Além do clássico Darius, o Mega Drive também recebeu recentemente o lendário Tetris, jogo de blocos originalmente lançado para computadores russos em 1984, e que se tornou um fenômeno mundial graças ao lançamento conjunto com o portátil Game Boy (1989).

Assim como Darius, Tetris veio como forma de bônus no Mega Drive Mini, que foi lançado no final de 2019. Mas diferente do game espacial, que nunca foi lançado no console, o jogo de blocos quase chegou a sair para o Mega Drive.

Tetris provavelmente é o jogo mais raro (e o mais caro do mundo) do Mega Drive. A Sega chegou a desenvolver uma versão para o videogame, mas infelizmente teve seu lançamento barrado no Japão pela Nintendo, que adquiriu os direitos exclusivos do título para o seu portátil Game Boy em 1989.

Tetris em sua versão original no Mega Drive

Sem alternativas, a Sega destruiu as cópias fabricadas, mas algumas sobraram – e reza a lenda que há menos de 10 unidades voando por aí. Em 2011 uma cópia autografada pela seu criador, o russo Alexey Pajitnov, estava à venda no Ebay pelo astronômico valor de US$ 1 milhão (aparentemente ele não conseguiu vender). Essa versão chegou a ser lançada anos depois para PlayStation 2, na coletânea Sega Ages – Tetris Colleciton.

No entanto, a versão do Mega Drive Mini não é essa, e sim uma outra baseada em uma versão lançada para arcades pela Sega no Japão, que é ligeiramente diferente.

O jogo consiste em empilhar blocos coloridos com quatro segmentos que descem a tela de forma que completem linhas horizontais. Durante essa descida, o jogador pode girar as peças até tocar em uma peça que foi colocada antes dela.

Tetris em sua versão 2019 no Mega Drive

Quando uma linha se forma, ela se desintegra, as camadas superiores descem, e o jogador ganha pontos. Quando a pilha de peças chega ao topo da tela, a partida se encerra.

À medida que o nível do jogador aumenta, a velocidade das peças aumenta e o fundo de tela muda, mostrando imagens da Terra e da evolução humana. Para uma desafio e diversão maiores, o ideal é jogar com um amigo e ver quem consegue fazer mais pontos.

Não tinha Tetris, mas tinha outros

Tetris não foi lançado oficialmente na época para o Mega Drive, mas o console ganhou vários títulos similares, sendo que dois títulos se destacaram: Columns e Puyo Puyo (também conhecido no ocidente como Dr. Robotnik’s Mean Bean Machine).

Criado por Jay Geertsen em 1989, Columns foi lançado inicialmente para PCs e para o Atari ST. Os direitos do jogo foram vendidos para a Sega em 1990, que prontamente colocou o game em seus arcades.

Alguns meses depois Columns foi portado para o Mega Drive, Master System, Game Gear (entre outras plataformas) e fez um sucesso estrondoso, garantindo outros títulos como Columns II: The Voyage Through Time (arcade), Columns III: Revenge of Columns (Mega Drive) e Super Columns (Game Gear).

Puyo Puyo foi criado pela saudosa Compile como um derivado da série de RPG Madou Monogatori, que era bem popular no Japão. O jogo foi lançado originalmente para MSX2 em 1991. No ano seguinte, a empresa fez uma parceria com a Sega e lançou uma versão para arcades (usando a placa Sega System C2), que rapidamente virou um fenômeno no país oriental.

Essa versão arcade foi portada para vários sistemas, incluindo as belas versões para o Mega Drive e o Game Gear. Como a série Madou Monogatari nunca foi muito popular no ocidente, a Sega decidiu “adaptar” o game e assim nasceu Dr. Robotnik’s Mean Bean Machine – estrelando, obviamente, o vilão (e sem a presença de Sonic). Além do Mega e Game Gear, o game também foi lançado para Master System no ocidente.

Puyo Puyo, que agora pertence à Sega, virou um franquia de grande sucesso no Japão e ganhou vários jogos em diversas plataformas, sendo o lançamento mais recente Puyo Puyo Champions para OC, PS4, Xbox One e Switch em 2018.