Originalmente lançado como dois episódios de 30 minutos diretamente em VHS no Japão, o primeiro anime do Sonic chegou aos Estados Unidos em 1999 sob o nome de “Sonic The Hedgehog – The Movie“, mesclando ambos em uma única grande aventura. Evidentemente a animação não chegou ao cinema, sendo lançado diretamente em VHS e em DVD também no mercado ocidental.

Basicamente, o longa metragem é dividido em duas partes: uma contando as aventuras de Sonic e Tails invadindo a base do Dr.Eggman, a Eggmanland, já que o cientista está desenvolvendo sua arma mais letal para vencer o Sonic e finalmente dominar o mundo.

Já na segunda parte é o enfrentamento do Sonic contra essa arma: o Hyper-Metal-Sonic, rendendo uma das batalhas mais legais entre todas as séries animadas.

O filme está disponível completo no YouTube com legendas em português feita pelos fãs (vídeo acima), sendo um dos vídeos mais populares do Planeta Sonic, que é referência sobre o mascote aqui no Brasil.

A animação conta com acontecimentos rápidos, muitos efeitos especiais e batalhas intensas, apostando mais na ação do que na comédia e, portanto, se diferenciando bastante do filme que está nos cinemas atualmente.

Mesmo assim, ele conta com todo o espírito do azulão, com destaque para uma cena vista em plano lateral onde ele corre, derrota inimigos, pula por espinhos e também em molas para atingir lugares mais altos, sendo uma clara referência aos jogos do Mega Drive.

Vale dizer que essa foi a primeira tentativa de fazer um anime do Sonic, sendo este um desejo de Yuji Naka, que é o programador da série clássica, pois o personagem nunca teve a mesma popularidade na Ásia como tem no ocidente até hoje.

Por essa razão veio a ideia de um anime, para atingir com força os asiáticos e, desse modo,  fazer com que o personagem também tivesse maior penetração por lá. No entanto, este sonho só foi se concretizar anos mais tarde com a chegada de Sonic X, que é considerado pela maioria dos fãs como o melhor desenho do azulão até hoje.

E você? Já assistiu ao Sonic The Movie? Diga sua opinião nos comentários!