Shadowrun é um game lançado para o Mega Drive em 1994, sendo que no ano anterior  ele foi lançado para a concorrência, mas apesar de compartilharem o mesmo nome e universo, a versão de Mega Drive conta com diferenças significativas em jogabilidade e sistemas, portanto, são dois jogos diferentes. Isso acontece porque a versão para o console da SEGA foi desenvolvida pela BlueSky Software, enquanto no console da BigN veio pelas mãos da Beam Software. Em ambos os casos, o game é adaptado do RPG de mesa Cyberpunk Shadowrun.

Se passando em 31 de janeiro de 2058 em Seattle, nos EUA, um grupo de shadowrunners é brutalmente atacado por  seres desconhecidos, incluindo Michael, irmão do protagonista Joshua. Este último então viaja até a cidade querendo investigar o que aconteceu e também vingar a morte de seu irmão.

Chama a atenção que ele é um jogo bem atípico e a frente do seu tempo: é um RPG futurista, e não medieval como a grande maioria dos seus contemporâneos, explorando um universo cyberpunk distópico; apresenta um mundo aberto e nem um pouco linear, onde você deve realizar missões para prosseguir; além de uma customização bastante vasta (para os padrões do Mega) do personagem principal. De quebra, o jogador quem determina a personalidade do Joshua dependendo das respostas que ele dá.

No Mega Drive, você explora um mundo aberto em uma visão aérea típica dos RPGs daquele tempo. As batalhas são em tempo real, e no game você ganha pontos de karma, que são equivalentes ao pontos de experiência dos jogos tradicionais. Completando missões, matando inimigos e prosseguindo na história, você vai adquirindo mais pontos de karma e desse modo você pode evoluir.

Dentro do game há um sistema  inédito chamado “Matrix”, onde alguns personagens podem acessar a rede global de computadores e utilizar um personagem conhecido como “persona” para destruir chips, baixar dados e assim prosseguir no game. Nesse modo, o jogo fica em terceira pessoa, e a ideia é destruir chips e CPUS para poder hackeá-los.

Como um bom jogo do gênero, há diálogos que aprofundam a história, lojas para comprar itens etc. Além disso, há diversas missões alternativas e a campanha principal é bastante extensa para um jogo do Mega Drive, necessitando cerca de 8 a 10 horas para completá-la.

Shadowrun é um clássico muito a frente do seu tempo, sendo um jogo sandbox antes mesmo deste termo existir. Bom em todos os pontos, ele tem gráficos legais, uma trilha sonora bem ambientada que combina com cada momento proposto, é bem polido quanto a bugs (apesar de volta e meia acontecer), tem uma história bem desenvolvida etc. Talvez o único real defeito dele é que a médio prazo de torne um pouco repetitivo, mas isso não chega nem a “arranhar” o brilho do game.