O Mega Drive foi um centro de jogos inovadores pela guerra na preferência dos consumidores. Já falamos aqui do incrível “Comix Zone“, e hoje quem está em pauta é o game “ToeJam & Earl“, lançado para o console em 1991. Venha conosco e acompanhe a história dessa simpática dupla de alienígenas!

Naquela época a Sega procurava um mascote para representá-la e para enfrentar o bigodudo do Mario da Big N. “ToeJam & Earl” foi um projeto apresentado para a Sega por Greg Johnson, que usou conceitos de games como o clássico “Rogue” e o scifi de 1986, “Starflight”, para criar os personagens e a história, junto com o programador Mark Voorsanger.

A proposta, com uma dupla de aliens funks (funk americano, não confundir com o que temos aqui no Brasil), chegou perto de ser aceita, mas a Sega achou que os dois aliens eram tranquilos demais em suas atitudes e com uma personalidade muito americana.

toejam8

Então “Sonic The Hedgehog” surgiu e ganhou o posto de mascote oficial, mas o projeto “ToeJam & Earl” tomou forma e foi lançado exclusivamente para o Mega Drive, sendo um grande sucesso também. Muitos fãs, inclusive, consideram ToeJam e Earl as mascotes extra-oficiais do console, e não é a toa. Os personagens são super carismáticos e o game tem pitadas de humor incrível.

Já no logo de abertura de Sega podemos perceber a criatividade dos produtores em prática. O game, do começo ao fim, possui um toque cômico marcante, recheado com as músicas e elementos da cultura funk dos anos 70.

Embora não citado explicitamente, o jogo parece ter sido também inspirado pelas histórias em quadrinhos de D.R. e Quinch, de Alan Moore e Alan Davis, que conta sobre uma dupla punk de alienígenas, com aventuras e desenhos similares. Ou ainda numa referência mais pop e conhecida, atuam como Jay e Silent Bob (criados pelo cineasta Kevin Smith) – mas esses surgiram em 1994, depois que o game já havia sido lançado.

imagedisplay_0061

criatividade até no logo da abertura

Procure as peças da nave Funktronic

A história começa quando os dois companheiros, oriundos de um planeta chamado Funkotron, estão dando um “rôle pelo espaço“. ToeJam que estava pilotando a nave resolve dar uma relaxada, e deixa Earl no comando.

Infelizmente para a dupla, Earl que não é nenhum grande piloto, bate em um asteroide e caí no planeta Terra. Os dois sobrevivem à queda, mas a espaçonave ficou em pedaços. Agora a missão dos dois aliens é procurar as peças da nave espalhadas pelo planeta, que está recheado de pessoas bizarras e outras maluquices.

Os personagens

imagedisplay_0051

ToeJam – o mais inteligente e gozador dos dois, ele é vermelho, magrelo (parece uma salsicha), com olhos arregalados e três pernas. Usa um boné branco, um colar com as suas iniciais e tênis brancos (parece um rapper). Graças às suas três pernas, ele se movimenta bem mais rápido do que o seu companheiro.

Earl – o grandão e não muito inteligente, ele é alaranjado, gordão, usa um óculos escuro e uma bermuda azul com bolinhas vermelhas. A barra de energia de Earl é ligeiramente maior do que a de ToeJam, mas em compensação ele é mais lento.

Esses são os dois principais personagens do game, mas não são os únicos a chamar a atenção. O grande destaque vai para a lista super variada de inimigos que aparecem durante a jogatina. Com certeza é o jogo que mais apresenta personagens criativos e muito loucos em um mesmo game.

toejam1

Saca só: durante o seu passeio pela Terra aparecem, entre outras coisas, galinhas com morteiros de tomates, um hamster gigante dentro de uma bolha de plástico, um dentista louco sádico, um grupo de nerds, uma caixa de correio monstro, dançarinas de hula-hula que te fazem dançar, diabretes que te espetam com o tridente, um carrinho de sorvete fantasma e por aí vai.

A maioria deles estão determinados a tirar um pouco da sua energia ou atrapalhar sua jogatina, mas nem todos são uma pedra no caminho. Alguns como o Homem-Cenoura, o Mago, o Papai-Noel e a Cantora de Ópera podem oferecer ajudas valiosas.

toejam3

Jogabilidade

Você pode escolher jogar entre ToeJam ou Earl, ou ainda jogar com dois jogadores simultâneos na tela – o que é super recomendado. O jogo possui 25 cenários onde se deve procurar as 10 peças perdidas da espaçonave. Os cenários são bem surreais, são espécies de ilhas sobrepostas que flutuam no espaço, para subir para o próximo cenário deve-se pegar um elevador, ou para descer e voltar, é só cair de um penhasco – e aí conte com a sorte para não descer no meio do oceano ou bem em cima de um inimigo.

Sempre que chegar a um novo cenário, ele te diz se há ou não uma peça da nave perdida ali. É possível acessar um mapa de cada área, que vai se revelando à medida que for explorado. Se ouvir um telefone tocando, procure atender antes que ele pare, pois ele mostra algumas partes do mapa ainda ainda ocultas.

toejam12

Há dois modos de se jogar, no modo Mundo Fixo ou no Mundo Aleatório. No fixo, os elevadores, peças da nave e presentes (já explicamos mais adiante) ficam sempre nos mesmos locais.

