Por ter sido um dos pioneiros no mundo dos videogames, o Atari 2600 também trouxe inúmeras inovações que vemos até hoje nos consoles mais modernos.

Controles sem fio, games por download e até mesmo jogos que estimulam atividades físicas fizeram parte da história deste lendário videogame. Pensando nisso, hoje nós do Blog Tectoy resolvemos trazer dez pioneirismos do Atari 2600.

1. Primeiro videogame a ter controles Wireless

O Atari 2600 foi o primeiro videogame da história a ter controles sem fio. Lançados em 1983, o controle CX-42 usava ondas de rádio para transmissão de informações.

2. Pioneiro no download de jogos

Se o SEGA Channel já impressionava por ter conexão com a internet, saiba que no início dos anos 80 a Atari lançou um cartucho chamado “CVC GameLine” em que era possível baixar jogos através da linha telefônica. Segundo a propaganda, era possível jogar mais de 100 jogos em apenas um único cartucho.

3. Conversões ruins de filmes em games? Começou no Atari 2600

No mundo dos games é comum que um jogo baseado em filme nunca fique com uma qualidade desejável. A principal razão por trás disso é que, via de regra, os jogos são feitos apenas para promover o longa-metragem, ao mesmo tempo que utiliza a popularidade do mesmo para “fazer um dinheiro”. Por essa razão, as desenvolvedoras não se preocupam em levar experiências inovadoras, caprichadas, com “visuais incríveis” etc.

Curiosamente, até nisso o Atari 2600 foi pioneiro! O filme “E.T – O Extraterrestre” lançado em 1982 foi fenômeno em popularidade nos cinemas e, querendo “pegar carona” em seu sucesso, a Atari resolveu desenvolver um game baseado no filme.  Infelizmente, a baixa qualidade do título não rendeu o sucesso esperado e ele é considerado o “primeiro jogo ruim baseado em um filme”.

4. Primeira conversão de Arcade da história dos games

Space Invaders, lançado em 1980, foi o primeiro jogo oficialmente licenciado a ser convertido dos Arcades para um console caseiro. Antes teve o Pong, mas no caso, este não foi convertido sob uma licença.

5. Primeiro “Killer App” da história

“Killer App” é um jargão utilizado na indústria de tecnologia para programas que “justificam a compra” de um hardware. Nesse contexto, o Space Invaders também foi pioneiro, pois o jogo vendeu cerca de dois milhões de cópias ao longo de um ano e quadruplicou as vendas do Atari 2600.

6. Easter Eggs nasceram no Atari

No jogo Adventure há uma sala secreta escrito “Created by Warren Robinnet” na vertical (foto acima). Pelo que se tem conhecimento até hoje, esse foi o primeiro Easter Egg da história dos games.

Sua história é curiosa: na época, a Atari não permitia que os desenvolvedores fossem creditados em seus jogos, temendo que a identidade dos programadores fosse “descoberta” e, desse modo, companhias rivais os chamariam por preços mais atraentes. Insatisfeito com a decisão, Warren Robinnet resolveu “trollar” a Atari e criou uma sala secreta acessada por um item especial.

7. Adventure e seus pioneirismos

Além do Easter Egg do ponto anterior, o Adventure também foi pioneiro em muitas coisas! Ele é considerado o primeiro jogo de ação e aventura dos consoles, assim como o primeiro do gênero fantasia. Foi também o primeiro a ter itens na tela e uma espécie de “mundo aberto” onde você podia andar livremente para qualquer lugar, sendo considerado também o primeiro game “Open World” da história. Saiba mais dele em nossa matéria especial!

8. Game de exercícios físicos? Conheça Puffer! Jogo cancelado da Atari

via Martin Goldberg/AtariHQ

Antes dos videogames com sensores de movimento, a Atari já “apostava” em jogos de exercícios físicos no Atari 2600 no início dos anos 80. Puffer seria um título em que você controlava uma bicicleta ergométrica e um carro de corrida na tela (baseado no jogo Pole Position) iria correr mais rápido ou mais devagar dependendo do seu desempenho.

9. Primeiro game Third Party

Atualmente propriedade da Blizzard, a Activision foi o primeiro estúdio independente “third-party” a desenvolver jogos para consoles. O primeiro game deles foi Dragster, lançado em 1980, programado por David Crane, que dois anos depois seria conhecido pelo Pitfall.

10. Primeiro videogame de sucesso comercial

Muitos jogadores acreditam que o Atari foi o primeiro videogame comercial da história, o que não é verdade, já que o Magnavox Odyssey surgiu em 1972, cinco anos antes. No entanto, o Atari 2600 foi o primeiro videogame comercialmente bem sucedido da história, vendendo milhões em todo o mundo, enquanto o Odyssey ficou na casa das 350 mil unidades, quando foi descontinuado em 1975.

Atari Flashback 8 & Portátil

Com saudades do Atari? Não deixe de conferir a edição Atari Flashback Portátil (com 70 jogos na memória) da Tectoy, incluindo clássicos como Pac-Man, Dig Dug, Pitfall!, River Raid e Frogger! Acesse o site oficial para mais informações sobre os produtos!