Peguem o bolo e acendam as velinhas, pois hoje, 3 de junho, a Sega comemora oficialmente 60 anos de fundação!

A empresa foi fundada por Martin Bromley e Richard Stewart como Nihon Goraku Bussan em 3 de junho de 1960 – mas sua história na verdade foi um empreendimento que começou cerca de 20 anos antes no Havaí, nos Estados Unidos, com a empresa Standard Games, com foco em fornecer máquinas de diversão em bases militares durante a Segunda Guerra Mundial.

Após a guerra, os fundadores venderam a Standard Games e fundaram a Service Games, batizada em homenagem ao foco militar, que gerou a Service Games of Japan como uma nova distribuidora durante a década de 50. O nome SEGA, uma abreviação de SErvice GAmes, foi usado pela primeira vez em 1954 na Diamond Star Machine, uma máquina caça-níquéis. Já o primeiro produto desenvolvido pela Service Games of Japan foi a jukebox Sega 1000.

jukebox Sega-1000

A empresa passou a ser popularmente conhecida como Sega Enterprises, Ltd. após a aquisição da Rosen Enterprises (fundada por David Rosen, um oficial americano da Força Aérea dos Estados Unidos no Japão), importadora de jogos de arcade e outras máquinas de entretenimento que utilizam moedas como cabines fotográficas, em 1965.

No final da década de 60 a companhia entrou no ramo de distribuição de arcades, sendo que sua primeira máquina desenvolvida foi Periscope, um simulador de submarino que se tornou um sucesso inesperado e levou a desenvolvimento de outras máquinas durante a década de 70.

primeiro arcade de sucesso da Sega

Em 1979 a Sega comprou a Esco Trading, uma empresa de distribuição de máquinas operadas por moedas no Japão, o que trouxe o nome de Hayao Nakayama para a empresa e que logo se tornou o vice-presidente de distribuição e responsável por suas operações no Japão.

No início dos anos 80, após uma desaceleração nos negócios de fliperama, o agora presidente da filial Sega Enterprises, Hayao Nakayama, propôs que a empresa usasse sua experiência em hardware para ingressar no mercado de videogames caseiros no Japão, o que levou ao lançamento do SG-1000 em 1983 – mesmo ano em que o rival NES também era lançado no Japão.

SG-1000, primeiro console doméstico da Sega

Em 1984 Nakayama e David Rosen organizaram um grupo de investidores para comprar a Sega Enterprises, com Nakayama assumindo o cargo de CEO.

Neste período, o console recebeu uma revisão com o SG-1000 II, e em 1985 uma terceira edição, o Sega Mark III, que seria rebatizado (e com visual reformulado) no ocidente como Master System – sendo que 1986 a Sega of America era criada.

E o resto, como dizem, é história. A empresa continuou atuando fortemente no mercado de arcades e no final de 1988 lançou o Mega Drive, que nos anos seguintes alcançou enorme sucesso nos Estados Unidos (como Sega Genesis) – graças ao comando de Tom Kalinske, CEO da Sega of America (e ao lado de Nakayama, um dos nomes de destaque na história da empresa). O sucesso se repetiu aqui no Brasil, graças à parceria firmada entre Sega e Tectoy.

Tom Kalinske, grande responsável pelo sucesso da Sega nos EUA

Vários jogos, personagens e franquias foram criados ao longo do tempo, mas sem dúvida um dos mais importantes não apenas na história da Sega mas também dos videogames em geral, foi o ouriço supersônico Sonic The Hedgehog, que surgiu em seu primeiro game em 1991 no Mega Drive para então ganhar o mundo – recentemente o herói ganhou um filme live-action de sucesso nos cinemas, com uma sequência já confirmada!

O Mega Drive é considerado o maior sucesso da empresa, com estimativas de vendas na casa de 40 milhões de unidades no mundo todo, e inclusive foi relançado recentemente no Brasil pela Tectoy em comemoração dos seus 30 anos. A Sega lançou outros sistemas, mas que não alcançaram a mesma popularidade. São eles:

  • Game Gear – 1990
  • Sega CD – 1991
  • 32X – 1994
  • Saturn – 1994
  • Dreamcast – 1998
o Mega Drive é relançado no Brasil com caixa e visual originais

E o Futuro? Go Sega!

Em 2001 a Sega anunciou o fim de produção do Dreamcast, largando de vez o desenvolvimento de hardwares para agora se dedicar apenas na criação e distribuição de softwares.

Desde então a empresa se dedicou ao desenvolvimento e distribuição de jogos multiplataforma, sendo seus sucessos mais recentes Yakuza 6, Sonic Mania e franquias como Total War e Football Manager.

Foram 60 anos cheios de novidades e uma jornada que está longe de terminar. A Sega prometeu algumas surpresas para celebrar esse dia especial e que deixou toda a internet em polvorosa, muito empolgada com o futuro da empresa.

Uma das novidades foi o anúncio do Game Gear Micro, que segue o lançamento do Mega Drive Mini e traz de volta o amado portátil em quatro versões miniatura – preto, azul, amarelo e vermelho.

Cada modelo virá com quatro jogos diferentes com um valor de cerca de 4.980 ienes (ou cerca de 240 reais, em conversão direta e na cotação do dia). Também está confirmado um acessório para aumentar o tamanho da tela. O lançamento, por enquanto, é limitado e exclusivo para o Japão, com a pré-venda já liberada e marcado para o dia 6 de outubro – justamente o dia em que o portátil completa 30 anos de lançamento.

Os jogos anunciados são: Game Gear Micro Preto (Out Run, Puyo Puyo Tsu, Royal Stone, Sonic the Hedgehog);  Game Gear Micro Azul (Baku Baku Animal: Sekai Shiikugakari Senshuken, Gunstar Heroes, Sonic & Tails, Sylvan Tale); Game Gear Micro Amarelo (Nazo Puyo: Arle no Roux, Shining Force, Shining Force II, Shining Force: Final Conflict); Game Gear Micro Vermelho (Columns, The G.G. Shinobi, Megami Tensei Gaiden: Last Bible, Megami Tensei Gaiden: Last Bible Special).

Ainda é esperado que a Sega revele mais novidades quentes nos próximos dias, vamos aguardar para ver! O que você gostaria que a empresa anunciasse – talvez versões mini de outros consoles como o Saturn e o Dremcast?