O primeiro “Duke Nukem“, desenvolvido pela Apogee Software (hoje 3D Realms), foi lançado em 1991 para PC no estilo plataforma 2D, e mesmo para a época era um jogo bem mais ou menos, com outros títulos do mesmo gênero mais elaborados (inclusive nos consoles!).

O segundo jogo veio em 1993, e apesar de ser um pouco mais elaborado, também estava longe de impressionar tecnicamente. Mas foi neste jogo que a personalidade do nosso herói (chamado Duke Nukem) começou a tomar forma – ou seja, foi aqui que o macho-man-canastrão-fanfarrão-mulherengo-combatente-de-aliens começou a aparecer.

dn1

o primeiro Duke Nukem

Apesar de dois jogos toscos, o personagem conquistou uma legião de fãs e foi nesta época que o gênero FPS (tiro em primeira pessoa) estava explodindo com “Wolfenstein 3D” e “Doom” como principais representantes.

A 3D Realms vendo que esse gênero estava fazendo o maior sucesso, inteligentemente pensou “hey, vamos ganhar uma grana também e fazer o nosso Duke Nukem 3D“. E assim surgiu o conceito do terceiro jogo, que só viu a luz do dia em 1996 com o jogo chamado, pasmen, “Duke Nukem 3D“.

dn3d_7

Duke Nukem 3D em sua versão original no PC

Além do alto nível de violência, já galgada pela série “Doom”, o game também se destacou por outras polêmicas como vários palavrões, mulheres nuas e um personagem totalmente machista. Como esperado, DN3D fez um enorme sucesso e conquistou o seu lugar no pódio dos FPS clássicos.

Ao longo dos anos, DN3D ganhou várias conversões em outras plataformas da época como o Saturn, PlayStation e N64. Mas eis que em 1998 a Tectoy surpreende a todos e lança a sua própria versão de DN3D para o Mega Drive – um lançamento exclusivo no Brasil, por quase 20 anos, quando no final do ano passado uma distribuidora relançou o game para o mundo inteiro.

dukem-screens2

Duke Nukem 3D no Mega Drive

Caso você não conheça essa inusitada versão, confira mais detalhes no vídeo abaixo, realizado pelo canal do Youtube Conexão Games:

Abaixo duas raridades: scan das finadas revistas Ação Games e Supergame falando sobre o game:
acaogames supergamedn3d_6