Foi no dia 29 de outubro de 1988, há exatos 31 anos, que chegava ao mercado japonês um dos consoles mais queridos da Sega: o Mega Drive!

De lá para cá foi uma longa jornada e um extenso legado de jogos, que foram capitaneados principalmente pela franquia Sonic The Hedgehog, que até hoje continua na ativa a toda velocidade.

O console também marcou época pela sua batalha titânica contra a toda poderosa Nintendo, conquistando uma base sólida de fãs em todo o mundo, especialmente nos Estados Unidos e aqui no Brasil, quando foi lançado em 1990.

O desenvolvimento do console começou por volta de 1986, seguindo os lançamentos do SG-1000, SG-1000 II e o Sega Mark III – que viria a se tornar o Master System.

uma das primeiras propagandas anunciando o lançamento do Mega Drive no Japão em 1988 por 21 mil ienes (cerca de R$ 770,00, na cotação do dia). O rapaz na imagem é Seiko Ito, um conhecido escritor/cantor/artista no Japão

Seu projeto foi batizado de Sega Mark V (o IV foi a reformulação do Master System) e tinha como principais idealizadores o presidente da companhia na época, Hayao Nakayama, o designer de hardware Hideki Sato e o chefe da divisão de pesquisa e desenvolvimento, Masami Ishikawa.

Além deles, o designer de produtos Mitsushige Shiraiwa também participou da criação do icônico console, e você pode conferir aqui uma entrevista onde ele dá alguns detalhes sobre o trabalho.

Na época a Sega já havia conquistado fama como fabricante de jogos de arcade, principalmente por meio da sua placa Sega System 16 lançada em 1985 que recebeu cerca de 40 jogos, entre eles os clássicos Shinobi, Altered Beast e Golden Axe.

O plano do projeto era simples: fazer um console que pudesse reproduzir a experiência das máquinas de fliperamas dentro de casa.

Os projetistas então usaram a placa System 16, que popularizou o uso do combo Motorola 68000 e Zilog Z80 (utilizados em placas de arcades da Capcom e no sistema NeoGeo, por exemplo) como base para o hardware do Mega Drive, deixando-a mais simples para reduzir os custos.

Assim, em outubro de 1988 o Mega Drive era lançado com apenas dois títulos: Space Harrier 2 e Super Thunder Blade. O clássico Altered Beast e o obscuro título japonês Osomatsu-kun Hachamecha Gekijou viriam logo em seguida, fechando os poucos lançamentos no ano de 1988.

caixa original do primeiro modelo (HAA-2510) do Mega Drive lançado em 1988 no Japão

Desde o dia histórico do seu lançamento, o Mega Drive alterou para sempre o rumo da indústria de videogames, e trouxe incontáveis horas de diversão para a sua legião de fãs que até hoje lembram com carinho, e continuam jogando nesse grande videogame! Parabéns, Mega Drive, pelos seus 31 anos.

Você que nos acompanha e continua sendo fã do inesquecível 16 Bits da Sega, deixe um comentário para nós falando da sua história em homenagem ao console!

E lembre-se, mesmo com 31 anos nas costas, o Mega Drive continua na ativa no Brasil com a sua edição de 2017 vendida no site da Tectoy!

Abaixo dois dos primeiros comerciais do Mega Drive, estrelados por Seiko Ito: