Se tem uma coisa que os jogos do Sonic nunca falharam é na música. Desde a época do Mega Drive a série se destaca por este segmento e até mesmo alguns games que não renderam tanto sucesso, como o Sonic 2006, possui uma trilha sonora excepcional.

Como o filme deixou o ouriço muito em evidência nos últimos tempos, e ele tem aparecido bastante por aqui no Blog Tectoy, por que não explorarmos esse tema? Pensando nisso, decidimos selecionar uma música para cada jogo da saga principal, sendo estes os games desenvolvidos pela Sonic Team. Vamos lá?

Sonic The Hedgehog – Starlight Zone
(Mega Drive)

Só não colocamos a Green Hill Zone por ser uma escolha muito óbvia. Além desta, o primeiro jogo do azulão conta com diversas músicas de excelência, sendo que uma das mais lembradas é a Starlight Zone. Sem dúvidas, uma das favoritas dos fãs!

Sonic the Hedgehog 2 – Emerald Hill Zone
(Mega Drive)

Assim como não escolhemos a Green Hill para o Sonic 1, também evitamos a Chemical Plant no Sonic 2 pelas mesmas razões. Sem dúvidas, uma das faixas mais memoráveis da segunda aventura do azulão é a Emerald hill Zone.

Sonic CD – Cosmic Eternity
(Sega CD)

A música do desfecho japonês de Sonic CD é pouco conhecida por muitos fãs atuais, o que é uma pena, pois é um dos melhores encerramentos. No relançamento do game, a música ficou em instrumental, mas nós amamos a versão cantada mesmo! Amamos a trilha sonora inteira desse jogo, e essa é uma música que merece estar nessa lista.

Sonic 3 & Knuckles – Ice Cap
(Mega Drive)

Como o Sonic 3 & knuckles é, na verdade, uma única grande aventura, decidimos incluí-lo juntos para esta lista. Escolher uma faixa foi bem difícil, já que o game conta com várias músicas que “grudam” em nossa mente. No entanto, optamos pela Ice Cap, pois é uma das mais lembradas pelos fãs, caindo muito bem para uma das fases que também é das mais memoráveis do game.

Sonic Adventure – Open Your Heart
(Dreamcast)

E finalmente chegando no primeiro jogo em 3D do Sonic, nada mais justo que selecionar a faixa Open Your Heart, que é a música tema do game. Ela é bem viciante, não é mesmo? Sinta só a tradução feita pelo Planeta Sonic também!

Sonic Adventure 2 – Live and Learn
(Dreamcast)

E é claro, a música tema de Sonic Adventure 2 também não podia faltar nessa lista! A batalha final não seria tão épica se não tivesse ela ao fundo.

Sonic Heroes – What I´m Made Of
(GameCube / PlayStation 2 / Xbox / PC)

Saindo um pouco das músicas temas (aliás escutem a Sonic Heroes, é sensacional!) optamos no Sonic Heroes pela música What I´m Made Of, que é a que toca durante a batalha final do game. O instrumental é um dos maiores destaques e a letra tem tudo a ver com o vilão do game, Metal Sonic. Incrível!

Sonic 2006 – Dreams of an Absolution
(PlayStation 3 / Xbox 360)

Como dito anteriormente, o Sonic 2006 pode ser o pior jogo do Sonic para boa parte do público, mas para estes mesmos este é o game que tem a melhor trilha sonora da série. Nossa escolha aqui foi a Dreams of an Absolution, que é o tema do Silver. Musiquinha viciante e com uma letra muito bonita.

Sonic Unleashed – Endless Possibilities
(PS3 /X360 / Wii / PS2)

Essa faixa não fala necessariamente sobre o game, mas sim sobre a própria série Sonic. Após o fracasso comercial e midiático do Sonic 2006, a SEGA quis fazer sua redenção com o Sonic Unleashed, sendo um dos jogos mais bem produzidos do azulão até hoje em sua versão HD (Xbox 360 e PS3).  Justamente por isso, a trilha fala muito sobre ter “infinitas possibilidades”. Captura o espírito da série, dos fãs e leva as pessoas a acreditarem novamente no ouriço.

Sonic Colors – Speak with Your Heart
(Nintendo Wii)

A música de créditos também é uma mensagem aos fãs, mostrando que a SEGA “voltou ao ponto inicial” com o Sonic Colors, considerando que este apresenta uma trama simplória e explora tudo que as pessoas mais amam nos games do azulão: correr e pular.  Letra bonita!

Sonic Generations – City Escape Classic
(Xbox 360 / PlayStation 3/ PC)

Essa tinha que ser a faixa escolhida, já que ela faz uma mescla com a trilha “Endless Mine” de Sonic 3, mistura com a City escape de Sonic Adventure 2, e ainda dá um toque de modernidade que caiu muito bem para a faixa. Genial!

Sonic Lost World – Dr.Eggman Showdown
(Wii U / PC)

O Sonic Lost World é, provavelmente, um dos títulos com a trilha sonora menos marcante da série. Mesmo assim, isso não significa que ele não tenha músicas memoráveis, e este é o caso da faixa que toca durante a batalha final.

Sonic Mania – Studiopolis Act 1
(Diversas Mídias)

Difícil escolher uma faixa do Sonic Mania, já que este game é todo bom neste quesito. No entanto, uma das mais lembradas é a Studiopolis Zone Act 1, sendo uma música viciante e bastante memorável. Ponto para o compositor Tee Lopes!

Sonic Forces – Fist Bump
(PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One e PC)

Não tem nem o que dizer, leia a letra e sinta a música!

E você? Qual a sua música favorita da série Sonic? Qual que você gostaria de ter visto na lista que você não viu? Diga nos comentários!