Lançado em 1995 pela saudosa Clockwork Tortoise, “The Adventures of Batman & Robin” é baseado no aclamado desenho animado dos anos 90 e possui todo o visual e personagens da série de TV.

Diferente de outros títulos baseados no famoso herói da DC Comics, este game apresenta o estilo “Run and Gun”, também conhecido por nós como “correr e atirar”, consagrado por jogos como “Contra: Hard Corps” e “Gunstar Heroes“.

Um dos pontos altos é a possibilidade de se jogar com duas pessoas simultâneas na tela – o que será bem útil, já que possui uma aventura extremamente difícil. Além disso, o game é uma verdadeira escola para game designers, aproveitando bem as capacidades gráficas do console, com vários efeitos especiais de se encher os olhos. Vem conosco e conheça melhor esse super jogo do Mega Drive!

Santa sacanagem Batman, querem congelar Gotham City!

A trama começa quando o vilão Senhor Frio escapa do Asilo Arkham com o plano de transformar Gotham City num grande picolé. Para isso ele construiu um gigantesco canhão de gelo. Para deixar a dupla dinâmica ocupada e poder executar os seus planos maléficos, ele também libertou os três piores vilões de Gotham: o Coringa, Duas-Faces e o Chapeleiro Louco, cada um com os seus próprios planos megalomaníacos.

Um dos grandes atrativos do game são os gráficos e o visual estilizado cartoon, que são fieis ao desenho animado orignal e são agradáveis de se olhar. São bem definidos e usam bem a palheta de cores do console, os fãs do Cavaleiro das Trevas não vão se decepcionar.

Mas esperem só até verem o que a finada Clockwork conseguiu fazer com as capacidades gráficas do Mega Drive. Poucos títulos apresentam tantos truques de programação para apresentar efeitos gráficos que supostamente o Mega Drive não poderia fazer.

Temos rotação de sprites, efeitos de escala, zoom, múltiplos efeitos parallax, transparência. É o “blast processing” do Mega Drive em todo o seu auge e glória. O design dos personagens está bem feito, os inimigos são variados e bem criativos, como a gangue de palhaços do Coringa, os robôs malucos do Chapeleiro Louco e os gângsteres do Duas Caras. Destaque para os chefes de fase que impressionam na tela.

A trilha sonora é outro destaque à parte, que mesmo não utilizando temas sombrios, geralmente associados ao personagem, conseguem embalar muito bem a aventura. As músicas são um techno-eletrônicas bombantes, que casam bem com a ação intensa que rola na tela. Foi composta por Jesper Kyd, que tem em seu currículo trilhas para séries “Hitman”, “Assassin’s Creed”, “Borderlands”, “Draksiders”, entre outros.

O jogo tem quatro fases divididas em três cenários cada. A primeira área é nas ruas de Gotham onde o Coringa está ocupado roubando um banco, com ajuda da Arlequina.

A segunda fase é no topo dos prédios de Gotham, onde o Duas-Caras planeja bombardear a cidade. Logo depois Batman estará sobrevoando a cidade em uma bela fase de vista área no melhor estilo dos jogos de navinha shooters.

A terceira fase é em um cenário cinematográfico de Alice no País das Maravilhas, onde convenientemente está o vilão Chapeleiro Louco (destaque para o cenário em que o Batman usa foguetes para voar e o chefe de fase, os visuais são fantásticos).

E por fim a última fase, situada nos laboratórios da Universidade de Gotham, onde se encontra o Senhor Frio, chefão final do game.

A jogabilidade é precisa e os comandos respondem rapidamente. A ação tira vantagem do rápido processador do Mega Drive, sendo um jogo rápido, com ação intensa ao estilo “Gunstar Heroes”, com explosões e vários inimigos pipocando na tela, e o melhor de tudo, sem um pingo de slowdowns.

Por fim vale lembrar que “The Adventures of Batman & Robin” também ganhou versões no Game Gear e Sega CD, que são bem diferentes dessa do Mega Drive.

Uma vez passado o susto da dificuldade do game, certamente você vai apreciar jogar Batman e Robin, um excelente título que vale a pena conferir. Parabéns à produtora Clockwork Tortoise, que hoje não mais existe, que soube aproveitar os recursos do Megão como ninguém e que deixou como legado um game fantástico do Cavaleiro das Trevas.

Mega Drive Tectoy

Mantendo o icônico design original, o Mega Drive foi relançado pela Tectoy em 2017 com 22 jogos na memória (expansível até 594 jogos), trazendo a oportunidade de antigos e novos fãs matarem as saudades de clássicos como Sonic The Hedgehog, Golden Axe, Streets of Rage, Shinobi, entre outros. Acesse o link para mais informações do produto!