Há vários anos circula uma lenda de que o cantor Michael Jackson estaria envolvido na composição da trilha sonora de “Sonic The Hedgehog 3” – algo nunca confirmado pela Sega, mas corroborado por algumas pessoas que trabalharam no game.

Hoje, algumas novas informações compartilhadas pelo canal de Youtube ManWhoRuns parecem confirmar essa história. A informação foi compartilhada por ninguém menos que Naoto Oshima, um dos criadores de Sonic.

Para promover o lançamento do volume final de The Untold History of Japanese Game Developers, estou compartilhando esse segmento de entrevista com o criador de Sonic the Hedgehog, Naoto Ohshima, além de um breve editorial que escrevi sobre como o mistério do envolvimento de Michael Jackson com Sonic 3 tem ocupado o interesse de todos por mais de 20 anos“, diz a descrição do vídeo.

Sonic 3 ainda guarda mistérios, mesmo após 24 anos de lançamento

John Szczepaniak, o autor do livro, estava entrevistando Youji Ishii em 2013, produtor do jogo “Michael Jackson’s Moonwalker” para arcades, quando perguntou sobre o envolvimento do astro com a trilha musical de Sonic 3. Ele respondeu que era melhor perguntar para Naoto Oshima, que estava diretamente envolvido com o game e que tinha “uma história incrível para contar“.

E claro que quando ele encontrou o outro game designer, perguntou o que ele sabia. A resposta foi:

Michael Jackson foi gentil o suficiente para fazer algumas músicas para o jogo. Ele nos enviou uma fita de demonstração e todos nos reunimos para ouvir. E era música, mas Michael Jackson tinha feito tudo com a boca. Era uma batida rítmica, mas uma camada após a outra, completa com oohs e aahs, uma faixa de bateria, trombetas simuladas – tudo simplesmente feito pela boca de Michael Jackson. E, claro, com sua marca registrada ‘Wow!’ Uma gravação multipista em que cada faixa foi cantarolada por Michael Jackson – era inacreditável. Infelizmente, devido a vários incidentes, não fomos capazes de usar as músicas de Michael Jackson. Mas a Sega provavelmente ainda deve possuir essa fita fantasma!

Apesar de Oshima afirmar que a Sega não utilizou as músicas, muitos temas de Sonic 3 lembram bastante canções do Rei do Pop, como a música “Jam”, por exemplo, que lembra a Carnival Night Zone, ou o tema dos créditos que lembra “Stranger in Moscow”.

Em uma elaborada matéria postada pelo The Huffington Post em 2016, a participação do cantor já havia sido confirmada por membros da equipe. Segundo eles, Michael Jackson fez uma visita ao estúdio Sega Technical Institute, responsável pelo desenvolvimento do jogo, em 1993, quando foi convidado a compor as músicas para Sonic 3.

Abaixo você confere o vídeo compartilhado com a entrevista de Naotho Oshima: