O clássico jogo de navinha Truxton foi lançado originalmente em 1988, desenvolvido pelo saudoso estúdio Toaplan – extinto em 1994, mas responsável por vários outros títulos do gênero como Slap Fight, Twin Cobra, Twin Hawk, Hellfire, Zero Wing (da onde surgiu o famoso meme All your base are belong to us), Fire Shark, Grinde Stormer, entre outros (todos esses mencionados foram lançados no Mega Drive!).

Um dos primeiros e grandes clássicos do 16 Bits da Sega, veio direto da tela dos fliperamas para o conforto dos lares dos seus fãs em 1989. A história do jogo se passa em um futuro distante onde ocorre uma invasão dos alienígenas Gidans ao planeta Borogo. Durante a invasão, uma nave de carga é atacada, sendo que um dos sobreviventes deve agora pilotar a Super Fighter, uma avançada nave equipada com poderosas armas, e derrotar sozinho o exército inimigo. Esse piloto, no caso, é você jogador, então boa sorte!

A mecânica de Truxton segue o estilo mais tradicional, no qual o jogador controla a nave com uma visão aérea e deslocamento vertical, enfrentando hordas de inimigos, desviando de dezenas de tiros e coletando power-ups para aumentar o poder de fogo de sua espaçonave.

Além da sua música viciante da primeira fase que gruda na cabeça, outro elemento que marcou bastante os fãs é a sua “bomba-caveira” (Destroyer Bomb) – uma super bomba que mostra uma caveira na tela inteira (um efeito mais bonito do que o original no arcade) e destrói tudo que estiver na tela (inclusive tiros inimigos) e ainda causa dano nos chefes.

Outra característica marcante é o seu alto grau de desafio, especialmente quem for se aventurar no modo “hard” – para ver o seu final completo é preciso terminá-lo cinco vezes consecutivas, uma pedreira que poucos conseguem passar!

Felizmente para ajudá-lo em suas batalhas espaciais, o jogo oferece três tipos de armas diferentes (Power Shots, Truxton Beam e Thunder Laser) , sendo que cada uma pode ter seu poder aumentado com power-ups em três níveis (pegue todos e transforme sua pequena nave em uma máquina destruidora de múltiplos raios!). Além da bomba-caveira, temos também um item para aumentar a velocidade da nave, útil para se movimentar quando a tela estiver muito cheia de inimigos.

O jogo ganhou uma sequência muito bonita nos arcades em 1992, que ficaria perfeita no Mega Drive, mas infelizmente nunca foi convertido para o console – quem sabe algum dia um programador fã do videogame não faz essa conversão?

Truxton é um título da primeira geração do Mega Drive, e por isso ele possui um estilo mais simples em relação a outros jogos do gênero lançados posteriormente. No entanto, é uma reprodução fiel do arcade, extremamente divertido e viciante, e exatamente por isso é lembrado com muito carinho pelos seus fãs até hoje, quase 30 anos depois do seu lançamento! Boralá viajar no espaço e matar uns alienígenas?