Já no aleatório, os elevadores, peças e presentes mudam de lugar a cada jogada. Além disso, os cenários também variam, o que contribui em muito para a longevidade do game e para deixar as coisas bem mais interessantes. Se você terminou o mundo fixo, pode ainda passar horas jogando no modo aleatório, que vai sempre ser uma surpresa. Se terminou com um personagem, também vai querer terminar com o outro, prolongando ainda mais seu tempo nele.

toejam4

Mas a grande diversão mesmo está no modo para dois jogadores. Arranje um amigo e passe várias horas se divertindo. TJE foi um dos primeiros games cooperativos onde a tela é dividida quando os personagens se separam, permitindo assim que o mapa seja mais facilmente explorado e cada um possa cuidar da sua vida.

Muitas das piadas e diálogos cômicos acontecem quando os dois personagens estão na mesma tela. É possível fazer um cumprimento “mano high five“, batendo as mãos espalmadas, permitindo uma troca de energia, caso um dos jogares esteja com a barra de energia baixa. Quando se abre um presente (calma, já chegamos neles) com os dois personagens na tela, o efeito dele afeta ambos.

toejam6

Os presentes

Pronto, finalmente chegamos a eles, que também são responsáveis por grande parte da diversão e alma do game. ToeJam e Earl não usam armas, são bem tranquilões e amigáveis, por isso a melhor alternativa é fugir dos inimigos. Mas na falta de armas, existem os presentes, espalhados pelos cenários ou comprados nas caixas de correio.

São mais de 20 presentes, cada um deles contendo itens diversos, que podem ajudar ou atrapalhar. Esses presentes a princípio não são identificados, você tem que usá-los para saber o que contém neles (e depois se você encontrar outro igual, ele já vem identificado) ou pagar para o Homem-Cenoura identificá-los. Mas não adianta decorar as caixas e os seus itens, pois a cada jogo eles são embaralhados.

Alguns dos itens encontrados são: a boia, que permite se mover pelos lagos com mais facilidade; Tênis com molas para pulos de grande distância; Asas para voar; os Super Hit-Tops, que aumentam a velocidade; os Rocket Skaters, que aumentam MUITO a velocidade e são difíceis de se controlar, Tomates para se atacar nos inimigos, o utilíssimo Boneco Inflável – usado para distrair os inimigos, entre outros.

toejam10

Alguns deles só atrapalham, como o Livro que te faz dormir e ficar vulnerável aos inimigos ou ainda os “presentes de grego“, que fazem aparecer inimigos como um Enxame de Abelhas ou o Bogeyman (o bicho-papão para nós). É possível ainda encontrar o Papai Noel, que se for alcançado a tempo deixa alguns presentes pelo chão.

A maioria dos itens possui um tempo determinado de uso, então use-os com sabedoria – e cuidado para não usar a boia e morrer afogado no meio do lago. Alguns presentes enchem a barra de energia, ou causam dano com comida estragada, como queijo mofado, espinha de peixe, pão mofado e até brócolis – que a criançada odeia.

Aliás, é bacana perceber esses detalhes no game, como elementos que as crianças rejeitam causam dano aos personagens, como o já citado Brócolis, o Dentista Maluco, o Livro que faz dormir. E os itens “legais”, como guloseimas, sundaes, pizzas, hambúrgueres, e os presentes em si (qual criança não gosta de ganhar presentes?). Uma grande sacada dos criadores para atrair os fãs/consumidores mais jovens.

toejam5

Aumente o volume para as músicas funk

A trilha sonora de TJE é sensacional, uma das melhores da geração 16 bits. Nada de rock ou música pesada, o negócio aqui é o Funk! Isso mesmo, mas não confunda com o funk carioca, mas sim o estilo dos anos 70 imortalizado por nomes como James Brown, passando ainda pelo jazz e rap. Músicas com muitas batidas e groovin no baixo.

Além da belíssima trilha sonora, temos efeitos sonoros fantásticos e de muito bom humor. São diversos sons e vozes, geralmente de seus inimigos ou dos itens dos presentes. Praticamente tudo que acontece na tela tem algum efeito sonoro, até em momentos inesperados, como quando se está com uma boia em um lago e de repente o personagem começa a cantarolar “lá lá lá”.

toejam11

Há uma opção que você pode fazer um Jam Out com o controle do Mega Drive, transformando numa bateria eletrônica. Não serve para nada no jogo, apenas para brincar e demonstrar a qualidade do som do game, mas os mais habilidosos podem até tentar um “free style” – improvisação de letras, comum no meio dos rappers.

ToeJam & Earl” é um dos jogos mais criativos e divertidos já feito no mundo dos games. Teve o seu sucesso ofuscado pelo lançamento de Sonic e acabou virando um game cult, que teve o merecido reconhecimento com o tempo. Jogo recomendadíssimo, um dos títulos que certamente está em qualquer top 10 do Mega Drive. Chame os amigos e passe horas despretensiosas com os dois simpáticos extraterrestres do planeta Funkotron.

toejam13