Um dos maiores clássicos da história dos videogames, o lendário Prince of Persia foi criado por Jordan Mechner e lançado em 1989 originalmente para o computador Apple II.

O jogo rapidamente chamou a atenção e causou repercussão no mundo dos games por apresentar uma animação graciosa e realista dos personagens – por meio de uma técnica conhecida como rotoscopia -, além de oferecer uma ambientação cinematográfica nunca antes vista em um game.

Prince of Persia coloca o jogador em um labirinto com diversos quebra-cabeças e armadilhas mortais, com a missão de escapar e salvar a princesa no tempo de apenas uma hora.

Os quebra-cabeças são inteligentes, o jogador deve saber o tempo todo onde pisa, quais poções beber e quais caminhos a seguir ou a evitar. Armado apenas com uma espada velha, as lutas desempenham papeis importantes com inimigos espalhados pelos cenários, que vão ficando cada vez mais complicadas.

Prince of Persia no PC MS-DOS (1990)

As 1001 Noites

A aventura se passa na Antiga Pérsia (hoje mais conhecida como Irã) quando o Sultão parte para uma guerra e deixa seu reinado aos cuidados do Grão-Vizir Jaffar, seu braço-direito. Sedento por poder, Jaffar aproveita a situação para assumir o lugar do soberano e corromper o reino com suas ambições. Para sacramentar sua posição como soberano, ele decide se casar com a filha do Sultão, a bela e solitária Princesa.

Porém a Princesa rejeita o Vizir, que não fica nada feliz e descobre que a mocinha na verdade está apaixonada por um jovem aventureiro. Jaffar ao saber disso, captura o infeliz e o joga nas profundezas dos calabouços de seu palácio e lança um ultimato para a Princesa: “Case-se comigo ou morra“, tendo o prazo de 60 minutos para se decidir.

A história parece familiar? Pois deveria, ela foi baseada no clássico da literatura persa As Mil e uma Noites – que também originou o conto que inspirou a famosa animação/live-action Aladdin da Disney.

O jogo ganhou versões em várias plataformas, incluindo claro os videogames da Sega, vamos conhecer melhor esses títulos?

Game Gear / Master System

Prince of Persia no Game Gear x Master System

As versões de Prince of Persia para Game Gear e Master System, desenvolvidas pela Domark em 1992, são praticamente idênticas e apresentam uma alta qualidade (especialmente nos gráficos), com várias melhorias em comparação ao original de Apple II (PC, Amiga) e de rivais como o NES e Game Boy. Um jogo que vale muito a pena jogar nestes sistemas

Sega CD

A versão para Sega CD foi desenvolvida pelo estúdio Bits Laboratory e é baseada nas versões de computadores japoneses como o PC-98 e X68000, assim como de PC-Engine. Apesar de manter a mesma estrutura do jogo original, esta versão conta com retoques nos cenários e cores diferentes. O protagonista também ganhou uma nova roupagem, incluindo um turbante e um colete, que agradou bastante a Jordan Mechner, quando viu o jogo refeito em um PC-98.

Mega Drive

A versão do Mega Drive foi a última lançada em uma plataforma da Sega em 1993, também pela Domark. Em termos gráficos, é o mais bem trabalhado e detalhados dos sistemas da Sega, com muitos retoques extras adicionados – graças ao excelente trabalho do programador Richard Walker, que reescreveu o jogo do zero no processador 68000 do Mega Drive, baseado e aperfeiçoando a já excelente versão de Macintosh. Apesar dos aperfeiçoamentos nos gráficos, os labirintos seguem a mesma estrutura de Jordan Mechner no decorrer de 60 minutos.

Curiosidades: o jogo possui duas versões distintas: a americana e a europeia, sendo que a última adiciona alguns cenários inéditos, músicas de fundo, um gameplay mais lento e cutscenes diferentes. Além disso, a versão americana possui uma cena da princesa que é na verdade baseada em uma ilustração de Boris Vallejo – não sabe quem é ele? Leia aqui um artigo nosso sobre esse grande artista!

Confira as comparações abaixo:

Boris Vallejo x Mega Drive

Prince of Persia 2

O enorme sucesso do jogo gerou uma sequência, Prince of Persia 2: The Shadow & The Flame, lançada originalmente para PC em 1993. Uma versão para Mega Drive foi planejada para 1996, mas foi cancelada já na fase final de desenvolvimento – a ROM desse protótipo pode ser encontrado na internet.

O jogo se passa apenas 11 dias após os eventos do Prince of Persia original, período em que foi aclamado pelo povo como um herói. No entanto, Jaffar está de volta e lança um feitiço trocando de lugar com o agora jovem príncipe e acaba tomando o trono do reino, enquanto nosso herói é expulso com a aparência de um mendigo.

Confira mais umas imagens do jogo abaixo: