Mega Man The Wily Wars é uma coletânea dos três primeiros games do azulão da Capcom, mas remasterizado em 16 bits. Por ter sido um game criado “do zero”, ele possui muitas diferenças e bastidores “pra lá” de interessantes.
De acordo com o Keiji Inafune, o desenvolvimento do game foi um grande “pesadelo”, sendo extremamente lento e com pouquíssimos recursos disponíveis. Segundo ele, quando o jogo foi finalizado ele pensou:
“Foi tão ruim que eu não acreditava que conseguímos chegar ‘até aqui’ vivos. A equipe perguntou posteriormente se esse pesadelo todo era realmente necessário, levando a mudanças em nossa equipe para evitar situações similares no futuro”.
Mega Man
- No lançamento original, os mestres robôs eram representados por seus sprites na tela de seleção de fases. Em Wily Wars, utilizaram fotos do rosto para se assemelhar aos jogos Mega Man 2 e Mega Man 3;
- Cut Man é mais difícil em Wily Wars, já que o Mega Buster tira 1/3 do dano quando comparado ao original. Bomb Man também é mais difícil, já que ele vai mais “para cima” de você, enquanto no original ele pula para o outro lado da ela;
- Um bug que permitia causar “dano infinito” pausando e des-pausando o game sucessivas vezes foi corrigido;
- No jogo original, havia um bug em que você morria nos espinhos mesmo após ser atingido por um inimigo. Em Wily Wars, a invencibilidade temporária funciona nos espinhos.
- Mega Man pode pular muito mais alto na água desta vez;
- A música da tela de título é oriunda do Mega Man 3, isso porque no jogo original não havia música;
Mega Man 2
- Não há um nível de dificuldade para selecionar, já que o game funciona apenas no modo “difícil”;
- Quick Man é consideravelmente mais lento nesta versão;
- Flash Man só toma um dano ao invés de dois como no lançamento original;
- Wood Man é mais alto neste games, tornando a batalha mais desafiadora devido ao seu ataque Leaf Shield.
- Quando o jogador perde todas as vidas, ele ainda mantém os E-Tanks em seu inventário. Em Wily Wars, mesmo após o game over, os tanques de energia permanecem.
Mega Man 3
- Os tons de cinza dos sprites do Proto Man foram alterados para branco;
- No menu de seleção das armas, o Rush é azul e não vermelho;
- A música do Castelo no mapa do Wily foi diminuída;
- Os obstáculos em forma de “crocodilo’ da fase Hard Man são ativados de modo mais rápido que o jogo original;
- Os cheats do controle 2 possíveis no Nintendinho foram removidos;
Válido para todos
- Os controles são um pouco mais “duros” quando comparados ao original;
- O modo “password” foi removido de Mega Man 2 e 3 e agora é possível salvar o jogo;
- O game é notado pelos constantes slowdowns, deixando as batalhas contra os chefes mais fáceis;
- As telas de título são baseadas nas versões japonesas dos games, alterando apenas o nome Rockman para Mega Man.
- Para promover o game no Mega Drive, há uma arte conceitual onde o Mega Man aperta as mãos do Sonic (foto acima)
- Este game foi indicado para maiores de 13 anos pelo serviço de classificação indicativa Australiano.