Disney´s Pocahontas é um jogo lançado para o Mega Drive no dia 1 de janeiro de 1996 e, seguindo a tradição dos jogos Disney, este veio para promover o longa metragem homônimo, porém não espere um jogo genérico e sem graça, sendo mais um título que prova o carinho (e o cuidado) que a Disney tem com suas marcas.

No game você controla a personagem-título e o guaxinim Meeko, tendo que alternar entre ambos para resolver enigmas e prosseguir na fase e, portanto, não se trata de um plataforma tradicional em 2D de “correr e pular”. Ao longo da jornada, a Pocahontas vai ganhando habilidades novas oriundas dos espíritos de animais, aumentando a complexidade do gameplay e do desafio.

Os visuais são muito belos para os padrões do Mega, estando consideravelmente acima da média.
Os visuais são muito belos para os padrões do Mega, estando consideravelmente acima da média.

“De cara”, o que mais chama a atenção são os gráficos, com belíssimas animações dos personagens e visuais muito ricos, com ótima distribuição de cores e tudo muito harmônico. Também há recriações de algumas cenas do longa-metragem que ficaram bastante fiéis.

Outro ponto de destaque é que o jogo da Pocahontas não tem inimigos, e como dito antes, a ideia aqui é você resolver enigmas para prosseguir. Todos eles são relativamente simples e os jogadores não terão muitas dificuldades em saber o que fazer, provavelmente porque o foco do game são as crianças. No entanto, a última fase já exige uma dose maior de desafio, e você terá de usar praticamente todas as habilidades aprendidas ao longo do game em alta velocidade para poder chegar ao final.

Talvez os principais pontos negativos sejam sua duração e o baixo fator replay. Uma vez zerado o jogo, você simplesmente sabe tudo o que deve fazer e não há nada que te estimule a jogá-lo novamente, exceto um final secreto para aqueles que fizerem as condições que o jogo pede. Além disso, alguém que saiba como zerar o jogo pode fechá-lo sem esforço em cerca de 30 minutos.

No fim das contas, o game da Pocahontas é uma experiência divertida e chama a atenção por “sair da zona de conforto”, não se resumindo a ser mais um dos vários games de “correr e pular” para chegar ao fim da fase. Não subestima a inteligência do jogador, e é perceptível o esforço em um fazer um jogo bem feito. Quem ainda não teve a oportunidade de jogar, deve dar uma chance!