O jogo “River Raid“, lançado em 1982 para o Atari 2600, certamente é um dos maiores clássicos da história dos videogames e foi um sucesso estrondoso na década de 80.

Pioneiro em seu gênero, o game apresentava um conceito simples, onde o jogador assume o comando de um avião de guerra destruindo o que aparece pela frente, mas a adição de várias funções inéditas fizeram de “River Raid” um título revolucionário para a sua época.

Logo de cara o que chamava a atenção era a sua progressão de tela vertical sobrevoando um rio, na qual não apenas o avião do jogador se movimenta, mas também os inimigos, em um período onde os jogos eram apresentados apenas com tela fixa, como os outros clássicos “Space Invaders“, “Asteroids” e “Galaga“.

O deslocamento de tela vertical em jogos de nave começou a surgir em 1981 nos arcades, com títulos como “Space Odyssey” da Sega, “Vanguard” da Tose/SNK, “Strategy X” da Konami, “Xevious” da Namco (esse de 1982) e “Caverns of Mars” da própria Atari, que possivelmente serviram de inspiração para a desenvolvedora de “River Raid”, Carol Shaw, que trabalhava para a Activision.

Isso mesmo, um dos games mais famosos da história foi concebido por uma mulher, em uma época que era raro ter profissionais femininas na área. Shaw inclusive é considerada a primeira mulher a trabalhar no setor de videogames – seus primeiros trabalhos foram “Polo” e “3-D Tic-Tac-Toe”, ambos para o Atari 2600 em 1978.

Carol Shaw na época em que seu jogo foi lançado

Eu queria fazer um game de tiro com movimento de tela, então comecei a desenhar e pensei ‘Se usar o campo de jogo para os gráficos, podem ser de 4 pixels de largura, então uma rolagem horizontal não vai funcionar bem, vai ficar muito irregular. Vou fazer a rolagem vertical’, porque você pode mover uma linha por vez, e a linha tem cerca de meio pixel, dando um movimento muito mais suave.

Outra coisa era o campo de jogo; se você não mudá-lo dinamicamente no meio da linha, pode ter a metade esquerda da tela idêntica ao lado direito, ou a metade esquerda espelhada no lado direito. Estava esboçando no papel quando pensei ‘Ah, posso fazer uma imagem espelhada, que vai parecer um rio com ilhas no meio’. É daí que veio o tema do rio“, disse ela sobre o desenvolvimento de “River Raid” em rara entrevista concedida ao Vintage Computing em 2011.

No game, pode-se voar apenas nas áreas azuis, que representam as águas do rio, enquanto os setores verdes representam construções rochosas, que se tocadas resultam na destruição imediata da aeronave.

Os alvos são navios, helicópteros e outros aviões, sendo que alguns permanecem estáticos enquanto outros possuem movimentos mais agressivos e inesperados, dando mais emoção à jogatina.

Mas além disso, Shaw adicionou um importante elemento que agregou um fator de estratégia ao game: áreas para recarregar o combustível do avião. Deixe o tanque esvaziar ao longo da jornada e seu avião explodirá. E muito cuidado ao sair atirando, pois os combustíveis podem ser destruídos e te deixar na mão na hora do aperto.

Outra grande sacada do game é possuir cenários randômicos com várias bifurcações e passagens estreita, oferecendo uma boa dose de desafio, sendo que a cada partida é uma nova experiência.

River Raid” foi um dos primogênitos nos jogos de nave com rolagem horizontal, lançado em uma era onde a criatividade e a simplicidade valiam mais do que visuais deslumbrantes. Um clássico divertido de se jogar até hoje, mais de 35 anos depois do seu lançamento original – e é um dos jogos que você pode encontrar em nossos Atari Flashback 8 e Atari Flashback Portátil!

*Existe um mito sobre o jogo ter um final, mas na verdade ao alcançar a pontuação de 1 milhão aparece seis pontos de exclamação no score e seu avião explode, com a tela congelando neste ponto.