Arte de Capa: Sonic Guru

Dando continuidade a nossa maratona com todos os jogos do Sonic, hoje chegamos na era moderna. Não deixe de conferir também os jogos da era clássica e dos 128 bits.

Sonic 2006 – Xbox 360 / PlayStation 3

Considerado por muitos como o pior jogo da saga principal, o Sonic 2006 é um game visivelmente apressado, com inúmeros bugs, problemas de câmera, loadings intermináveis e visual fraco para os padrões do Xbox 360 e PlayStation 3. Fracasso comercial e de mídia.

Mesmo assim, introduz um dos personagens mais amados da franquia: Silver The Hedgehog e sua trilha sonora é bastante elogiada.

Sonic The Hedgehog Genesis – Gameboy Advance

O pior port do Sonic 1 do Mega Drive.

Sonic Rivals – PlayStation Portable

Spin-off que dá uma nova origem para o personagem Silver e coloca os personagens da série em um jogo de corrida com câmera 2D.

6 mini-games para o Sonic Cafe

Shadow Shoot, Sonic Reversi hyper, Sonic Golf 3D, Sonic 7 Narabe, Speed DX, Sonic´s Napoleon

2007

Sonic and the Secret Rings – Nintendo Wii

Muito bem recebido na época, o Sonic and the Secret Rings é um dos games mais bem sucedidos comercialmente da série Sonic. Contando com ótimos visuais, abusando de efeitos e riqueza de detalhes, trilha sonora excepcional e jogabilidade fácil e intuitiva, Secret Rings é mais um excelente game da série. Só o nível de dificuldade que é bem elevado.

Sonic Rush Adventure – Nintendo DS

Continuação direta de Sonic Rush, este se passa na dimensão da Blaze The Cat.

Mario & Sonic at Olympic Games – Nintendo Wii e Nintendo DS

Primeiro cross-over de olimpíadas entre ambos os universos. Curiosamente, a ideia inicial era fazer um game de plataforma envolvendo os dois universos.

Sonic Rivals 2 – PlayStation Portable

Versão “turbinada” do primeiro Sonic Rivals, conta com mais personagens e uma história mais elaborada.

Sonic X – Leapster

Raríssimo, o Sonic X para Leapster é um jogo do mascote que ensina noções de matemática para crianças.

Último serviço do Sonic Cafe

Sonic Speed DX, Sonic´s Time Limit Train, Sonic´s Casino Poker

 

2008

Sonic Riders Zero Gravity – PlayStation 2 / Nintendo Wii

Continuação da sub-série Riders, o Zero Gravity brinca com as leis da gravidade para transformar a parede em chão e tem um gameplay bem mais acessível quando comparado ao primeiro. Para muitos, o melhor jogo da série.

Sega Superstars Tennis – Multiplataforma

Jogo de tênis com vários personagens de franquias SEGA, incluindo Sonic.

Sonic Chronicles The Dark Brotherhood – Nintendo DS

O único RPG com batalhas em turnos da série, o Sonic Chronicles foi desenvolvido pela BioWare e tem grandes inspirações nas histórias em quadrinhos do azulão. Justamente por isso, o roteirista das HQs do Sonic processou a Bioware por plágio e acabou ganhando, dizendo que as referências eram “óbvias demais”, e o que inicialmente foi cogitado pra ser uma trilogia, acabou ficando só no primeiro episódio. Uma pena, já que o game termina em um “cliffhanger”.

Sonic Unleashed HD – Xbox 360, PlayStation 3

Sonic Unleashed veio para ser a redenção da série Sonic após o fracasso comercial e midiático do Sonic 2006. Utilizando gráficos “de ponta”, ele utiliza o motor Hedgehog Engine, que para a época era o mais sofisticado da indústria de videogames em efeitos de luz e sombra, e uma única fase era dividida em cerca de 100 computadores que demoravam dois a três dias para darem conta de renderizar todo o cenário.

Todos os NPCs possuem nomes e visuais próprios; a taxa poligonal do Sonic é a maior entre os jogos da geração; as cenas em vídeo são as mais caprichadas da série também, e o jogo é esforçado em todos os pontos. Mesmo com tantas virtudes, o game foi penalizado pela mídia da época, em especial pela presença do Werehog, que é a forma do ouriço em lobo onde ele perde sua velocidade característica e ganha uma jogabilidade God of War.

