O clássico Sonic The Hedgehog comemorou nesta terça-feira (23) aniversário de 29 anos de lançamento, e aproveitando essa data especial o Blog Tectoy fez uma lista com 10 games inesquecíveis do ouriço supersônico! Vem com a gente e confira se você conhece todos os jogos da lista!

*Obs: A lista não está em ordem de preferência.

1 – Sonic The Hedgehog (Mega Drive)

Lançado em 1991 para o Mega Drive, foi o jogo de estreia do nosso querido ouriço nos videogames. Foi um enorme sucesso assim que foi lançado, e além dos belos visuais e trilha sonora, tinha como destaque um gameplay com velocidade alucinante que não era encontrado em nenhum outro videogame da época. Agora, quase 30 anos depois, Sonic é um dos personagens mais famosos do mundo, tudo graças ao desenvolvimento do Sonic Team, encabeçado por Yuji Naka e Naoto Ohshima. Foi um dos grandes responsáveis pelo sucesso da Sega e do Mega Drive, especialmente nos Estados Unidos. Um jogo que marcou a história dos videogames!

2 – Sonic The Hedgehog 2 (Master System, Game Gear)

Na década de 90, além do Mega Drive, nosso herói azulão também apareceu em aventuras nos sistemas 8 bits como o portátil Game Gear e Master System. Um desses títulos é o ótimo Sonic The Hedgehog 2, lançado em 1992 com versões totalmente diferentes da do Mega Drive. Além de cenários totalmente inéditos, o game conta com algumas novidades interessantes, como o uso de carrinhos de minas, asa delta e bolhas de ar que transportam Sonic. Show de bola para os fãs das aventuras 8 bits!

3 – Sonic CD

O Sega CD também recebeu uma grande aventura do ouriço, o memorável Sonic CD, que começou como um projeto pertencente ao Sonic The Hedgehog 2, mas que por divergências no Sonic Team virou um projeto independente liderado por Naoto Oshima (enquanto Sonic The Hedgehog 2 era liderado por Yuji Naka nos Estados Unidos). Foi lançado no sistema em 1993 e rapidamente se tornou um dos games favoritos dos fãs do azulão até os dias de hoje. O jogo trouxe algumas novidades para a franquia, como a possibilidade de se viajar no tempo e encontrar diferentes cenários no passado, presente e futuro. O game também trouxe pela primeira vez cenas animadas do ouriço, apresentou os personagens Amy Rose e Metal Sonic e conta com dois finais diferentes para a aventura.

4 – Sonic 3 & Knuckles

Lançado alguns meses após Sonic the Hedgehog 3, o cart Sonic & Knuckles trouxe a revolucionária tecnologia Lock-On, que permitia conectar outro cartucho da franquia e obter novas opções. Surgia assim Sonic 3 & Knuckles em 1994, o game considerado por muitos fãs como o melhor do ouriço da era clássica. Entre as opções liberadas, o jogador podia controlar Knuckles em Sonic 3 ou coletar as Super Esmeraldas para liberar a transformação Hyper do ouriço e do equidna vermelho.

5 – Sonic Adventure

Após Sonic 3 & Knuckles, o Mega Drive e Saturn receberam ainda o game Sonic 3D Blast, com uma aventura isométrica que dividiu a opinião dos fãs. Foi só em 1998 que um novo game do ouriço geraria altas expectativas (e alcançadas!) com o espetacular Sonic Adventure para o saudoso Dreamcast. O jogo marcou época por ser o primeiro game 3D da saga principal, trazendo novos visuais para os personagens, pela primeira vez vozes (dublagem) para os nossos heróis, além de uma trama surpreendentemente elaborada. Ganhou uma sequência em 2001, o igualmente excelente Sonic Adventure 2, que trouxe várias novidades (e personagens) para a franquia.

6 – Sonic Advance

Sonic Advance foi lançado em 2001 para o Game Boy Advance e é o primeiro título para uma plataforma que não era da Sega, já que neste mesmo ano a empresa anunciou a descontinuação do Dreamcast e passaria apenas a desenvolver/distribuir jogos para outras plataformas. O jogo produzido pela Dimps em parceria com a Sonic Team segue um estilo 2D semelhante aos do Mega Drive, porém com conceitos e designs reformulados de Sonic Adventure, o que agradou em cheio os fãs (e ainda ganhou duas sequências diretas no portátil).

7 – Sonic Colors

Após uma sequência de vários lançamentos que dividiram opiniões, Sonic Colors chegou originalmente ao Nintendo Wii e DS em 2010, com o ouriço e seus amigos com a missão de impedir que o Dr. Robotnik escravize uma raça alienígena (os Wisps) e domine o mundo. O jogo teve uma boa recepção por parte do fãs, que agradou ao trazer um gameplay que varia entre o 3D e o 2D.

8 – Sonic Generations

Lançado em 2011, Sonic Generations comemora o aniversário de 20 anos da franquia, e conta com Sonic e Tails modernos formando uma aliança com as suas versões clássicas para impedir os planos malignos do Dr. Robotnik que envolvem viagens no tempo. O game segue o estilo de Sonic Colors, com variação de níveis 3D e 2D e foi igualmente bem recebido pelos fãs.

9 – Sonic & All-Stars Racing Transformed

Sequência de Sonic & All-Stars Racing de 2010, Transformed traz Sonic e sua turma em divertidíssimas competições de kart, com várias novidades e elementos para o gênero, além de contar com uma variedade bacana de personagens e pistas – com corridas em terra, água ou ar. Além da tropa de Sonic, o jogo também conta com personagens de outras franquias da Sega, como Alex Kidd, Ulala, Nights, Joe Musashi, Giulius Thunderhead, entre outros.

10 – Sonic Mania

E para finalizar nossa lista temos Sonic Mania, o último grande sucesso da franquia lançado em 2017 e que tem como destaque resgatar o estilo dos jogos clássicos do Mega Drive. Uma versão aprimorada com conteúdo adicional, Sonic Mania Plus, foi lançada em 2018. O jogo foi um sucesso de crítica e vendas, provando que os clássicos nunca morrem – e com os fãs aguardando ansiosos por uma sequência.

O Mega Drive está de volta!

Após 30 anos do seu lançamento original, o Mega Drive foi relançado oficialmente no Brasil pela Tectoy com o seu design clássico, joystick original de três botões, compatível com cartuchos e com uma novidade: entrada com cartão SD com 22 jogos na memória e expansível para inúmeros outros títulos. Um clássico que nunca morre e que pode ser curtido pela família toda! Confira mais detalhes em nossa loja oficial.