Mazin Saga: Mutant Fighter é um jogo desenvolvido pela extinta Almanic Corporation que mistura elementos de beat´em´up com jogos de luta e é exclusivo para o Mega Drive. Foi lançado em 1993 e é baseado no mangá japonês Mazinger Z.

SE PASSA NO FUTURO…

Se passando no futuro ano de 1999 (!!!), o Deus Kaiser Hell começou uma invasão para controlar o planeta Terra usando robôs gigantes conhecidos como “Bio Beasts”. Dominando o mundo inteiro em apenas poucos meses, o planeta entrou em caos e poluição, afetando todo o ecossistema.

Os sobreviventes escaparam do holocausto ao se esconderem em baixo da terra. Um deles era o doutor Kabuto, que secretamente criou sua arma que pode reverter tudo isso: Mazinger-Z. Está nas mãos dele salvar o mundo.

ISSO É POSSÍVEL NO MEGA DRIVE?!

“De cara”, o que mais chama a atenção nesse jogo é a qualidade de animações, sendo bem atípica para os jogos do Mega Drive, em especial na luta contra os chefes. Este último utiliza o sistema de batalha como um jogo de luta e conta com gráficos e visuais próprios, que são bem mais detalhados que as partes em beat´em´up.

Já as partes em beat´em´up são tudo que você espera do gênero: anda para esquerda ou para a direita e deve derrotar uma ordem de inimigos que aparece para poder prosseguir. Chama a atenção que são 5 fases com 3 atos, mas cada ato procura explorar um sub-tema, o que aumenta a variedade e evita a sensação de mesmice.

Na primeira fase, por exemplo, o primeiro ato se passa nas ruas de uma cidade, enquanto o segundo se passa na parte mais destruída da mesma cidade e no entardecer. Por fim, o último ato é no topo de um prédio a noite.

Também houve uma preocupação em diversificar a experiência no geral, incluindo fases com temas diversos, como a de gelo, que também serve como um templo budista; a do deserto que você foge de um dinossauro; a da floresta com insetos gigantes e com muitas sessões de plataforma etc. Criatividade é o que não faltou por aqui!

Por falar em criatividade, alguns chefes gigantes dos momentos em beat´em´up também chamam a atenção, tanto por serem imaginativos quanto por serem muito bem detalhados também. A trilha sonora também cumpre bem o seu papel, apesar de não ser o ponto de destaque do jogo e a jogabilidade, em um geral, é bem intuitiva e fácil de aprender.

UM POUCO DESBALANCEADO

Provável que o maior problema seja as fases que “andam sozinhas”, já que há mortes em buracos que podem fazer muitos jogadores quererem “arrancar os cabelos” devido ao posicionamento não muito intuitivo deles. Sabe aquele estilo de fase decoreba? Pois é isso que estamos dizendo!

Além disso, as partes de jogos de luta não contam com a mesma excelência de jogabilidade que as partes beat´em´ups. São legais e funcionam, mas são muito básicas e as fases comuns continuam melhores. Outro ponto é que, mesmo sendo um beat´em´up, ele é exclusivo para um jogador. Seria bem bacana ter suporte para dois e, nesse ponto, a Almanac ficou devendo.Por fim, os cenários de algumas fases parecem um pouco pobres. Talvez tenha sido o preço pago por terem enriquecido tanto as animações.

Mas quer saber de uma coisa? Nem se preocupa! Pode pegar o Mazin Saga: Mutant Fighter que encontrará um excelente beat´em´up do Mega Drive!

Sendo uma escolha bem menos óbvia que os games clássicos, é provável que muitos não o conheçam, até mesmo porque a Tectoy não o lançou por aqui. A típica “joia rara” que um jogadores “arqueólogos” encontrarão e vão recomendar aos amigos!