No entanto, esta foi incluída por razões comerciais e o game acabou se tornando um dos mais bem sucedidos em vendas na série e atualmente é considerado um dos games mais injustiçados do azulão.

Sonic Unleashed  SD – PlayStation 2, Wii

Assim como o Sonic 1 do Mega Drive e do Master System são games diferentes, a versão SD de Sonic Unleashed foi feito por uma outra equipe e é uma experiência diferente.  Com visível orçamento menor, ele tem uma presença maior do Werehog. Continua sendo divertido.

Sonic the Hedgehog – Didji

Game educativo focado nas crianças. Atualmente é uma raridade.

Sonic Jump 2 – Celulares

Desvinculado do serviço Sonic Cafe, o Sonic Jump 2 rendeu sucesso em sua época de lançamento.

Sonic at the Olympic Games – Celulares

http://www.youtube.com/watch?v=0f7OzXjMaSE

Sem a parceria com a Nintendo, a série Sonic tem seus jogos olímpicos apenas com os personagens da franquia.

2009

Sonic and the Black Knight – Nintendo Wii

Continuação de Sonic and the Secret Rings, o Black Knight foi penalizado pelo fato do ouriço usar uma espada. Com jogabilidade mediana, o game ‘brilha” por todos os outros pontos que o envolvem, como a história, trilha sonora e visual impecável. Para muitos, mais um bom jogo do ouriço subestimado.

Sonic Unleashed – Celulares

Versão feita pela Gameloft, ele é um jogo de plataforma em 2D feito para promover o Unleasshed.

Mario & Sonic At Winter Olympic Games – Nintendo Wii e Nintendo DS

Continuação dos jogos olímpicos, só que com temática de inverno.

2010

Sonic and SEGA All Stars Racing – Multiplataforma

Um dos games mais bem sucedidos comercialmente da série, o Sonic and SEGA All Stars Racing é um excelente jogo de corrida que utiliza os personagens da franquia Sonic e da SEGA.

Sonic Colors – Nintendo Wii

Marcando a volta de Takashi Iizuka para a série Sonic desde sua saída na época de Sonic Heroes e Shadow the Hedgehog, Iizuka desenvolveu o título para restaurar a identidade da série e fazer o game “o mais Sonic” o possível.

Sonic 4 Episode I – Multiplataforma

Desenvolvido pela Dimps, esse acabou sendo o extremo oposto de Sonic Unleashed HD e recebeu boas notas da mídia na época, mas a médio-longo prazo acabou sendo penalizado pelos jogadores por ser um game de baixo orçamento. Com visuais fracos, trilha sonora que deixa a desejar e jogabilidade com física abaixo da média, Sonic 4 Episódio I não é um game que honra os jogos clássicos.

Sonic Free Riders – Xbox 360

Desenvolvido para o Kinect, este é considerado o mais fraco game da saga Riders.

Sonic Colors – Nintendo DS

A versão de Nintendo DS pode ser considerada o Sonic Rush 3 e é um game muito mais rico que sua contraparte no Wii em termos de história e personagens.

Sonic at the Olympic Winter Games – Celulares

Remake em 3D os games olímpicos da série Sonic lançado em 2009.

2011

Sonic Generations – PlayStation 3, Xbox 360, PC

Unindo a jogabilidade clássica e moderna em um único título, o Sonic Generations traz novamente o Sonic clássico com sua jogabilidade 2D oriunda do Mega Drive e recria as fases icônicas da franquia em alta definição.

Sonic Generations – Nintendo 3DS

Inicialmente Sonic Colors veio para compensar os fãs da Nintendo que não teriam o Generations em seu catálogo de games. No entanto, com a chegada do 3DS tudo mudou, e os nintendistas tiveram. Apesar do curto tempo de produção (menos de um ano), o Sonic Generations 3DS é um game competente e conta com fases que não estão na versão HD.

Sonic CD Remaster – Multiplataforma

Remasterização do Sonic CD lançado em 1993. Além de suporte aos televisores atuais, este game te dá a possibilidade de escolher entre as trilhas sonoras japonesas ou americanas e jogar com o Tails.

2012

Mario & Sonic At London 2012 Olympic Games – Wii e Nintendo DS

Aproveitando os jogos olímpicos em Londres, este traz uma série de minigames baseados nos jogos olímpicos unindo personagens de ambos os universos.