O site Eurogamer postou uma longa e bacaníssima entrevista com o desenvolvedor Jon Burton, fundador do estúdio britânico Traveller’s Tales (TT) e que recentemente relançou uma versão do diretor de “Sonic 3D Blast“, que traz várias melhorias e aperfeiçoamentos em relação ao jogo original.

Ele também criou o canal GameHut no Youtube no final do ano passado, onde posta vários vídeos de curiosidades de seus antigos jogos, muitos deles lançados para o Mega Drive.

No começo, eu só queria documentar todos os meus antigos jogos, já que todas essas mídias físicas vão se perder com o tempo. Eu queria olhar para trás nas opções de programação que fiz e talvez exibir alguns protótipos. Eu não fiz qualquer promoção do canal nem nada. Foi para meu próprio entretenimento, o que é uma das melhores razões para se fazer as coisas, se você me perguntar“, diz ele sobre o canal, que já conta com mais de 70 mil inscritos.

Burton era o único programador nos primeiros dias da TT, um papel que ele apreciava mais dos que os seus deveres gerenciais. Depois de lançar alguns jogos, a TT trabalhou com a Sony em uma série de jogos licenciados da Disney em meados dos anos 90, começando com “Toy Story“, lançado junto com filme e que fez grande sucesso, especialmente no Mega Drive – vale lembrar que nesta época games baseados em filmes eram lançados meses depois da estreia nos cinemas.

Toy Story recebeu uma bela versão no Mega Drive

Os bons jogos da TT chamaram a atenção da Sega, que contratou a empresa para fazer um game para a sua maior mascote, o que acabou se tornando o título “Sonic 3D Blast“.

Isso chamou a nossa atenção“, diz Burton sobre a proposta da Sega. “Pode ser difícil acreditar agora, mas Sonic já foi a maior coisa do mundo naquela época“. A Sega já havia elaborado o esquema de design para um jogo 3D isométrico, baseado na coleta de pássaros coloridos (eventualmente apelidados de “Flickies”, em homenagem a jogos anteriores).

O conceito do jogo era bem desafiador, diferente do estilo plataforma 2D utilizado nos jogos anteriores de Sonic, e era exatamente o tipo de desafio técnico que Burton desejava: “Eu amo fazer uma máquina fazer algo que você nunca viu. Fizemos do jeito que eles queriam a partir do zero, e estou muito orgulhoso disso“.

Mickey Mania foi outro belíssimo jogo da TT

Durante o tempo em que esteve projetando o game, Burton tentou impressionar um produtor da Sega chamado Kats Sato com o carro esportivo Lotus Turbo Espirit que ele dirigia na época, com resultados desastrosos.

Pouco antes de chegar em seu hotel, pensei em diminuir a velocidade para mostrar-lhe o quão rápido o carro podia acelerar. Então eu desacelerei e percebi que outro carro estava atrás de nós, então pensei que seria melhor aproveitar logo a minha chance de mostrar. Então acelerei o mais rápido possível e depois desacelerei e estacionei na vaga do hotel. No entanto, o carro que vinha atrás de mim era um carro da polícia”, conta.

Eles pensaram que eu tinha roubado o carro e, depois de detectá-los, estava tentando escapar. Então fui perseguido no estacionamento do hotel por sirenes e luzes piscando. Logo depois, mais dois carros da polícia se juntaram à cena. Então você tem três carros de polícia que me perseguem, um Kats muito assustado e o resto do time da Sega olhando para fora das janelas do hotel com a agitação. Felizmente para mim, uma vez que eu provei que era meu carro, eles me deixaram ir com um aviso. Mas ainda assim foi muito embaraçoso passar tudo isso na frente da Sega, mesmo que um incidente bastante apropriado considerando que o apelo de venda dos jogos Sonic é a velocidade“.

Com o tempo a TT expandiu seus negócios e Burton passou as rédeas de programação para seus funcionários, enquanto assumiu um papel mais tradicional de “diretor criativo”.

Super Sonic é um das novidades da versão do diretor

Ao reavaliar seu antigo portfólio recentemente, constatou que “Sonic 3D Blast” poderia ter alguns ajustes. “Eu vejo muitas avaliações modernas e há muitas críticas óbvias a certos elementos, como você receber danos quando usa os sapatos de velocidade ou a falta de incentivo para obter as medalhas. Então pensei: por que não corrigir algumas dessas coisas?“.

Sobre o processo de sua “versão do diretor”, Burton explica que se encaixou nos limites de hardware do Mega Drive.

É como andar de bicicleta“, explica. “Eu tenho que caber em um cartucho de 4 megas. Adicionar Super Sonic foram nove novos sprites. Bem, você só tem 80 sprites para começar. Adicionando a pontuação e o limite de tempo – ambos elementos de outros jogos Sonic – deixaram a tela um pouco cheia, então tive que escrever um código especial para deslocá-lo e desligar, dependendo do que está acontecendo. As pessoas me perguntam: ‘você pode adicionar a música da versão Saturno?’, e eu digo: ‘Bem, você entende a diferença entre a forma como Mega Drive e Saturn fazem música? Não é facilmente intercambiável. Sonic Mania pode parecer um jogo retro, mas não existe nenhuma forma do Mega Drive rodá-lo. É a mesma coisa“.

Eu tenho pessoas me enviando belas animações de transformação do Super Sonic, realmente coisas de primeira qualidade, e eu tento explicar-lhes que eu não tenho mais as ferramentas para compactar os dados. Algumas pessoas dizem que eles têm conversores que podem fazer isso, mas não tenho certeza“.

Bem bacana as histórias que ele revelou, não é? O patch, que deve ser utilizado na própria rom do jogo original, está disponível para download no Steam Workshop (ou diretamente clicando neste link, disponibilizado pelo próprio criador- será necessário usar o programa DeltaPatcher para aplicar a patch na rom) e inclui novidades como: mapa global, modo Time Challenge, novos inimigos, controles melhorados, Super Sonic, editor de levels, sistema de password, várias mudanças no gameplay e correções de bugs – saiba mais detalhes neste post!

Lançado em 1996, “Sonic 3D Blast” é um jogo de plataforma isométrico onde nosso herói supersônico deve libertar os pássaros Flickies dos planos malvados do Dr. Robotnik/Eggman. Em seu lançamento original dividiu opiniões, com as principais críticas sendo para a difícil jogabilidade. O jogo também foi lançado para Saturn e PC.

Além disso, o seu canal GameHut, fala sobre curiosidades de programação dos jogos relacionados com a Traveller’s Tales, como Sonic 3D, Mickey Mania, Toy Story, Puggsy, Sonic R, entre outros e vale uma conferida com carinho!