágico e personagens inesquecíveis. Um título que irá resistir ao teste do tempo em termos de diversão e que merece ser jogado por qualquer um que admire esse maravilhoso mundo dos videogames.

death-adder