Se você acompanha o Blog Tectoy então  já está ligado que a Sega encerrou os quadrinhos de Sonic lançado pela Archie Comics em 25 anos, e que agora se prepara para lançar uma nova série de HQs, em parceria com a editora IDW, que começa a ser publicada em abril com quatro edições semanais, para depois virar uma publicação mensal.

As histórias começarão do zero e serão escritas por Ian Flynn, velho conhecido dos fãs da Archie Comics, com desenhistas diferentes assumindo a arte para cada edição, sendo que uma equipe de arte rotativa assumirá o controle quando a publicação for mensal.

Para falar mais dessa nova série, o site GameInformer conversou com o roteirista Ian Flynn, que contou alguns detalhes sobre o projeto. Confira abaixo os trechos mais interessantes do bate-papo.

O que te atraiu para os quadrinhos em geral ou para os do Sonic em particular?

A razão pela qual eu comecei a fazer histórias do Sonic foi porque eu fui criado em uma família Genesis [como é conhecido o Mega Drive nos EUA], muito obrigado. Enfim, eu era um grande fã dos quadrinhos dos X-Men em geral, mas meu irmãozinho também gostava de lê-los. Mas essas HQs eram um pouco demais para uma criança de cinco anos, então, o que tinha na prateleira? Sonic. Nós gostamos dos jogos, então era seguro o suficiente. ‘Ele quer que eu os leia para ele? Ah, espere … isso é bastante interessante‘. Mas o que realmente me ganhou foi uma edição que recebi do meu melhor amigo, que era assinante da revista do Sonic. Ele disse: ‘Aqui, acho que você deveria ter isso‘. Perguntei por que, e ele respondeu: ‘Eu não sei. Eu só tive a sensação‘. E ali mesmo, isso me colocou na minha carreira pelo resto da minha vida, graças a ele.

Você fez alguns roteiros antes de Sonic ir para a IDW. Os velhos fãs terão um fechamento com o próximo relançamento? Essas novas histórias irão, de qualquer forma, continuar ou basear-se em algumas das tradições que você estabeleceu ao longo dos anos?

IDW é novo. Não há conexão com o material antigo, além dos criadores envolvidos. Todos nós estamos abordando isso como uma lousa em branco, totalmente fresco e novo. Você nem precisa se familiarizar com os jogos para começar a ler. Você sabe que Sonic é rápido, ele luta com robôs e o Dr. Eggman é um vilão? Você está pronto. Eu vou tratar esta série como as aventuras de Sonic deveriam ser. Rápidas e divertidas. Será suficientemente levada a sério para te conquistar, mas não tão a sério ao ponto de você revirar os olhos e dizer: ‘Qual é, esse é um ouriço azul‘. Eu adoraria que houvesse uma oportunidade para cobrir o que eu teria feito com a série antiga, mas estamos em águas inexploradas neste momento. As revistas da IDW ainda nem foram lançadas. É novo e também o nosso relacionamento com a Sega. Estamos sentindo que todos estão à vontade e o que podemos fazer com o futuro. Então, agora mesmo, não estou focado tanto em resolver o passado como eu estou configurando um futuro bem sucedido.

Agora que você está trabalhando com a IDW, existem mudanças ou liberdades criativas importantes que você já fez antes? Como é um novo mundo e cânone, onde você e a IDW querem levar Sonic de maneiras que não foram feitas antes?

Quando cheguei na revista original, já havia 15 anos de continuidade. Múltiplos escritores, editores, mudanças na direção da franquia do jogo, desenho animado – transformei todas essas coisas juntas. Havia tantas visões e eu era apenas uma pessoa tentando contribuir com a pilha. Eu tentei simplificar e trazer tudo para uma visão focada, mas era um monte de coisas! Com a IDW temos o pano de fundo dos jogos para desenhar, mas não há expectativas pendentes de como a revista deve ser. Ninguém veio antes e deu o tom ou fez algo maluco. Nós podemos fazer o que quisermos. Nós podemos ir aonde quisermos porque temos a mesma liberdade que Sonic tem de correr por aí.

Desde o início, só estou considerando o material do jogo, porque você nunca sabe o que o licenciador quer representar ou não. Então, mais tarde, podemos incorporar outros elementos mais antigos e outras pontas da franquia, mas agora mesmo, é a sensação do jogo principal. Histórias diretas, muita ação cinematográfica. Não há monólogos longos ou construções de um mundo profundo. Sem foco pesado no lore [conjunto de informações a respeito do universo construído] ou histórias de fundo. Está focado na aventura que temos na mão e com base nisso.

Trata-se da viagem em vez do destino.

Exatamente. Dito isto, pessoas que conhecem o meu estilo de escrita sabem que eu adoro longas continuidades, então vamos criar uma surpresa no início e que vai correr dentro do primeiro ano. Há uma nova força antagonista que … Eu não sei se posso falar sobre isso, mas as quatro primeiras edições estão construindo para algo, e será incrível quando chegarmos lá.

Alguma pista que você pode dar sobre essa nova força antagônica ou em que direção vai levar a história?

Eu direi que fãs de longo tempo provavelmente descobrirão muito cedo. Os fãs casuais vão achar novo, emocionante e interessante. Eles podem até não saber que é uma referência a algo mais antigo.

Então é um novo antagonista, mas é baseado em algo obscuro do passado dos jogos?

Sim. Pode-se dizer dessa forma.

