Lançado em 1978, o clássico “Space Invaders” é uma criação de Tomohiro Nishikado que chegou aos arcades através da Taito Corporation e é considerado um dos primeiros shoot ‘em up da história dos games, ou como conhecemos por aqui, os “jogos de navinha“.

O game designer, além de desenvolver a ideia (que teve inspirações no livro A Guerra dos Mundos e Star Wars) a partir de 1977 e de fazer a programação do jogo, também trabalhou no design artístico e nos sons, dois elementos que se tornaram antológicos com o passar dos tempos. Nascia um clássico.

A sua mecânica é bem simples e coloca o jogador contra vários inimigos, representados por criaturas alienígenas (devido a incapacidade de processar o movimento de naves, a qual era a ideia original e da rejeição de Nishikado usar alvos humanos) organizadas em linhas, que descem do topo da tela em uma velocidade crescente. Como cenário de fundo foi definido o espaço, já que a tecnologia disponível só permitia um fundo preto. O objetivo do jogador é evitar que os aliens atinjam a parte inferior da tela ou de ser atingido pelos tiros dos inimigos.

O enorme sucesso alcançado nas casas de fliperamas logo seria repetido em sua versão para o Atari 2600 em 1980 (uma das primeiras conversões de um arcade para um videogame caseiro), que ajudou a expandir a indústria de videogames a níveis mundiais, mantendo fielmente as características do jogo original, mas com algumas diferenças, como o número e tipos de inimigos que surgiam na tela. Segundo historiadores, foi o primeiro jogo caseiro a vender mais de um milhão de unidades.

Grandes game designers já revelaram sua admiração por “Space Invaders”, como Shigeru Miyamoto (criador de Mario, Zelda entre outros personagens da Nintendo), Hideo Kojima (criador da franquia Metal Gear Solid) e John Romero e John Carmack (criadores do sanguinolento Doom).

O game não apenas influenciou grandes nomes da indústria como também acabou se tornando uma referência da cultura pop e geek, aparecendo em vários setores como revistas, filmes, restaurantes, roupas, brinquedos e o que mais você puder imaginar.

Space Invaders” é um dos 101 jogos que você pode encontrar em nosso Atari Flashback 7.

Abaixo você confere um comercial da época em que o jogo foi originalmente lançado: