O Mega Drive sem dúvida nenhuma foi o maior sucesso da Sega e gerou diversos clássicos inesquecíveis para os seus fãs, e até hoje ele ainda recebe jogos inéditos de qualidade de desenvolvedores indie.

Para relembrar alguns destes títulos, elaboramos um Top 10 Jogos de Ação/Aventura do Mega Drive, que certamente vai trazer doces lembranças para os jogadores veteranos que os jogaram na época, ou também servindo como uma lista de sugestões para quem descobriu o console agora.

Infelizmente, como sempre acontece em listas como essas, muitos excelentes títulos ficaram de fora, mas é claro que vocês podem comentar sobre eles nos comentários.

Obs: A lista não está em ordem de preferência e sim de ano de lançamento e os jogos são todos exclusivos do Mega Drive.

The Revenge of Shinobi – 1989

O jogo do saudoso ninja Joe Musashi foi um dos primeiros a mostrar do que o 16 bits da Sega era capaz, vindo diretamente dos arcades em uma aventura inédita lançada em 1989. O jogo fez um enorme sucesso e ainda trazia uma belíssima trilha sonora assinada pelo lendário Yuzo Koshiro – além de ganhar duas ótimas sequências no Mega Drive. Um jogo e personagem que marcou época e que está merecendo um revival decente nos videogames atuais!

Alisia Dragoon – 1992

Desenvolvido pela Game Arts em parceria com o estúdio de animação Gainax, Alisia Dragoon mostra um universo de fantasia muito bonito e criativo, onde o jogador controla uma jovem com poderes mágicos e que possui o controle de quatro criaturas para ajudá-la em sua jornada para vingar a morte de seu pai e salvar o mundo. Não fez tanto sucesso quanto merecia por falta de publicidade, mas possui um design artístico bastante inspirado e um desafio na medida! Quem precisa de Daenerys Targaryen quando se tem Alisia Dragoon?

Ecco The Dolphin – 1992

A Sega em seus tempos áureos foi uma das desenvolvedoras mais criativas do mercado, prova disso é a fantástica aventura que o jogador acompanha com o golfinho Ecco, que viaja pelo tempo para combater uma criatura extraterrestre que ameaça toda a vida aquática do planeta. Na época, e até mesmo nos dias de hoje, nada parecido tinha sido lançado no mercado – e ganhou uma sequência ainda melhor. Belos cenários, uma trilha sonora muito bem feita e um desafio hardcore para poucos jogadores!

Rocket Knight Adventures – 1993

Vendo o grande sucesso que Sonic fazia na época, a Konami resolveu investir em sua própria mascote e assim nasceu Rocket Knight Adventures, o primeiro jogo original da empresa para um console da Sega (ela já havia lançados outros títulos, mas não eram exclusivos). O personagem principal é um simpático gambá que luta contra um exército de porcos e seus robôs. O jogo possui o selo de qualidade A da Konami, que soube aproveitar bem os recursos do console e entregou um jogo excelente em todos os aspectos.

Gunstar Heroes – 1993

Gunstar Heroes da Treasure marcou toda uma geração é o típico jogo que só poderia ser lançado no Mega Drive, por causa do seu veloz processador que permitia uma aventura extremamente rápida e fluída, com a tela repleta de inimigos (coisa que o rival SNES jamais conseguiria fazer). Desenvolvido pela Treasure, foi lançado no final de 1993 e desde então vem sido citado por diversas publicações especializada como um dos melhores jogos de todos os tempos. Quem o jogou sabe muito bem que isso não é exagero.

Castlevania Bloodlines – 1994

A Konami conseguiu deixar sua marca com os fãs da Sega e resolveu investir em mais jogos exclusivos para o console, e assim tivemos uma aventura inédita de uma das suas mais famosas franquias, onde somos apresentados a dois novos protagonistas e uma sobrinha do Drácula, inspirada na condessa da vida real Elizabeth Báthory, que entrou para a história por uma suposta série de crimes hediondos e cruéis que teria cometido. O jogo foi muito bem recebido pela comunidade gamer e é lembrado até hoje.

Contra Hard Corps – 1994

E temos mais Konami na lista, novamente com uma aventura inédita de uma de suas franquias famosas. Contra Hard Corps é tido por muitos fãs como o melhor jogo da franquia, por apresentar uma ação intensa e dinâmica nunca vista antes, com quatro personagens disponíveis, cenários e inimigos extremamente criativos e uma narrativa com vários finais diferentes. E claro, uma dificuldade de arrancar os cabelos, como já era padrão da série. Este Contra, assim como os outros jogos da Konami, se destaca por apresentar vários efeitos especiais que supostamente o Mega Drive não era capaz de fazer, como zoom e rotação, uma cortesia da genialidade dos designers da empresa para os fãs da Sega. Simplesmente um jogo imperdível!

Alien Soldier – 1995

Em 1995 os consoles 16 bits entravam em decadência com o lançamento do PlayStation e Saturn, mas mesmo assim o Megão continuava a receber títulos grandiosos. Um deles foi Alien Soldier também da Treasure, mas que foi lançado apenas no Japão e alguns países da Europa, o que o deixou na obscuridade. O jogo segue o estilo de Gunstar Heroes, com ação veloz e inimigos pipocando por todos os cantos da tela. Apresenta um visual fantástico e design artístico inspiradíssimo, com várias criaturas bizarras e coloridas.

Vectorman – 1995

Vectorman chamou a atenção principalmente pelos seus gráficos pré-renderizados esculpidos em 3D e depois digitalizadas em 2D e inseridas no jogo, o que nos fornecia um visual e animações de qualidade ótima, recheados de efeitos especiais e o uso de luzes e sombreamento, tudo usando o hardware do console, sem chips extras. A trilha sonora é outro destaque, com temas eletrônicos e tecno bem eletrizantes, que poderiam até ser tocadas em uma danceteria. Um jogo viciante com diversão garantida, obrigatória para qualquer fã do 16 Bits da Sega.

Comix Zone – 1995

E por último, mas não menos importante, um dos mais criativos e inovadores jogos que já surgiu na história dos videogames. Comix Zone foi lançado na época em que os 16 bits estavam em baixa, dando lugar para a nova geração 3D que vinham com tudo, o que prejudicou a sua popularidade, virando um “clássico cult” com o tempo. Ele é o tipo de jogo que prova que o bom e velho Megão ainda tinha muito gás pela frente, mostrando uma personalidade própria e um estilo único. O título nos apresenta um herói, que é desenhista de histórias em quadrinhos, que acaba entrando em seu próprio gibi. A grande sacada foi fazer o design dos cenários imitando a diagramação de um gibi, o que oferece ao game uma qualidade totalmente surreal e diferente. Comix Zone é a prova de que é preciso muito mais do que uma simples borracha pra apagar um clássico da memória dos gamers.

BÔNUS STAGE

Castle of Illusion Starring Mickey Mouse – 1989

Era pra ser apenas 10 jogos, mas não podia deixar esse de fora. Castle of Illusion foi um dos primeiros títulos do bom e velho Megão, que trazia lindos visuais retratando o universo de Disney, animações incríveis e músicas e sons que faziam você pensar que estava assistindo aos desenhos animados. Aliás, o Mega Drive recebeu vários games exclusivos da Disney, todos sempre com um alto padrão de qualidade, mas para muitos gamers, Castle of Illusion é o melhor momento do famoso camundongo nos videogames.