Quais jogos você está se inspirando especificamente? A Sega está envolvida com os quadrinhos? Você vê a empresa colaborando com enredos vinculados aos jogos?

As primeiras edições são um tipo de sequência não oficial de Sonic Forces, que está mais fresco na mente de todos Você realmente não precisa jogar o jogo porque Sonic derrota Eggman e o mundo é salvo, mas porque o Dr. Eggman conquistou o mundo antes de sua derrota, ele tem todos esses exércitos de robôs espalhados pelo lugar e agora eles estão sem um líder. Todos ficaram loucos e eles estão formando esses grupos caóticos e perigosos, e Sonic está correndo para lidar com eles. Isso prepara o cenário, então, se você jogou Sonic Forces e você entrou no enredo sobre a Resistência, colocando seu próprio e pequeno amigo avatar lá, você ganha uma continuação da história. Aqui está o capítulo dois. Se tudo que você sabe sobre o jogo é que é sobre Sonic, você ainda sai ganhando.

Quanto ao relacionamento com a Sega, eles aprovam tudo. Do roteiro ao trabalho artístico, tudo deve passar por eles. Desta vez, eles estão mais diretamente envolvidos com as próprias histórias. Não que eles tenham ditado como devem ser, mas eles ofereceram sugestões aqui e ali sobre onde ajustar as coisas, e eu fiquei animado porque isso faz com que se tenha mais um ‘jeitão do Sonic‘, entende? Não é só eu fazendo Sonic como eu tenho feito todos esses anos. A Sega diz: ‘Essa é uma boa ideia, mas e se você fizesse isso?‘ e eu direi: ‘Sim, vamos fazer isso em vez disso!‘. Tenho certeza de que vamos incorporar elementos futuros dos jogos. Então uma coisa que eu estou tentando lembrar ao construir novos personagens é que eu quero que eles se sintam como se pertencessem ao universo do jogo, de modo que, se Sega disser: ‘Ei, isso é muito legal. Talvez devesse estar em um jogo‘, eu posso gritar como um porco feliz na esquina.

Se você tivesse a oportunidade de escrever uma história para um jogo do Sonic, o que você faria?

[Risos] Eu tenho ideias sobre ideias. Eu adoraria estar envolvido com qualquer jogo Sonic que extrapolasse, mas não seria minha responsabilidade construir a história. A minha compreensão é que a Sega apresenta a história base e os escritores extrapolam a partir daí. Muito parecido com o que fizemos com os quadrinhos relacionados ao Sonic Forces, que foram lançados nas redes sociais. Eles deram o enredo para cada edição e caiu para mim transformá-los em roteiros, decidindo onde a estava a contagem de páginas e como tudo deveria estar indo até o final. Eu imagino que qualquer jogo seria da mesma maneira. Aqui estão as mecânicas do jogo que estamos introduzindo, aqui estão os novos elementos da história e os personagens que queremos que você mexa – vá. Mas não tendo trabalhado em nenhum dos jogos, não tenho certeza 100% se é realmente assim. Eu adoraria descobrir, então cruzem os dedos.

Você tem uma nova personagem vindo: Tangle, a Lêmure [imagem acima]. O que a torna nova e diferente? E quanto aos novos vilões Rough e Tumble [imagem abaixo]?

Ao introduzir qualquer personagem novo na série, não quero que sejam bagagem ou supérfluos. Eu quero que eles preencham algum tipo de nicho que ainda não tenha sido fornecido pelos jogos. Por exemplo, o Dr. Eggman é o principal vilão. Não precisamos apresentar algum outro grande vilão. Sonic não precisa de outro colega porque ele tem Tails. Com Tangle, não há muitos papéis femininos dentro da franquia Sonic. De cabeça, sempre penso em Sonic, Knuckles, Tails e Shadow primeiro. Além disso, você tem Amy, que é um pouco ativa, está em todo o lugar. Rouge é competente, mas tem esse sex appeal estranho para um morcego de desenho animado. Cream é como uma criança de seis anos que não deve se envolver, então a personagem feminina que mais se destaca é a Blaze, e ela é incrível! Mas ela tem um background muito complicado, sendo de outra dimensão e assim por diante. Então, vamos ter uma personagem que pode facilmente ir às aventuras de Sonic e ser legal. Ela é inspirada no protótipo do design do Sonic. Um dos conceitos para Sonic era um coelho que poderia usar suas orelhas para pegar e lançar objetos. Esse estilo de jogo era muito lento para mostrar o poder do Mega Drive, então um ouriço foi escolhido para que ele pudesse rolar como uma bola, descer encostas, disparar no ar e assim por diante, para mostrar o quão rápido o processador poderia ser. O personagem coelho mudou para outro jogo chamado Ristar, que precisa de uma sequência!

Mas a ideia de um personagem que pode alcançar e agarrar os oponentes me conquistou, de modo que se transformou em Tangle. Agora, e se ela estivesse em um jogo estilo Sonic? Como seria a sua jogabilidade? Você tem o corre e pula tradicional, mas a sua cauda é como uma cinta que agarra as coisas, como se Sonic encontrasse Bionic Commando.

Com Rough e Tumble [imagem abaixo], você precisa de mais vilões do que apenas o grande malvadão. Você precisa de pequenos ingredientes para misturar as coisas, e eu acho que eles vão cumprir esse papel. Eles são tipos desagradáveis que são muito divertidos.