O primeiro “Streets of Rage” foi lançado em 2 de agosto de 1991 no Japão sob o nome “Bare Knuckle: Furious Iron Fist” para Mega Drive.

Desenvolvido pela SEGA, o game utiliza a fórmula beat´em up que estava “em alta” no fim dos anos oitenta, sendo a resposta da empresa para o lançamento de “Final Fight” no Super Nintendo. Não deixe de conferir a nossa análise do game.

OS BASTIDORES DE STREETS OF RAGE

Na época, o console já tinha games do gênero produzidos por ela como “Golden Axe” e “Alien Storm“, mas estes eram conversões de Arcade e a SEGA sentia a necessidade de ter um jogo do gênero exclusivo para o videogame.

Então, os superiores deram aos membros da equipe CS2 a missão de desenvolverem um game semelhante ao “Final Fight”, mas tendo elementos que seu rival não tivesse para ser comercialmente competitivo. Se o “Final Fight” para Super Nintendo tinha dois personagens, “Streets of Rage” teria três, e também dava a possibilidade de jogar em modo cooperativo, ausente no jogo rival.

A trilha sonora ficou a cargo do Yuzo Koshiro, que anteriormente havia se destacado pelas músicas de “The Revenge of Shinobi“, pioneiro no estilo Techno e House nos videogames. Para isso, ele compôs usando um computador PC-8801 junto com um sistema de programação original chamado “Music Macro Language“.

 

O sucesso do título levou a duas sequências e uma série de conversões, incluindo para o SEGA CD dentro da coletânea “Sega Classics Arcade Collection”, que contava com a mesma trilha sonora, porém com áudio mais cristalino e as vozes deixaram de ser “roucas” (cá entre nós, um charme do Mega Drive, não?).

Também há uma versão para o Master System e outra para o Game Gear, que curiosamente, não são iguais, pois no portátil as fases 2,3 e 7 estão ausentes e não é possível jogar com o Adam. Os gráficos também são um pouco mais simples quando comparados ao do Master.

HISTÓRIA

A cidade já foi um lugar feliz e tranquilo… até que um dia, uma poderosa organização criminosa tomou conta dela. Um sindicato cruel logo teve o controle do governo e até da polícia, tornando a cidade um centro de violência e criminalidade onde ninguém está seguro.

Em meio a essa turbulência, um grupo de jovens determinados jurou limpar a cidade. Entre eles estão Adam Hunter, Axel Stone e Blaze Fielding. Eles estão dispostos a arriscar tudo…até suas vidas…nas Ruas da Fúria (Streets of Rage)”

PERSONAGENS

  • Adam Hunter: Boxeador e ex-policial de 23 anos, ele largou esta última quando foi corrompida pelo sindicato.  Fez sua única aparição jogável no primeiro Streets of Rage, já que nos dois seguintes controlávamos o seu irmão mais novo, o Sammy “Skate” Hunter.  É o personagem mais lento, porém o mais forte.
  • Axel Stone: O mais balanceado dos personagens, o Axel é o líder do grupo e também saiu da polícia. Com 23 anos, ele possui habilidades nas artes marciais e seu hobby é jogar videogames.  Apareceu em todos os jogos da série como jogável.
  • Blaze Fielding: Mestre do judô e da ginástica, a Blaze é a personagem mais eficiente para atacar a distância, principalmente quando está pulando. Ex-policial, ela tem 21 anos.          

O JOGO É BOM MESMO?

Sem dúvidas, “Streets of Rage” é o típico game que nasceu clássico. Considerando que ele veio no início da carreira do Mega, o título é bom em todos os pontos: gráficos, música e jogabilidade. Quanto a esta última, os comandos são rápidos e precisos, além do nível de dificuldade ser balanceado em qualquer modo: “Fácil”, “Normal” ou “Difícil”.

Destaque também para os cenários noturnos e urbanos, todos memoráveis e a já citada trilha sonora que consegue extrair com inteligência o hardware do Mega Drive. Este é um ponto que atinge a nota “10” em qualquer publicação.

Scan de uma revista brasileira (desconhecida). Perceba que no beta Adam se chamava “Wolf” e Axel era “Hawk”

Os detalhes também chamam a atenção, seja em um letreiro luminoso ao fundo bem “anos 80”, efeitos de chuva na “fase da praia”, esteiras rolantes etc. Os personagens também possuem muitos quadros de animação, seja os heróis ou os inimigos. Destaque também para os chefes, muito criativos.

Talvez o maior defeito do game seja a pouca variedade de inimigos, muitas vezes aproveitando o mesmo “sprite” recolorido para indicar que aquele é uma versão mais difícil de um adversário encontrado anteriormente. Mas quer saber de uma coisa? Isso nem chega a ofuscar as virtudes do título!

Streets of Rage” é um game old-school que diverte em qualquer época. A indústria de videogames mudou muito nestes últimos 27 anos, mas ligar o Mega Drive, ouvir a clássica musiquinha de abertura e se aventurar pelas ruas da cidade é algo que será, para sempre, divertido. Clássico inesquecível!

Agora nós da Tectoy queremos saber de você! Qual a sua experiência com este jogo? Como foi o seu contato com ele? Ainda possui o cartucho dele? Diga pra nós!

E aproveitando este dia especial, confira mais duas matérias bacanas sobre o game:

Mega Drive Tectoy

Mantendo o icônico design original, o Mega Drive foi relançado pela Tectoy em 2017 com 22 jogos na memória (expansível até 594 jogos), trazendo a oportunidade de antigos e novos fãs matarem as saudades de clássicos como Sonic The Hedgehog, Golden Axe, Streets of Rage, Shinobi, entre outros. Acesse o link para mais informações do produto!