Alguns meses atrás postamos aqui no Blog Tectoy uma notícia sobre um novo jogo indie até então conhecido como “Project Genesis”, mas agora oficialmente batizado de Phantom Gear.

Conversamos rapidamente com o estúdio argentino Bits Rule Games, responsável pelo desenvolvimento do título, e que nos explicou que o projeto é um jogo de plataformas de ação e aventura.

Nossa heroína Josephine deve lutar contra a Ocular Force, o antagonista de nossa história. Vamos postar mais informações sobre o enredo do jogo em nossas redes sociais em breve“, disse.

Este projeto está em desenvolvimento desde o final de 2018, mas antes disso fez vários testes com o hardware, desenvolvendo demos e protótipos.

Quando terminamos nossos testes e encontramos algo de que gostamos, começamos a planejar a primeira demonstração do Phantom Gear e montar um time. No começo éramos apenas dois: Agustín Garcia (programador) e Leonardo Cirius (diretor de arte)“.

Garcia e Cirius então fundaram a Bit Rule Games e logo depois adicionaram mais duas pessoas à equipe: Marcos Rebollo como game designer e Toni Leys como músico – um “grande expoente da música chiptune na Argentina”, conforme nos explicaram.

Escolhemos fazer um jogo de plataformas porque o escopo do projeto é mais gerenciável. Se escolhermos algo mais ambicioso e grande (como um RPG), podemos cair em um longo ciclo de desenvolvimento. Então, decidimos fazer um jogo tipo arcade“, disseram sobre a escolha do projeto.

Nossa principal inspiração para o jogo é Mega Man X, mas também podemos incluir outros jogos como Wonder Boy, Monster World IV, Castlevania e Ghouls ‘n Ghosts. Nós realmente amamos jogos de plataforma e eles são um grande ícone da geração de 16 bits“, revelaram ainda.

A escolha pela plataforma Mega Drive se deu “por vários motivos“.

É o console que todos nós da equipe amamos e crescemos. Nos anos 90, era mais fácil encontrar produtos da Sega. Eles eram geralmente clones chineses, mas às vezes nós éramos capazes de encontrar produtos da Tectoy por aqui. Outra razão é que podemos encontrar mais informações sobre como desenvolver um jogo na internet. Existe uma grande comunidade de desenvolvedores sobre o Mega Drive“.

Você pode encontrar ferramentas para desenvolver jogos mais fáceis, como o SGDK, Second Basic e BasiEgaXorz. Mas no final decidimos fazer o nosso jogo como nos anos 90: em linguagem de montagem pura e fazendo nossas próprias ferramentas. Isso nos permite aproveitar todo o potencial do Mega Drive“, explicaram ainda.

Bem bacana, não é? Mais um título que mantém nosso eterno Megão em atividade plena!

Abaixo você confere um vídeo do jogo, e quem quiser já pode testar a demo, disponível para download neste link!