Jurassic Park é um game desenvolvido pela extinta BlueSky Software e publicado pela SEGA em 1993 para promover o filme homônimo. Chegou a ganhar uma sequência devido ao sucesso do longa metragem, o Jurassic Park: Rampage Edition.

SUPER PRODUÇÃO TAMBÉM NO MEGA DRIVE

O desenvolvimento é bem interessante: no início, a Acclaim e a Activision tinham conseguido os direitos para produzirem um jogo baseado no clássico de Steven Spielberg, mas acabaram perdendo para a SEGA, e esta deu a “missão” a BlueSky Software para desenvolver um título baseado no longa-metragem.

Segundo a edição de junho da revista Sega Visions, para conseguirem reproduzir fielmente o comportamento dos dinossauros, a equipe de desenvolvimento conversou pessoalmente com o paleontólogo Robert Bakker, que chegou a dissecar uma galinha de supermercado para demonstrar as semelhanças entre a anatomia de um dinossauro e de um pássaro.

Além disso, também foi o primeiro game da SEGA a utilizar os Silicon Graphics, um ano antes de Donkey Kong Country para o Super Nintendo fazer o mesmo. Isso foi possível porque eles usaram os computadores que anteriormente foram utilizados para gerar os dinossauros em CGI do Filme.

Já os modelos dos dinossauros foram feitos com a técnica stop-motion, onde os desenvolvedores pegavam um boneco articulado e fotografavam quadro por quadro, enquanto o protagonista Dr.Grant foi feito por um ator filmado em um cenário azul e depois digitalizado em computador, utilizando a mesma técnica feita em Mortal Kombat.

Para enriquecer a experiência, os desenvolvedores também pegaram elementos do livro  Jurassic Park escrito por Michael Crichton e, após um ano e três meses de desenvolvimento, o jogo foi exibido na Consumers Electronics Show em junho, e dois meses depois chegou ao público.

BOM JOGO DE UM BOM FILME

Chama a atenção que o jogo está acima da média quando falamos de adaptações do cinema para os games, algo que até então era praticamente exclusivo dos jogos da Disney.

A jogabilidade é a típica dos anos noventa: visão lateral com elementos de plataforma, mas com o diferencial de ter dois personagens jogáveis: o paleontólogo Dr.Alan Grant ou um Velociraptor (!), e cada um deles tem missões distintas.

Caso escolha jogar com o paleontólogo, seu objetivo será fazer com que os visitantes da ilha escapem em um helicóptero, além de enfrentar os dinossauros. Para isso, Grant conta com um arsenal para enfrentar os monstros jurássicos, incluindo armas tranquilizantes, granadas, gás e até mesmo um lança-foguete.

Já com o Velociraptor, a missão é eliminar todos os seguranças do parque, e como é de se esperar, ele é muito mais rápido e forte que o Dr.Grant, mas seus ataques são apenas de curta distância. Cada personagem proporciona experiências bem diferentes, mas fica a sensação de que jogar com o Grant é o “modo principal”, enquanto jogar com o Velociraptor é o “modo extra”. No entanto, aumenta o fator replay e dá variedade ao título. Ponto para a BlueSky Software.

Os gráficos também são muito bons, em especial dos personagens e inimigos, com animações fluidas. Os cenários já não impressionam tanto, mas em nenhum momento temos a sensação de estarmos em ambientes genéricos. O áudio também não deixa a desejar, com músicas e efeitos sonoros convincentes.

Também há três níveis de dificuldade, sendo que cada um deles realmente honra o desafio proposto. O modo fácil deixa o jogo mais fácil mesmo, o médio é o que a maioria dos jogadores vai querer, enquanto o difícil faz com que os inimigos te deem mais dano e ataquem com mais frequência.

TAMBÉM TEM SEUS DEFEITOS

Apesar de transmitir uma boa experiência, o game tem alguns defeitos: o primeiro é que ele é muito curto, e um jogador experiente pode zerar com os dois personagens em menos de uma hora.

O segundo é que uma vez zerado com ambos, não há mais nada o que fazer, a não ser repetir a experiência. Não há passagens secretas, caminhos alternativos, ou formas diferentes de jogar. Por fim, ele também não inova, e tudo que foi visto nesse game já existia em jogos anteriores.

No fim das contas, Jurassic Park é uma ótima experiência e a prova de que um jogo não precisa ser feito “de qualquer jeito” para promover o longa metragem. Mesmo não inovando e sendo bastante curtinho, o jogo é divertido e merece uma conferida.

E você? Já jogou o jogo do Jurassic Park? Diga sua opinião!