O clássico “Sonic The Hedgehog 2” comemorou ontem 25 anos de lançamento – inclusive foi incluído no catálogo do Sega Forever -, um título que para muitos fãs é o seu favorito da série. O site GameInformer fez uma matéria bem bacana, mostrando os bastidores de desenvolvimento do game, consultando alguns nomes importantes da época.

Após o sucesso avassalador do primeiro game, a Sega voltou seus esforços para desenvolver a sequência, que foi um trabalho conjunto da Sonic Team e a divisão Sega Technical Institute nos EUA, local onde membros chave da equipe original, como o criador Yuji Naka, se mudaram para trabalhar.

A equipe de desenvolvimento mudou-se para São Francisco ao desenvolver Sonic the Hedgehog 2 e conseguimos reconhecer a grande potência do nosso título nos EUA e ouvir opiniões de crianças“, diz Naka. “Eu acho que foi uma boa influência para a equipe de desenvolvimento“.

Yuji Naka

Al Nilsen, ex-diretor de marketing da Sega of America, diz que a equipe decidiu fazer tudo para garantir que sua mascote ganhasse outro grande sucesso. “Algo sobre sequências – seja um livro, um filme ou um videogame – é que elas nem sempre entregam [o que se espera] e, em muitos casos, são ruins“, diz ele.

A equipe de Naka tinha muitas ideias novas para o jogo, no entanto resolveram manter uma característica definidora: “O que permaneceu o mesmo foi a busca de Sonic por velocidade“, diz Naka. “No Sonic The Hedgehog 2, elevamos o limite de velocidade do título anterior. Eu acho que isso provou nossa paixão pela velocidade. Este jogo também teve um modo para dois jogadores, que tentamos instalar no Sonic The Hedgehog na fase posterior de desenvolvimento . Estou muito feliz por termos continuado isso e conseguido na sequência“.

Tom Kalinske, o lendário ex-presidente da Sega of America, que trabalhou em estreita colaboração com a equipe de desenvolvimento junto com Nilsen e a ex-gerente de produtos Madeline Schroeder, comentou que a constante comunicação entre as equipes do produto e desenvolvimento ajudou imensamente o processo.

Al Nilsen e Tom Kalinske na Comic Con em 2014

Segundo Nilsen, esse feedback ajudou a equipe a refinar Sonic 2 até chegar ao elogiado título que temos hoje. “O jogo provavelmente poderia ser três vezes maior se nós deixássemos tudo o que estava lá“, diz ele. “Naka ​​e o seu time realmente fizeram um trabalho fenomenal de editar o que estaria no jogo, e não tiveram medo de dizer: ‘Eu tenho trabalhado nisso há quatro meses, não está funcionando. Vamos retirá-lo’. Em muitos jogos, isso não acontecia. Foi apenas uma ótima gestão do projeto“.

Nilsen afirma que Sonic 2 já parecia um grande sucesso antes do que qualquer outro jogo que a empresa havia visto. Por causa dessa confiança, a equipe de marketing começou a elaborar promoções como “Sonic 2sday” – uma brincadeira com a palavra “Two” (Dois) e “Tuesday” (Terça-Feira) em inglês, dia do lançamento mundial do jogo –, apostando em um grande lançamento internacional.

A expectativa era tão alta que o jogo foi polido até o último momento possível, quando teve seu código levado para o Japão para a produção por duas pessoas em dois aviões separados – apenas no caso de algo der errado com um avião.

E se Sonic 2 não tivesse feito o sucesso que conseguiu quando lançado? “Eu acho que isso significaria uma mudança de foco para nós“, explica Nilsen. “Nós poderíamos ter puxado o plugue no Sonic 2sday indo até maio de 1992, mas então nos sentimos muito bem com o que vimos no Sonic 2 para saber que não seria apenas uma sequência normal, que iria ser uma sequência muito melhor. Mas se não tivesse sido bom, teríamos descoberto algo mais. Somos a Sega! Eu simplesmente não sei o que é, e eu não quero ter que pensar nisso, mas teríamos feito outra coisa“.

Takashi Iizuka, atual líder da Sonic Team, não chegou a trabalhar em Sonic 2, mas ele reconhece o quão especial é o jogo. “Como alguém que trabalhou no Sonic 3, me dói um pouco dizer isso, mas sinto que Sonic 2 realmente é o melhor da série clássica“, diz ele.

O level design é realmente muito, muito sólido. Há várias razões pelas quais eu penso que muitas pessoas ainda gravitam em direção ao Sonic 2. O jogo nasceu na América com a mistura perfeita de funcionários de desenvolvimento dos EUA, juntamente com pessoal de desenvolvimento japonês e todos falando, discutindo e trabalhando juntos, onde toda a equipe dizia que era um ótimo jogo para os gostos japoneses, mas também um ótimo jogo para os gostos americanos. Sonic 2 realmente capturou esse senso global de design de jogos e level design“, comentou.

Sonic The Hedgehog 2” vendeu mais de seis milhões de unidades e se tornou um grande clássico do Mega Drive e para os jogos de plataforma 2D dos anos 90, e seu legado permanece vivo até hoje, especialmente no recente “Sonic Mania”, que homenageia os clássicos jogos da franquia.

Quer saber mais sobre Sonic 2? Então leia nosso post especial sobre ele!