A famosa e divertidíssima série no estilo run and gun (correr e atirar, tipo Gunstar Heroes) da SNK, Metal Slug, foi criada originalmente pelo estúdio Nazca Corporation (antes de ser adquirida pela SNK) em 19 de abril de 1996 para o sistema Neo-Geo arcade – e que era bem popular  no Brasil na época!

Pouco mais de um mês depois, em 24 de maio de 1996, portanto há 24 anos, o jogo também chegava ao Neo-Geo caseiro, e aproveitando essa data, vamos falar da versão do Sega Saturn, que foi lançado apenas no Japão em abril de 1997.

O game se passa no ano de 2028 e mostra um pequeno grupo de soldados que lutam contra um exército rebelde liderado pelo malvado general Morden, alienígenas e várias outras forças que pretendem dominar o mundo, que está em colapso vivendo várias guerras.

Os ataques mais recentes de Morden utilizam um novo tipo de tanque de combate apelidado de Metal Slug SV-001 (Lesma Metálica, em tradução livre), por ser extremamente lento mas acessível a todo tipo de terreno. O protótipo desse tanque, na verdade, foi roubado por Morden do grupo de resistência, que pretendia utilizá-lo para frear os planos do ditador.

Assim, entram em cena os principais heróis da história: Marco Rossi e Tarma Roving, os dois únicos personagens jogáveis neste primeiro game. A dupla tem como missão localizar e eliminar a base inimiga, assim como recuperar ou destruir qualquer Metal Slug que encontrarem.

A versão de Saturn traz toda a ação frenética e visuais estilizados de cartoon super detalhados. Para manter todas as animações originais, o console da Sega utiliza novas técnicas de compactação, carregamento entre os níveis e o cartucho de expansão de 1MB/4MB RAM.

O jogo se destaca pelos seus gráficos 2D pixelados em estilo cartoon, sendo que dois jogadores podem se unir para combater hordas inimigos, utilizando uma grande variedade de armas e veículos mecânicos.

Algo muito bacana é que boa parte dos cenários podem ser destruídos, revelando itens escondidos, passagens secretas ou se tiver azar, pode resultar na morte do personagem. Durante o caminho é possível encontrar prisioneiros, que uma vez libertados agradecem com itens ou armas.

O game conta com apenas seis estágios, mas que no entanto são relativamente longos e ambientados em lugares como florestas, cidades e bases militares. A dificuldade é bem alta, o original do arcade era conhecido como um “papa-fichas” voraz – mas tem jogador por aí que jura que terminava o game apenas com uma ficha na época.

Metal Slug é um clássico dos videogames que marcou toda uma geração por suas animações graciosas, doses de humor e um gameplay super divertido, que deu origem a uma série de sucesso com vários títulos.

E você, tem boas lembranças desse game, seja no arcade ou no conforto de casa com o Sega Saturn? Conte aí para a gente!