A série Shinobi foi uma das mais importantes que carregaram a bandeira da Sega e do Mega Drive durante os anos 90, como já vimos aqui em nossas matérias sobre “The Revenge of Shinobi” e “Shadow Dancer“.

Em 1993 chegava o terceiro capítulo da saga do ninja Joe Musashi, chamado “Shinobi III: Return of the Ninja Master” (ou The Super Shinobi II no Japão). O desenvolvimento do jogo sofreu vários problemas e atrasos, que só foram resolvidos com a chegada do diretor Tomoyuki Ito – veja mais detalhes da produção do game nesta entrevista com o game designer.

Assim que foi lançado, “Shinobi III” logo agradou ao público e crítica e se tornou um dos maiores sucessos do Mega Drive. O jogo é tão divertido e tão cheio de qualidades, que muitos até consideram este o melhor título da série Shinobi. A boa fama do game é mais do que merecida; “Shinobi 3: Return of the Ninja Master” é superior a vários outros games do mesmo estilo em muitos aspectos.

O jogo tinha lançamento previsto para 1992, o que aconteceu só um ano depois. Para quem não sabe, esse foi um dos títulos mais esperados da época. Criou-se um hype devido as muitas revistas da época que publicavam matérias e prévias sobre o game, inclusive mostrando artworks e imagens de alguns estágios — sendo que algumas destas imagens sequer apareceram na versão final do jogo. O trabalho final acabou sendo muito diferente do que se especulava na época.

Mas a espera dos gamers valeu MUITO a pena!

Sucedendo o antigo game “The Revenge of Shinobi” (The Super Shinobi no Japão), de 1989, este título herda de seu predecessor todo o seu esplendor e suntuosidade, adicionando-se, claro, um aperfeiçoamento nos gráficos, qualidade sonora, jogabilidade, etc. Saiba por quê esse game ainda hoje é tão respeitado, ovacionado e aplaudido – principalmente entre os gamers mais antigos.

Zeed’s Resurrection

Neo Zeed, a organização criminosa que já havia sido derrubada anos antes, ressurge, dessa vez liderada por um tipinho perigoso, conhecido apenas pela alcunha de “Shadow Master”. Agora, assumindo o papel de Joe Musashi, você deve acabar com esta organização, usando suas técnicas de Oboro Ninjutsu. Oras, sem problemas, afinal você é o Shinobi — “mais forte do que o aço e mais rápido do que um redemoinho de vento!“. Só você pode acabar com hordas de ninjas, derrotar inimigos com armas de fogo e derrubar sozinho o império criminoso Neo Zeed!

No mais, o jogo não possui muita história além do que já foi dito. Tudo é ação e pancadaria, o que não chega a ser um defeito. Não há nenhum tipo de diálogo ou conversa entre Joe Musashi e os chefes ou outros personagens, tudo é resolvido na base da porrada mesmo, durante o jogo inteiro. O único storyline propriamente dito é aquele texto que está contido na tela de abertura e manual do jogo. Para a maioria, felizmente, o enredo é o quesito que menos importa nesse tipo de game.

Ninja versátil

A jogabilidade certamente é o ponto resplandecente do game! O quesito no qual ele merece mais aplausos! Sua mecânica é tão leve e simples, que o tornam um jogo legendário! O domínio sobre os controles é muito simples, e o jogo inteiro é cheio de movimentos variados e cenários com grandes espaços, com foco na agilidade e velocidade!

Além do tradicional pulo duplo e ataques com Shurikens e espada, nosso versátil ninja pode dar uma voadora colocando direcional para baixo + B, correr, se pendurar nas paredes e teto, defender e claro, usar as técnicas das magias Ninjutsu.

As quatro magias que podem ser usadas são:

– Ninjitsu of Ikazuchi: O poder do Trovão. Esta magia envolve Joe Musashi com uma energia luminosa que o protege de 4 ataques.

– Ninjitsu of Kariu: O poder do Fogo. Este poder evoca várias colunas de fogo com a forma de dragão, que destrói todos os inimigos da tela.

– Ninjitsu of Fushin: O poder da Flutuação. Este poder melhora sua agilidade, aumentando sua capacidade de pulo.

– Ninjitsu of Mijin: A arte de pulverizar. Esta magia destrói todos os inimigos da tela, mas ao custo de uma das suas vidas.

Além de tudo, há ainda fases em que Shinobi defronta seus antagonistas montado a cavalo, ou mesmo surfando em uma prancha de surf (!?), o que oferece ao jogador desafios diferentes entre uma fase e outra. Simplesmente espetacular!

Uma obra de arte

Claro que toda essa versatilidade nos movimentos precisa de cenários à altura, e os gráficos de Shinobi III não decepcionam nem um pouco, oferecendo uma qualidade visual generosa para o jogador. Os visuais são belos, com cenários de formas perfeitas e designs inteligentes, movimentos bem animados e cores de proporções harmoniosas.

As fases são um show à parte. O cenário da primeira fase, por exemplo é belíssimo, com aquela grama alta e folhas flutuando ao sabor do vento — acrescenta atmosfera ao jogo e já dá uma impressão bem bacana da qualidade visual do game. Muito bom!

As músicas do game não possuem o mesmo nível de qualidade de “The Revenge of Shinobi“, que foram compostas pelo mago da game music Yuzo Koshiro, mas se apresentam de maneira muito boa e eficaz. Os efeitos sonoros (sonoridade dos golpes e cortes de espada) estão todos no seu devido lugar. Nenhum deles é feio ou irá representar qualquer tipo de incômodo na hora do jogo.

Warrior of the Shadows

Mais um excelente game da série Shinobi, esse título é tão clássico que vale a pena cada segundo que você gasta jogando. Esse é um dos maiores e melhores jogos feitos pela Sega – e se você ainda não experimentou, não sabe o que está perdendo!. Dê a si mesmo a oportunidade de conhecer o clássico! Se você nunca jogou, aconselhamos que você se submeta à experiência de testá-lo. Mesmo que seja apenas para por este clássico à prova mesmo! Esse é o tipo de jogo que todo dono de Mega Drive precisa ter em sua coleção. O valor de replay também é muito alto (depois de fechar uma vez, você vai jogar de novo, e de novo…). Os belos gráficos e excelente gameplay fazem de “Shinobi III” um clássico inesquecível. Se você ainda não conhece, experimente! E não esqueça o lema do verdadeiro Shinobi: “Live by the blade, die with honor”.