Propagandas. Quais são aquelas que sempre quando alguém fala vem logo na sua mente? Você tem alguma específica da Tectoy?

Como todos sabem, no lançamento de seus produtos a Tectoy fez um enorme investimento de Propaganda e Marketing no Brasil, principalmente por conta das suas parcerias com as mais diversas publicações de revistas de games nacionais, entre elas a Ação Games, Videogame e SuperGame.

Além das propagandas em forma de textos/imagens (como a antológica de Phantasy Star abaixo), as revistas também faziam promoções incluindo sorteios com os produtos da empresa – que era parceira da Sega desde então.

Mas como alcançar o público que não comprava as revistas? Como dar às crianças uma possibilidade de ver aquele produto em funcionamento e assim despertar o seu interesse ao ponto de pedir aos pais, ou algum familiar, aquele desejado presente? A única resposta era: criar propagandas divertidas e criativas para chamar a atenção deste público.

Naquele tempo a televisão era a principal ferramenta de informação existente. Os jornais impressos tinham um alcance bem pontual, principalmente por que não teríamos o público-alvo, isto é as crianças, lendo o jornal – e muitas vezes, o complemento infantil tinha pouca propaganda.

O rádio não teria quase nenhum impacto, já que videogames e brinquedos estão completamente interligados a ações visuais onde as sensações auditivas são apenas complementares, então a televisão foi a melhor opção naquela época. E quanta propaganda ótima saiu pela Tectoy que causou aquela vontade de comprar um Master System, Mega Drive, Estrelinha Mágica, Pense Bem, Teddy Ruxpin, entre vários outros produtos.

As propagandas passavam basicamente no horário dos programas infantis, muitos pela parte da manhã nas grandes redes de TV, e em alguns casos na parte da tarde. E era nessas horas que a criançada poderia receber uma enorme surpresa, quando aparecia anúncios totalmente inéditos e faziam os seus olhinhos brilhar.

Nossa, saiu mais um Sonic! E este mini-game novo? Caramba, o Pense Bem! Que legal, um urso que fala! Sega Saturn, que carequinha estranha!”, eram provavelmente apenas algumas das reações das crianças – e alguns adultos também –  quando assistiam a esses comerciais (sendo alguns produzidos pela própria Tectoy e outras pertencentes às campanhas publicitárias originais norte-americanas).

Agora vamos refrescar um pouco a sua memória, curta abaixo alguns comerciais que a Tectoy veiculou no começo da década de 1990 na televisão. Você se lembra de algum?