Os gibis do Sonic da Archie Comics (que recentemente encerrou suas atividades e passou a bola para outra editora) certamente são os mais conhecidos entre os fãs, mas vocês sabiam que outros games clássicos da Sega também tiveram suas aventuras em páginas de histórias em quadrinhos oficiais?

Pois é, tudo graças à revista Sonic The Comic (ou apenas STC), uma série de quadrinhos oficial da Sega do Reino Unido e publicado pela Editora Fleetway (hoje Egmont Comics). Fez muito sucesso na região com mais de 220 edições publicadas entre 1993 e 2002.

primeira edição da STC, lançada em 29 de maio de 1993

Como o nome já revela, a revista dava grande destaque ao ouriço azul, porém outros personagens de jogos clássicos também apareciam, como Streets of Rage, Kid Chameleon, Golden Axe, Shinobi, Ecco, Decap Attack, entre outros.

Eram quatro histórias por edição (escritas e desenhadas por diferentes artistas), sendo que a primeira era sempre focada no Sonic e as demais em outros personagens da empresa – isso quando não apresentava histórias estreladas por outros personagens do ouriço, como Tails, Knuckles, Amy e os Chaotix.

Além das histórias, a revista também tinha espaço para notícias dos jogos da Sega, dicas, análise de jogos, uma seção de cartas para os leitores e até uma mascote própria, chamado Megadroid, um robô formado por partes do Mega Drive que respondia as cartas dos leitores e até contou com suas próprias histórias em quadrinhos.

seção de cartas respondidas pelo Megadroid lá no topo

As diferentes histórias nunca tiveram uma ligação entre si, sendo que cada uma pertencia a um universo diferente, e com o tempo Sonic e sua turma foram dominando a preferência das páginas da revista.

Vários roteiristas e artistas de quadrinhos renomados tiveram seus primeiros trabalhos divulgados na Sonic The Comic, como Mark Millar, que escreveu enredos para Streets of Rage e Sonic. Millar hoje é bem conhecido entre os leitores da Marvel e DC Comics – ele foi um dos criadores das famosas sagas Velho Logan e Guerra Civil da Marvel, por exemplo.

Apesar de ter sido cancelada após a edição #223, a boa notícia é que a revista retornou através dos fãs e alguns antigos membros da equipe original, mas desta vez em formato online e gratuito. Nascia assim a Sonic The Comic Online, que começa a partir da edição #224 e atualmente se encontra na revista digital #273 (Novembro/2017).

Bacana né? Abaixo você confere algumas páginas da antiga STC: