Nightmare Circus é um jogo de ação lançado para o Mega Drive em 1996 aqui no Brasil pela Tectoy, sendo um dos poucos games que ficaram restrito ao nosso mercado. Nos Estados Unidos, chegou através do serviço Sega Channel no final do mesmo ano.

A história fala de um circo construído no deserto do Arizona, nos Estados Unidos. No dia da sua inauguração, ele foi queimado pelo vilão Jester, e este, após ser descoberto, foi condenado a morte. No dia de sua execução, Jester disse que as almas das vítimas do incêndio iriam ficar atormentadas por toda a eternidade.

Muitos anos depois, um nativo americano chamado Raven, que perdeu seus parentes no fogo, resolve investigar o local onde aconteceu a tragédia e, durante a noite, devido a energia psíquica do Jester, um circo fantasma aparece. É aí que começa a aventura.

A ideia é acompanhar Raven por diversas fases em um circo macabro, derrotando inimigos, e correndo “pra lá” e “pra cá’. O Raven tem algumas habilidades especiais, como se transformar em tornado, e outras mais comuns, como escalar paredes. Algumas fases possuem muitos detalhes no cenário e as animações do Raven são convincentes, enquanto a trilha sonora é, proposital ou não, bem assustadora, funcionando para a proposta do game e sendo um dos pontos mais elogiados pelos jogadores.

O game também te dá a opção de jogar em dois jogadores, sendo que um segundo jogador pode ser co-operativo ou controlar a legião do Jester,  ou também há um torneio em que o game fica parecido com os jogos de luta.

Infelizmente, o game é bastante confuso em seu modo principal, já que ele não se resume de “correr do ponto A ao B”, contando com diversos momentos de exploração, o que na teoria é uma boa ideia, mas na prática acabou deixando a desejar. Há momentos em que você simplesmente não sabe como prosseguir ou o que tem que fazer: se é derrotar inimigos, se é destruir a parede, ou achar uma saída.

Além disso, a colisão também é estranha, e em diversos momentos você tem certeza que chutou ou socou o inimigo, mas ele não toma dano, o que nos indica um lançamento prematuro do game.  É uma pena, já que um game de exploração, aliado a uma história mais sombria quando comparado a outros games de sua época, teria tudo para ser mais um clássico do console.  Decepciona também que o jogo também não tem um final, e assim que você o finaliza, simplesmente vem a cena de créditos.

Nightmare Circus não é dos melhores jogos de plataforma do Mega Drive. Com controles ruins e fases com layouts confusos, este é um game que deveria ter “ficado no forno” mais tempo para que as boas ideias tivessem sido melhor executadas. No entanto, vale a curiosidade de que a versão em cartucho é exclusiva de nós, brasileiros.

Leia também: confira os jogos brasileiros do Master System lançados pela Tectoy