The Immortal é um jogo de ação com elementos de RPG desenvolvido pela extinta Sandcastle e lançado para vários videogames do início dos anos noventa, incluindo o bom e velho Mega Drive.  Curiosamente, a ideia original era que ele fosse um MMORPG lançado para o Apple II, mas devido as limitações da época, os desenvolvedores optaram em transformar em um game para um jogador.

Talvez por esta ideia original, o jogo começa com um feiticeiro sem nome que está investigando o que aconteceu com seu mestre, o feiticeiro Mordamir. Este último desapareceu há um tempo, e ele foi visto pela última vez em uma série de calabouços em busca de magias novas.

Essa é a premissa simplória para iniciar a aventura, que surpreendentemente, vai se desenvolvendo bem a medida que você avança às fases. Há algumas reviravoltas e mudanças que chegam a surpreender, não sendo aquele típico jogo totalmente previsível, algo que engaja o jogador a continuar querendo saber “o que está acontecendo”. O clímax da história também surpreende, sendo bem atípico para um jogo tão antigo, ainda mais no Mega Drive.

Com jogabilidade bem semelhante ao Diablo que veio anos mais tarde, em The Immortal você deve pegar itens “aqui” para destravar coisas “acolá”, além de que você pode pegar itens para se recuperar ou até encontrar um mercador ao longo das fases para comprar coisas. Como os RPGs da época, ao encostar em um inimigo há uma transição de tela e você deve batalhá-lo. Só que aqui não é com um menu de opções, mas sim apertando os botões do Mega na hora certa.

Outro ponto que chama a atenção são os gráficos em visão isométrica vindo no início da carreira do Mega Drive, sendo que os jogos do gênero passaram a se tornar mais comuns durante a reta final dos consoles 16 bits. As animações também impressionam, com muitos quadros para cada um dos personagens e inimigos.

Curioso também é que há muitas cenas de violência e sangue, incluindo cabeças decepadas, braços mutilados etc. Isso é algo atípico também para os games da época, mostrando que The Immortal estava a frente do seu tempo.

Além das batalhas, há diversos enigmas e cada uma das dungeons são labirintos que aguçam a inteligência do jogador, não sendo difícil demais e nem fácil demais. Também chama a atenção que o jogo é bem polido quanto a bugs, e a trilha sonora é bem ambientada, apesar de um pouco datada para os padrões atuais.

The Immortal é daquelas jóias que acabaram esquecidas por boa parte dos jogadores “mainstream”, mas que tem sua legião de fãs pelo mundo inteiro até hoje. Aqueles que querem um bom RPG de ação no Mega, com bastante violência e diversão, definitivamente deve testá-lo.