Nos dias atuais, séries como “Dark Souls” se destacam pela sua dificuldade acentuada. Em uma época onde contar histórias através de CGs está ficando cada vez mais importante e os desafios deixados de lado, jogos como esse tendem a chamar a atenção.

Na chamada era de ouro dos videogames, no entanto, as coisas eram bem diferentes. Os jogadores da época gostavam de desafiar a si e os amigos para ver quem terminava os jogos mais difíceis.

Isso gerou uma demanda grande na indústria, que produziu vários jogos fantásticos para quem curte se testar ao limite. No melhor estilo souls, conheça 5 jogos difíceis e sombrios da época que deram o que falar no Mega Drive:

Chakan

Lançamento:  1992

Produtora: Sega/Extended Play

Chakan foi baseado em um quadrinho do autor  Robert A. Kraus. Nele, Chakan é um guerreiro que é extremamente confiante nas suas habilidades, tanto que certa vez diz que nem mesmo a morte poderia detê-lo.

Ao ouvir essa blasfêmia, a morte quis testar o guerreiro e propôs então um desafio a ele. Caso ele passasse por todos os níveis e derrotasse a morte, ela garantiria a ele vida eterna. Caso contrário, ele seria um escravo dela para sempre.

No gameplay, você tem que escolher entre 4 portais, um para cada elemento da natureza. Cada um deles te leva a um conjunto de 3 fases, que você tem que passar sem morrer, se não volta para o hub de seleção de portais. Mas relaxe um pouco, suas vidas são infinitas.

Te lembrou algum jogo?

No início de cada portal você recebe uma arma extra que modifica o jogo. Uma marreta para quebrar paredes e um gancho para escalar paredes estão entre elas.

Chakan ficou conhecido pela sua enorme dificuldade e ambientação extremamente competente, se não conhece o jogo ainda, não perca mais tempo.

Alien 3

Lançamento:  1992

Produtora:  Probe Software

Baseado no filme de 1992, Alien 3 é um jogo que oferece altas doses de desafios ao colocar o jogador no comando da heroína Ellen Ripley, que se encontra em um planeta que na verdade é uma colônia penal de segurança máxima.

Sua missão é salvar todos os prisioneiros e acabar com os terríveis aliens que infestam a prisão de Fiorina Fury 161, percorrendo cenários icônicos presentes no filme, juntamente com outras áreas, como o açougue, exclusivo do jogo, e o covil alien, vindo do filme anterior, “Aliens: O Resgate”.

Com ação na vertical e horizontal, os cenários são relativamente longos em forma de labirintos complexos. Para aumentar ainda mais a dificuldade, há um tempo limitado para salvar todos os prisioneiros e encontrar a saída antes que o cronômetro se esgote e uma vida seja perdida.

Preparado para esse desafio?

Ghouls’n Ghosts

Lançamento: 1989

Produtora: Capcom/Sega

Ghouls’N Ghosts é a continuação direta de seu jogo anterior, chamado de Ghosts’n Goblins e lançado originalmente pela Capcom nos arcades. Três anos após os acontecimentos do primeiro game, os demônios voltam para atormentar a vida do cavaleiro Arthur. Com um feixe de luz, eles roubam a alma da princesa Prin Prin, que agora depende do herói para ter sua vida de volta. Ele então vai em busca de derrotar o maléfico Loki para restaurar a ordem.

No gameplay, ele é um clássico side scrolling, mas conta com diversas mecânicas que fizeram dele o jogo único. Uma delas é a adição e de várias armas e armaduras durante a aventura. Dependendo de onde o jogador pulasse, um tesouro era revelado e podia conter novas armaduras ou armas com efeitos especiais. Arthur pode atirar em todas as direções para derrotar os inimigos mortos-vivos que aparecem nas fases.

São 5 fases mais a última chefe, mas o jogo te retorna a fase 1 após terminar as 5 primeiras e te premia com uma arma sagrada, que é necessária para abrir a porta que dá até a câmara do Loki. Tá esperando o que para salvar a pobre princesa Prin Prin?

Shadow of the Beast

Ano de lançamento: 1991

Produtora: Reflections/WJS Design

O jogo conta a história de um garoto que foi raptado e alvo de experimentos com magia negra durante toda sua vida, o que o transformou em um monstro a serviço da besta Maletoth. Certo dia, ele tem lembranças de memórias da sua vida de humano, tudo graças a ter assistido a execução de um homem, que ele lembraria ser o seu pai. Aarbron é o nome da nossa besta, que agora procura vingança contra Maletoth para quem sabe recuperar o seu corpo humano.

Segundo o designer do jogo, Martin Edmonson, tudo foi planejado para ser o mais difícil possível, uma vez que eles odiavam jogos fáceis. O gameplay funciona com um side scroller em que o jogador tem que derrotar vários inimigos e chefes durante o percurso. O jogador tem apenas 12 pontos de vida e ao perdê-los, é game over total, não existe continue aqui.

O jogo inovou bastante por permitir explorar os cenários de maneira diferente após conseguir certos itens chave, o que para muitos é um marco para o fim da linearidade nos jogos. A recepção da época foi muito boa e ele ganhou notas máximas de diversas revistas.

The Immortal

Ano de lançamento: 1991

Produtora: Eletronic Arts

Você acorda em uma sala sozinho. Você é um mago sem nenhuma arma no momento. Você então vê uma imagem do seu mentor, que por mágica começa a falar e diz que está em perigo na parte mais baixa do labirinto. Entre você e o mentor, Goblins e Trolls estão travando uma guerra sangrenta que você acabará por intervir para prosseguir. Ao longo da jornada, você irá dormir em camas espalhadas pelo labirinto. Ao sonhar, você descobrirá mais sobre a história e quem é o seu mentor em apuros.

No gameplay, a câmera é isométrica, fazendo aquele sistema de falso 3D. O seu mago vai pegando armas e magias ao longo da aventura, além de itens que podem te ajudar a prosseguir pelas 8 fases do labirinto.

Você pode resolver o combate com magias a distância ainda no modo isométrico, mas no geral, você irá tocar nos inimigos e iniciar um modo de combate, em que a câmera volta ao tradicional 2d e você pode utilizar de rolagem e golpes para vencer, lembrou algum jogo?

Não fosse pela linearidade, que na época era um ponto muito negativo para jogos de RPG, ele seria um dos marcos do Mega Drive e das outras plataformas onde foi lançado. Ainda sim, sua recepção foi altamente positiva e ele se tornou um sucesso da época que ainda hoje é imperdível.